Logo do Blog - Sou Assim TodaTeen

23 08/2013
, , ,

Conheça o caso de Daiane Dornelles, a jovem que morreu vítima de anorexia

Postado por Melissa Marques

Anorexia e bulimia podem ser distúrbios alimentares muito “atraentes”, por prometerem o corpo perfeito, mas o que ocorre na verdade não é tão bonito assim: muitas meninas acabam ficando doentes e, às vezes, o pior chega a acontecer: crianças, adolescentes e jovens acabam perdendo a vida em busca de algo tão superficial.

Esse é o caso da jovem Daiane Dornelles: com 21 anos, ela sofria de anorexia nervosa e mostrava seu dia a dia nas redes sociais.

ENTENDA O CASO

Daiane Dornelles

Foto: Reprodução / Instagram

Daiane Dornelles tinha 21 anos, morava no Rio Grande do Sul e adorava frequentar festas e baladas. Em seu Instagram, podemos ver o lifestyle da garota: sempre fazendo diversas mudanças em seu corpo, cada vez mais magra, e atraindo diversos elogios de homens e mulheres.

A rede social, assim como seu Twitter, servia como diário, onde Daiane postava fotos de sua “evolução”. Quanto mais emagrecia, mais seguidores e elogios conquistava nas redes sociais. Sua doença era tratada como sinônimo de beleza e perfeição.

A garota faleceu essa semana e, segundo relatos de amigos, o motivo foi a complicação da anorexia (que deixa o corpo superfrágil) e, em virtude disso, teria contraído hepatite viral. Alguns jovens ainda comentaram sobre um possível coma alcoólico.

Daiane Dornelles

Foto: Reprodução / Instagram

Daiane era tratada como uma “webcelebridade”, superpopular no Twitter e no Instagram. Ela sempre esteve muito preocupada com sua aparência e, no início do ano, chegou a colocar próteses de silicone nos seios.

Ela também publicava mensagens de incentivo a seus seguidores, fotos de pessoas extremamente magras e dicas. A jovem confessou que comia apenas duas vezes por dia.

Na foto acima, podemos perceber até onde a obsessão de Daiane a levou. Ela tinha cerca de 1,65m e pesava cerca de 48kg, ou seja, tinha um IMC de 17,6 e estava abaixo da média considerada saudável.

Daiane Dornelles

Foto: Reprodução / Instagram

INSTAGRAM E APOIO DO “FÃS”

Em seu Instagram, Daiane postava fotos de ídolos, como Demi Lovato e Megan Fox. Ambas já haviam sofrido com problemas relacionados a distúrbios alimentares.

Alguns seguidores chegaram a comentar sobre a aparência da garota, e sobre a sua semelhança com Demi Lovato, dizendo:  “Demi versão magra e gostosa“.

Comentários

Foto: Reprodução / Instagram

Os comentários não param por aí: muitos seguidores de Daiane apoiavam a garota a continuar, fazendo um verdadeiro “culto ao corpo”, como você pode ver ao lado.

Daiane também postava fotos com frases do tipo “A gente nunca sabe se vai durar uma noite ou uma vida toda“, “Eu sou uma má influência” e “Garota boa, com maus hábitos“.

 Além disso, em alguns de seus posts, a garota utilizava hashtags a favor da anorexia e, por diversas vezes, divulgou fotos em que estava consumindo bebidas alcoólicas.

Ao invés de alertá-la sobre seu estado físico e mental, alguns seguidores apoiavam Daiane e a elogiavam por sua perseverança.

ALERTA

Mesmo que você seja desencanada, é impossível não sentir uma certa pressão por estar bonita. Só que, no caso de algumas garotas, esse tipo de coisa vira neura e doença, como a anorexia. E o pior é que a última coisa que a anoréxica consegue é se tornar bela: “Ela nunca se sente realmente bonita, ela se sente poderosa e no domínio da própria fome e das emoções”, explica a médica especializada em endocrinologia e nutrologia Ellen Simone Paiva. Como você já sabe, a anorexia pode matar, como aconteceu com Daiane, quando não é tratada a tempo. Mas, mesmo que não chegue a esse extremo, a anoréxica sofre muito por parar de comer: perde o cabelo, fica flácida, fraca, pára de menstruar, deixa de curtir a vida, enfim, vai secando, literalmente, aos poucos.

SINTOMAS

É importante tomar cuidado! Se você, uma amiga, ou um membro da sua família tiver algum dos sintomas dessa doença, não hesite em procurar ajuda especializada!

  • Ter medo enorme de ganhar peso ou ficar gorda, mesmo quando estiver abaixo do peso normal
  • Recusar-se a manter o peso considerado normal ou aceitável para sua idade e altura (15% ou mais abaixo do peso normal)
  • Ter uma imagem corporal muito distorcida, ser muito focada no peso ou na forma corporal e se recusar a admitir a gravidade da perda de peso
  • Não ter menstruado por três ou mais ciclos (em mulheres)
  • Limitar gravemente a quantidade de comida que ingere e depois provocar vômitos.

Outros comportamentos incluem:

  • Cortar a comida em pequenos pedaços ou movê-los no prato em vez de comê-los
  • Exercitar-se o tempo todo, mesmo quando o tempo estiver ruim, quando estiver machucada ou ocupada
  • Ir ao banheiro imediatamente após as refeições
  • Recusar-se a comer perto de outras pessoas
  • Usar comprimidos para urinar (diuréticos), evacuar (enemas e laxantes) ou reduzir o apetite (comprimidos para perda de peso)

Outros sintomas de anorexia podem incluir:

  • Pele manchada ou amarelada, seca e coberta por pelos finos
  • Pensamento confuso ou lento, junto com memória ou julgamento deficientes
  • Depressão
  • Boca seca
  • Extrema sensibilidade ao frio (vestir várias camadas de roupas para ficar aquecido)
  • Perda de resistência óssea
  • Desgaste dos músculos e perda de gordura corporal

É triste vermos que as pessoas apoiavam – e se inspiravam – em Daiane. Ela estava doente e precisava de ajuda médica e psicológica, porém, infelizmente, muitas pessoas fizeram com que ela continuasse a fazer as “loucuras” que estava fazendo em busca de um corpo perfeito.

Vale a pena refletir: até que ponto devemos nos importar com os padrões de beleza que são impostos? Vale TUDO para conquistar o corpo perfeito? Conta pra gente pelos comentários!

Tags: , , , ,

Os comentários não representam a opinião deste site; a responsabilidade é do autor da mensagem.


Comenta agoora!

Todos os campos são obrigatórios

(não será publicado)


1 + 4 =

Comentários

Os comentários não representam a opinião deste site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Nágylla Sousa: 13 anos, Campo Limpo/SP - 15.03.2014 às 12:55

Não concordo com essa ideia de que ter o corpo magrelo é ser perfeita. Acho horrível uma garota acreditar que para ter o corpo "perfeito" vale tudo. Devemos nos aceitar como somos, e não como os outros acham que deveríamos ser. Se está um pouquinho acima do peso faça uma dieta saudável, mas sem neura.

Giovanna: 12 anos, Sp/ - 22.02.2014 às 23:56

Eu acho que estou começando a ter anorexia, venho vomitando o que como e me preucupo muito em estar magra. Hoje me pesei e estou com 57 kilos, tenho 1,63/1,64 de altura. Meu corpo parece com o de meninas de 16, 17 anos e isso me irrita porque eu queria ser magra, posso ser nova mas entendo do assunto. Estou comendo muito pouco e apenas quando sinto que meu estomago e garganta esta doendo. Não quero chegar ao ponto dela, ainda tenho conciencia de que isso pode matar. Mas eu posso perder mais uns 10 kilos, até lá precisarei passar muita fome mas vai valer a pena, ninguém vai achar que yenho corpão e nem que sou gorda!

Ellyzabethory: 24 anos, Ipatinga/MG - 29.01.2014 às 01:38

Vale tudo para ter o corpo perfeito!

LyraMcCloudness: 21 anos, são paulo /sp - 14.10.2013 às 19:44

quer saber oque eu acho? eu acho que eles não estavam apoiando ela e sim zoando com a cara dela com comentários sarcásticos, eles podiam estar vendo ela ali magra pra caramba e acharam graça é zoavam e a menina achava que estavam apoiando ela! como visto ali em cima mostrando o "invejinha""barriga negativa esta na moda""ainda ta tempo pra vomitar o jantar" e o "pelo amor que corpo" eu senti um sacarmos nessas frases, essas pessoas que disseram isso são ridículas ao invés de alerta-la não ficaram ali curtindo com a cara dela! D: isso é muito serio as pessoas deviam parar e prestar atenção nas pessoas próximas a elas mas só sabem pensar em si mesmas e ainda rir do próximo!

Daiane: 14 anos, taquarinha,ba/ - 10.09.2013 às 10:19

Eu fique muito triste com a historia dessa menina muito linda,as pessoas me criticam muito so pq eu sou magra, mas tem algumas que fala que tenho o corpo de modelo que e pra mim manter o corpo que tenho,mas eu a vezes fico sem comer nd pra manter o peso,eu tenho 14 anos peso 40kg tenho 1,47M minha mãe vai sempre comigo ao posto para tirar muitas duvidas,tem vezes que me preocupo muito pq sito muito sintomas no meu corpo quando sinto muito frio o meu corpo mancha todo as minhas pernas ficam rocha e começa a doer as minhas costas começa a doer etc, mas sempre procuro o medico e quando estou de TPM fico mais de uma semana mestruada,e eu sou muito vaidosa me preocupo muito com a minha beleza, meu corpo e igual ao dela mas porem aminha barriga e mais cheinha um pouco, mas agora que eu vi o caso dessa menina muito linda que morreu,vou me preocupar mais com meu peso foi muito bom eu ter visto isso assim eu me alerto mais OBG ai gente!!!! :)

Larissa Serete: 17 anos, São Roque/SP - 06.09.2013 às 19:47

Eu, graças a Deus, nunca tive nenhuma neura com meu corpo, sou magra porque essa é a genética da minha família.Fiquei muito triste e chocada com a história dessa menina tão bonita, mas que se perdeu em meio a tanta vaidade. Ser magra demais não é sinal de saúde.Sempre alerto minhas amigas pra que isso não aconteça com elas. O bom da vida é se sentir bem com o corpo que Deus lhes proporcionou naturalmente, garotas!

Carlos Alberto Peixoto: 65 anos, Dourados/MS - 02.09.2013 às 10:14

Infelizmente a história se repete. Desde o falecimento da nossa filha Paula em 1999, vítima da anorexia nervosa, mais e mais famílias têm tido o desprazer de sepultar suas filhas vítimas desse terrível mal. Continuamos na luta para alertar pais e jovens sobre o problema, mas´parece que a nossa luta está sendo em vão. É uma pena. Visitem o nosso site feito especialmente para esse alerta: www.aanorexia.net Fiquem com Deus. Carlos e Ana

ana maria: 44 anos, porto alegre/rs - 31.08.2013 às 23:49

que esta moça descanse em paz , vivemos numa sociedade onde a regra tem que ser para todos , se uma pessoa aparece gorda ela tem crítica e se aparece magra dizem que é bela, que mundo hipotrita.

ana maria: 44 anos, poa /rs - 31.08.2013 às 23:45

que ela consiga descansar em paz , e a nossa sociedade vive um momento onde a loucura é a regra , dizemos que todos tem que ser magros e quando vemos uma pessoa gorda achamos que estamos diante de um indolente.

Bianca Rodil: 22 anos, / - 27.08.2013 às 11:14

Independente do que a garota tenha feito, as pessoas principalmente os que vivem de pasarela tem que entender que cada um é cada um, e a beleza não esta na pessoa sendo magra ou gorda, a beleza esta por dentro, esta nos olhos de quem ve... tem muitas mulheres por ai que acham lindo ser esqueletica como tambem tem mulheres que acham lindo ser cavala, TODOS NÓS SOMOS LINDOS CADA UM DO SEU JEITO sendo magrelinha, corpuda, cheinha...

veveveveveve: 14 anos, sao paulo/jjjjjjjjjjjj - 26.08.2013 às 22:30

eu acho muito interessante a ideia de unirmos forças e escrevermos expondo nossas ideias sobre esse e outros assuntos oq acham ?

Analice: - 26.08.2013 às 18:54

Parabéns à Todateen pela matéria! Essa é a forma bacana de se exercer um jornalismo ético e de qualidade voltado ao público adolescente! É isso aí! Tem que conscientizar o pessoal mesmo. Estão mais do que certos!

Luara: 13 anos, Belo Horizonte/MG - 26.08.2013 às 13:15

Adorei a reportagem,pois tem muitas meninas anoréxicas que se acham lindas,ela podem até estar mas este tipo de magreza não é nada saudável e temos de alertar várias pessoas sobre isso,porque morreu uma menina linda e jovem.

Anna: 23 anos, São José/SP - 26.08.2013 às 11:06

Tudo vale apena, caso seja alcançado o resultado desejado!!! É muito facil falar da vida de outras pessoas, quando não é vc que vê todos a sua volta te olhando, e no fundo vc sabe que estão falando de vc!!! O mundo é cruel e nós somos vitimas!!!

Nágylla Sousa: 13 anos, campo Limpo/SP - 15.03.2014 às 13:02

Mas isso não quer dizer que você tem que mudar o seu jeito de ser por causa do mundo, é falta de inteligência ser o que os outros querem e não que você quer. Olha sua idade, é 10 anos mais velha que eu e ainda não aprendeu?

Talita santos: 18 anos, são paulo/sp - 25.08.2013 às 20:50

como pode alguém chegar a esse ponto, pela foto parecia que a qualquer momento os ossos da costela fosse rasgar a pele dela... o pior é ver que mesmo assim ainda tinha alguns retardados que achavam bonitinho e ainda incentivavam essa loucura, afffffz

Maria Clara Lobão: 16 anos, Rio de Janeiro/RJ - 24.08.2013 às 13:20

Bom, eu ás vezes só como na hora da janta, e quando como é só frutas! Não sinto fome, nem vontade de comer, estou mt gorda, não gosto quando olho meu corpo no espelho... Vou ficar bem magra, mas não igual à ela! Sou assim devido a mts problemas, a única forma que consigo fugir deles é não comer!

Isabelle: 15 anos, Bauru/SP - 23.08.2013 às 20:21

Muito boa a matéria, realmente é muito triste ver pessoas morrendo em função dos padrões de beleza.

Taila Cetolin: 18 anos, Porto alegre/rs - 23.08.2013 às 20:18

Infelizmente ela se foi, ela era linda apesar da doença todos a admiravam muito, de certa forma ela lutou sim, ela passava uma imagem de uma menina perfeita eu nunca imaginei que ela tivesse anorexia! eu adorava ela, ela dava muitas dicas, uma guria atraente e que na maioria todas queriam ser igual a ela, admiro muito a força que ela teve de passar por muita gente e preconceito por ela ser magra, e vamos sentir falta!