Papo de BFF

2 07/2012

Como identificar pessoas interesseiras

Postado por: Letícia Greco

Na adolescência é comum darmos mais valor aos amigos do que à nossa família. Para algumas pessoas, inclusive, ter muitos amigos (seja no Facebook ou na vida real) é sinônimo de popularidade, e, consequentemente, ter uma vida social bastante ativa. Mas isso não quer dizer que aquela garota que vai com você para a balada é, de fato, sua amiga. Muitas pessoas se comportam como amigos apenas por interesse e na hora em que você mais precisa, desaparecem. Já percebeu? Por isso, é importante perceber até que ponto suas amigas estão sendo verdadeiras ou andam abusando da sua amizade.

Como identificar pessoas interesseiras

Foto: Thinkstock/Getty Images

“As interesseiras conseguem camuflar as suas características”

Segundo o psicólogo Alexandre Bez, os primeiros sinais de interesse aparecem na adolescência: “é nessa fase que as comparações e o desejo de competição repercutem no psicológico”. Com isso, as interesseiras conseguem passar por boazinhas fazendo com que a suposta amiga não reconheça qual é a verdadeira intenção daquela amizade, ou seja, a garota, na ingenuidade, não percebe as segundas intenções.

Como identificar um(a) interesseiro(a)?

Perceba se a pessoa em questão:

1- Aproximou-se de repente de você;

2- Fica te agradando o tempo todo;

3- Fica de prontidão para ajudar em toda e qualquer situação e problema;

4- Fica te elogiando o tempo todo;

5- Te apoia em todas as suas atitudes, mesmo quando elas não foram as melhores tomadas.

“Conquistas em troca de favores são pontos fundamentais dos interesseiros”

A dica do psicólogo para não “cair” na conversa dela é ficar atenta ao perfil acima e desconfiar sempre: “desconfie dessas falsas amigas que agem sempre de forma conivente com todas as ações que faz dos elogios em exagero e perceba a tendência dela em invadir o seu espaço pessoal”.

“Não vale a pena”

Não vale a pena manter a amizade com uma garota interesseira, afinal, quando você precisar dela, ela será a primeira a fugir. “A amizade é indispensável para a formação de uma pessoa e sua existência no mundo, e por isso essa relação só é saudável se for verdadeira”, ressalta Alexandre.

Por isso, não tenha medo: se isso estiver acontecendo com você, mude sua turma de amigos! Você vai encontrar pessoas muito legais e de confiança! Isso, sim, é amizade!

Consultoria: Alexandre Bez – Psicólogo especializado em Ansiedade e Síndrome do Pânico pela Universidade da Califórnia – UCLA, e Relacionamento pela Universidade de Miami, Flórida.

** Já curtiu o Facebook da tt? Corre lá que tá bombando!

Tags: ,

Os comentários não representam a opinião deste site; a responsabilidade é do autor da mensagem.


Comenta agoora!

Todos os campos são obrigatórios

(não será publicado)


5 + = 13

Comentários

Os comentários não representam a opinião deste site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

angela nunes: 24 anos, são paulo/sp - 28.07.2014 às 19:07

gostei das dicas

juliana maria de oliveura: 15 anos, recife /juliana - 25.07.2013 às 15:33

eu gosto miuto de menino lindo que não

Samara Lopes: 13 anos, Manaus/Amazonas - 24.02.2013 às 16:16

Eu conheço uma menina em 2011, ela foi uma das melhores amigas...bom, ela é muito bonita, e bem rockeira, e todos os meninos dão em cima dela, mas eu nunca estive com ela por interesse e sim porque ela é especial pra mim, esse ano de 2013 eu mudei de escola,mais eu sinto muita falta dela, eu até falo pra ela que ela é minha rockeira preferida rsrs......todo dia eu falo com ela pelo celular ou pelo facebook,dela eu nunca vou esquecer.

jose pereira: 29 anos, lisboa/ - 08.02.2013 às 22:50

eu gosto muito desta rapariga em questao e minha irma e a melhor amiga dela,eu e essa amiga ja nos conhecemos a uns 8 anos e sinto algo mais por ela do que amizade mas tbm nao e amor,e nos sempre tivemos aquelas brigas e tal ou porque ela nao tem tempo para mim ou porque eu nao respondo a mensagem dela mas de ha um tempo para ca reparei que quando estamos bem um com um outro ela tem sempre algo que gostaria de ter nao me pede mas sabe que eu sinto algo mais por ela e penso que ela tenta tirar proveito disso,o pior de tudo e que tento esclarecer isso com minha irma e pedir opiniao em relacao a nossa amiga,ela me aconselha para tar atento nao ser burro com amiga em questao mas descubro em pequenos detalhes que ela conta para amiga os meus desabafos,ou seja a minha propria irma que eu amo e confio..alguem pode me aconselhar o que fazer??? obrigado pela atencao,abracos

frederico: 20 anos, Ponta Delgada/PDL - 28.01.2013 às 14:28

boas tardes tenho um amigo que por vezes ele tem tendência fazer perguntas da minha vida como se estivesse a destina-lá por mim como depois quando eu deixe um tempo sem falar com ele, ele manda-me mensagens a " lavar a cara" a dizer que não me fez nada e tem a consciência tranquila e por vezes também tenta copiar a minha maneira de ser e minha personalidade que já suspeitava algum tempo será que ele é mesmo meu amigo?

frederick: 20 anos, ponta delgada / - 28.01.2013 às 14:18

boas tardes tenho um amigo que por vezes ele tem tendencia fazer perguntas da minha vida como se tivexe a destina-lá por mim como depois quando eu deixe um tempo sem falar com ele, ele manda-me mensagens a " lavar a cara" a dizer que nao me fez nada e tem a conxiencia tranquila e por vezes tambem tenta copiar a minha maneira de ser e minha personalidade que ja suspeitava algum tempo sera que ele é mesmo meu amigo?

Viviane: 12 anos, porto alegre/rs - 28.11.2012 às 15:05

Tenho uma amiga q é mt legal p conversar, mas ela se acha e fica me dizendo q eu sou feia, mas ela fica comigo sempre q pode (no recreio, fora da aula, etc)ela se diz linda, bota defeito nos meus desenhos da aula d artes só pq eu adoro desenhar. será q ela é mesmo minha amiga?

Joana Carla: 17 anos, Aracaju/Se - 14.01.2013 às 14:46

Ela não e sua amiga! tenha certeza ela tem inveja de vc! pessoas assim vc tem q se afastar :)

Karine: 12 anos, Belo Horizonte /mg - 07.09.2012 às 19:17

Parabéns tt!que matéria legal,Mais uma vez você mostrou que tem mais conteudo do que a capricho e a atrevida!Beijos ;D

cintia: 26 anos, sao paulo /SP - 28.11.2012 às 10:05

Ja passei muito por isso das pessoas se aproximarem de mim por interesse,inclusive o pai do meu filho,que nunca me deu nada,nunca ganhei nenhum presente de dia dos namorados dele.Sempre que chegava o dia dos namorados eu dava perfumes caros,mp5 fazia tudo para agradar ele!o mas engraçado era que depois que ele guardava os presentes ele dizia que não comemorava o dia dos namorados e nem aniverssario,e eu nunca ganhava nada,em 8 anos de relacionamento.Tudo bem que nao devemos ser interesseiras mas sempre dar e nunca ganhar do namorado ai é zoado!bjs

Tatá: 19 anos, são paulo/sp - 30.08.2012 às 17:18

Meninas, a maioria de vcs são mto novinhas (não que eu tbm não seja rss), mas digo que essas amizades interesseiras pioram qndo vcs entram no mercado de trabalho, tipo eu, aqui no meu serviço tds viraram a cara pra mim por motivos toscos que elas mesmas provocaram, e sempre ajudei muuito e ensinei muitas coisas á elas, não que esteja jogando na cara, mas isso me deixou mto chateada pela falta de consideração e me mostrou que são "amizades" por interesse. Mas enfim isso tem em td lugar e acontece em qualquer idade mesmo, é só não ligarem e procurar amigos de verdade que reconheçam sua amizade pelo que vc é, afinal "o que não te faz bem não te faz falta". Bjos e boa sorte á todas :)

karen: 15 anos, são joão de meriti/rj - 20.10.2012 às 10:43

Eu passei por isso tbm,mas foi na escola,não faz muito tempo,eu tinha uma "amiga" que estava do meu lado,mas quando eu realmente precisava ela não estava comigo pra me ajudar ainda teve a cara de pau deu em cima do meu namorado.Eu não acredito que eu a considerei minha "melhor amiga",até hoje eu fico me culpando por ter deixado ela ter entrado assim na minha vida,mas hoje tenho sem duvidas que encontrei minhas melhores amigas que me dão conselhos,me dão bronca,que me ajudam a encarar a vida,elas me fizeram feliz,por isso que eu amo tantos elas, elas são como minhas irmãs,mais velha e mais novas que eu escolhi

ana carolina: 12 anos, caxias do sul /rs - 09.08.2012 às 22:46

gente tenho uma amiga de 11 anos mais não consigo confiar nela,ano passado ela era amiga de uma outra menina ai esse ano essa menina trocou de turma e não é mais amiga dela,ai ela veio tentando c mais minha amiga mais eu naum consigo confia nela pra conta nada.O que eu fasso??

Bárbara: 12 anos, itapira/sp - 30.07.2012 às 00:13

Eu tenho uma amiga que eu gosto mt dela nas ela fala que sou feia me tudo o q eu ganho ela quer e se ela naum quer ficar comigo no inttervalo se eu tiver lache que ela gosta dai ela vem correndo?o que devo fazer?

mery liane: 12 anos, onda verde sp/sp - 30.07.2012 às 20:58

decha ela de mao e interesseira eu tenho uma amiga assim ela nao falava comigo ate eu ganhar um tablet agora ela quer ser minha amiga antes ela me esnobava antes

ana carolina: 12 anos, caxias do sul/rs - 09.08.2012 às 22:47

decha de anda com ela

Stefanie: 13 anos, dompa/RS - 27.07.2012 às 21:33

bem qe eu estava desconfiada qe ela era interesseira, agora tenho certeza. Pra falar a verdade, nunca gostei de pessoas qe são legais o tempo todo, irrita!

Isabella: 12 anos, Porto Velho/RO - 05.10.2012 às 04:05

dá raiva mesmo de pessoa legal o tempo todo , amigo(a) de verdade é aqeles qe mais te pertuba te irritando e te alegrando , adoro meus dois amigos ^_^

fernanda basttos: 12 anos, salvador/ba - 27.07.2012 às 19:42

Na minha sala tem uma menina que quando eu chego para falar com uma pessoa ela puxa tal pessoa e nao deixa eu falar ai eu saio,quando falo com outra menina ela faz a mesma coisa.tem dia que ela fala comigo e tem dia que nao.fica me elogiando demais e eu já tinha percebido desde quando ela contou o meu segredo para a escola inteira e me fez de idiota com as meninas da minha sala me ameçando,brigando comigo e ela só dando risada aos cantos,essa menina nao é amiga,e tudo que eu faço ela me imita,tira minhas ideias,sempre quer ser melhor que eu,quando vou falar com minha amiga ela a puxa e fica de segredinho falando muito mal de mim por que minha amiga me conta tudo e sempre me defende(Lari♥).bjs...

suelen: 12 anos, ipameri/GO - 15.07.2012 às 17:03

eu tenho uma amiga que chegou em mim e disse que era minha amiga bem eu não sou popular mais todos os meninos me acha bonita e os meninos ha ignora sera que ela é uma amiga de verdade?

ana carolina: 12 anos, caxias do sul/rs - 09.08.2012 às 22:49

acho q ela só quer se aproveitar de vc

Alicia Vitória santos guizzardi: 12 anos, teixeira de freitas/BAHIA - 12.07.2012 às 13:53

Eu tenho uma amiga,que mi imita em tudo que faço,ela faz isso por que ela gosta e nao tem propria personalidade,ou por que é uma mal carater?

Penelope: 14 anos, São Paulo/SP - 18.07.2012 às 21:24

porque ela tem mal gosto

Stefanie: 13 anos, DP/RS - 27.07.2012 às 21:36

Já tive uma amiga assim, mas acho qe ñ vale apena investir numa amizade qe a pessoa quer ser você, tipoo , viver sua vida por vc

alinne: 14 anos, jaboatão dos guararapes/PE - 11.07.2012 às 23:18

Nãõ liga isso e normal, e pq ela q fazer novas amizades vc vai ver logo,logo ela vai voltar ao normal,mas sem o bv kk,bjs.

Lauana: 13 anos, Herval/RS - 10.07.2012 às 14:16

eu tinha algumas amigas o ano passado e uma delas era a única BV da turma nós eramos super-amigas só que nas férias ela perdeu o BV e quando as aulas voltaram ela ficou estranha e não fala mais com seus antigos amigos que tanto lhe ajudaram ela pode ser uma interesseira?

livia maria: 15 anos, maceió/AL - 07.07.2012 às 14:25

eu já tive uma amiga assim me afastei dela faz pouco tempo mais só pq eu mim afastei dela as outras com raiva de mim. Agora todas elas se juntaram e ficam armando ``planos`` pra mim derrotar pq sabem que sou melhor que todas elas juntas meus planos são infalíveis, estão fazendo de tudo pra mim derrotar vÊ si pode.

carolina silva: 13 anos, Belo Horizonte/MG - 04.07.2012 às 15:31

acabei de brigar com minhas supostas amigas eu to arasada alguem pode me ajudar :(

Monique: 16 anos, São paulo/São paulo - 06.07.2012 às 21:26

Querida não fique assim =/ vai passar,Tudo passa... mais pensa no pq da " briga " e dps ve quem ta errada,se vc estiver errada não tenha vergonha de assumir seu erro e pedir desculpas a ela,afinal todo mundo erra ;) Ok beijão & Melhoras ;)

Carla Renata: 15 anos, Belém/Pa - 07.07.2012 às 20:40

Carolina, também estou passando por uma situação parecida, mas no meu caso eu não estou arrasada, e sim aliviada pq atal ex-best friends não eram tão friends como eu pensava,pq elas só eram amigas quando precisavam de alguma coisa, tipo meus esmaltes minhas bolsas e etc. o que fiz, em primeiro plano foi mudar de escola,e fiz novos amigos, e não me arrependo nem um pouco, vc vai ver que vai ser bem melhor ficar ao lado de pessoas que gostam de vc pelo o que vc é, e não pelo o que vc tem!! #FICAADICA se elas forem relmente suas amigas pode ter certeza que elas vão te procurar pra fazer as pazes, mas se não, parte pra outra pq essas amigas não valem a pena.ok bjjss e boa sorte!!

Maiara de Jeusus Leite: 19 anos, Feira de Santana/Ba - 04.07.2012 às 12:20

Amei a matéria principalmente agora,que eu estou passando por um lado dificil da minha vida.E concerteza tomarei mais "Cuidado" com as minha amizade. Wle bjh'ss