Papo de BFF

18 02/2013

Como lidar com a separação dos pais

Postado por: Soraia Alves

Como lidar com a separação dos pais

Foto: Shutterstock Images

 

Enfrentar uma separação dos pais está cada vez mais comum. E, apesar disso, a sensação para os filhos que têm que conviver com essa situação nunca é das melhores. Mesmo que o melhor para os dois seja não estar mais juntos, é impossível não ficar na bad durante essa fase de transição. Quando a separação não é amigável, fica ainda pior, e, muitas vezes, acaba sobrando para os filhos. Se você tem alguma amiga ou está passando por essa situação, confira as dicas da psicóloga Betina Serson:

- Não pense que a culpa é sua. “Essa sensação também e muito comum. A menina pode achar que se não tivesse brigado com a mãe ou com o pai a separação não teria ocorrido”, diz Betina.

- Também não se sinta culpada por estar “aliviada”. “Se os pais estiverem mais felizes e se adaptando a nova vida, será mais fácil para os filhos superarem a situação”, diz a psicóloga.

- É normal se sentir dividida entre o pai e a mãe. Isso acontece “principalmente no começo do processo, quando as visitas ainda não estão determinadas”, explica Betina. É aquele momento chato em que, geralmente, o pai sai de casa e vocês passam a conviver menos. Mas o relacionamento entre vocês não precisa e não deve esfriar: “Os pais podem ter horários separados para os filhos, além das visitas determinadas no começo do processo”, diz a especialista

- Não entre na briga dos dois. Sabe quando o pai quer saber tudo o que está rolando na sua casa com sua mãe e vice-versa? É normal eles fazerem isso no começo. Caso aconteça com você, jogue a real com eles e diga que não vai colaborar com isso.

É claro que você ama demais os seus pais, então o melhor a fazer nessa história toda é tentar entender que a decisão de uma separação não foi fácil para eles, mas é o que pode trazer a felicidade dos dois, separadamente. Aproveite para começar uma nova rotina e aproveitar as suas duas casas agora.

** Já curtiu o Facebook da tt? Corre lá que tá bombando!

Tags: , , ,

Os comentários não representam a opinião deste site; a responsabilidade é do autor da mensagem.


Comenta agoora!

Todos os campos são obrigatórios

(não será publicado)


2 − = 1

Comentários

Os comentários não representam a opinião deste site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

elizabeth calombe: 17 anos, luanda/ - 23.01.2014 às 20:08

é dificil e muito doloroso. mas nada é impossivel de se realizar, principalmente a felicidade. É complicado saber e não ter... mas o mas complicado é te prender naquilo que te magóa. DEUS é força e com esta força eu me instruo...

Lalah: 13 anos, Inhauma/MG - 29.11.2013 às 22:28

Eu não me sinto separada, estou muito feliz, mesmo com a separação, acho que até estou mais livre e feliz com minha mãe, nada é mais forte que o amor, e se um dia acabar, significa que não era para acontecer ;P

Carol: 24 anos, ../RS - 24.02.2013 às 20:05

Passei por todas essas fases.. e digo, não é fácil. Mas com o tempo, você vai descobrindo os motivos da separação e o que cada um fez com a própria vida, você cria sua visão e passa a ser mais independente. No meu caso, meu pai deixou de falar comigo..o que eu posso fazer..nada. Deixo a vida me levar. Quem está perdendo é ele.

Duellen: 15 anos, Rio de Janeiro/Rj - 23.02.2013 às 18:24

Meus pais ja estao separados faz alguns e muitos anos , e eu ja me adaptei com isso , no começo foi muito muito dificil mas ate hoje eu me sinto dividida entre os dois !