Logo do Blog - Sou Assim TodaTeen

17 07/2012

Gravidez na Adolescência

Postado por Melissa Marques

Conheça os problemas que pode enfrentar se engravidar antes da hora

Gravidez PrecoceJá imaginou descobrir, da noite para o dia que, por um descuido e sem planejamento algum, você vai ser mãe?

“Estou grávida e meu namorado sempre fala que vamos morar juntos, mas, até agora, nada. Ele fala pra eu ter calma”, Tais, 17 anos.

“Não sei o que fazer da minha vida. Estou grávida e o pai da criança é apaixonado por mim, porém, não consigo corresponder ao sentimento dele”, Mariana, 16 anos.

Depoimentos como estes comprovam que a maternidade é, sim, uma benção, uma coisa maravilhosa na vida de uma mulher, mas é também uma responsabilidade imensa. Por isso, deve ser na hora certa, com maturidade. A gravidez precoce pode causar muitos transtornos para uma garota.

 

A BARRIGA VAI CRESCER

Não adianta esconder por muito tempo, o seu corpo vai mostrar que você está grávida. Tudo bem que resolva contar primeiro para a sua melhor amiga, mas, como não dá pra voltar atrás, abrir o jogo logo com a sua família é a solução.

 APOIO DA FAMÍLIA

Quando der a notícia, seus pais podem não aceitar a situação numa boa. Pense: se, pra você, a notícia caiu como uma bomba, imagina para eles? Você precisa ter paciência e, aos poucos, convencê-los do quanto o apoio deles será fundamental neste momento. Assuma que errou e que está disposta a mudar de atitude daqui pra frente.

 CADÊ O PAI?

Além das fofocas na escola ou no trabalho, das cobranças familiares, dos deveres de uma futura mãe, você ainda precisa encarar o futuro pai do seu filho. Se ele é seu namorado e, mesmo com a pouca idade, vai assumir essa gravidez com você, ótimo! Esse apoio também é muito importante. Mas, se a relação entre vocês era bastante instável e sem compromisso, o garoto pode, simplesmente, sumir e deixar que você cuide de tudo sozinha.

 A FAMÍLIA DELE…

Isso sem contar que você pode ainda escutar besteiras dos parentes dele, dizendo que você foi interesseira, oportunista, criança, irresponsável, etc.

Gravidez na Adolescência

 DE FILHA A DONA DE CASA

No caso de resolverem se casar ou morar juntos, os problemas virão quando você, que tinha uma vida tranqüila, só ajudava sua mãe nas tarefas da casa perceber que, agora, será a responsável por tudo. Tarefa nada fácil, já que você vai precisar amadurecer na marra!

 O QUE FAZER?

Depois que o fato está consumado, não tem outro jeito. Você precisa assumir esse filho, seja como for. Pense que ele não tem culpa de nada e merece o seu carinho.

 CUIDE-SE!

Fazer o pré-natal (acompanhamento médico durante os 9 meses da gestação) é fundamental para a sua saúde e para a do bebê. Procure um Posto de Saúde mais próximo da sua casa e siga as orientações médicas.

PREVENÇÃO É TUDO!

Você, muitas vezes, pode pensar que a camisinha é um mero detalhe, né? Mas não é. Ela, além de evitar uma gravidez indesejada e todos os problemas citados nesta matéria, protege contra as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs). Então, se decidir transar, exija que o seu namorado, ficante ou rolo use camisinha sempre. Lembre-se: numa gravidez precoce e não desejada, quem sofre as piores conseqüências é você!

Texto: Fernanda Moraes
Foto: ThinkStock e Getty Images

Tags: , , , ,

Os comentários não representam a opinião deste site; a responsabilidade é do autor da mensagem.


Comenta agoora!

Todos os campos são obrigatórios

(não será publicado)


+ 8 = 14

Comentários

Os comentários não representam a opinião deste site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

judite: 06 anos, Pindamonhagaba/ - 13.05.2014 às 10:32

Eu dei pra um cara,e ele me largou.Tenho 6 anos e estou gravida,me arrependo mais quero dar mais

Miche: 17 anos, Porto Alegre/RS - 13.03.2014 às 14:30

Tive relações com ejaculação no fundo vaginal com meu namorado na minha semana fértil, gostaria de saber se tem chances de estar grávida? e em quanto tempo posso fazer o exame beta HCG??

Brena Taise: 16 anos, Belém/ - 10.03.2014 às 14:56

- eu asho que estou gravida. meu namorado e eu nao estavamos preparados pra isso.. mais seja o que Deus quizer

Deh: 18 anos, salvador/ba - 30.12.2013 às 19:19

https://www.facebook.com/confusoesdeumagarotaa?ref=hl

Deh: 18 anos, salvador/ba - 30.12.2013 às 19:17

curti aê gente ://www.facebook.com/pages/Amores-s%C3%A3o-Coisas-da-Vida/587100278048350?ref=hl https://www.facebook.com/confusoesdeumagarotaa?ref=hl

Gabrielle Carvalho: 14 anos, Rio de Janeiro/RJ - 30.12.2013 às 16:24

Puuura verdade, onde eu moro, tem umas 4 grts da minha idade gravida, isso é um absurdo.. ;//

Mariana Garcia: 16 anos, fortaleza/Ceará - 23.02.2013 às 09:48

Eu estou gravida e mto feliz sei que vai ser uma grande responsabilidade mas eu e o pai do meu filho nos amamos muito e esse bêbê é o nosso sonho :)

moa: 17 anos, rio de janeiro/rj - 20.02.2013 às 10:53

eu tenho 17 e um dia antes do meu aniversario dormi na casa do meu namorora rolo agente tranzou e eu nao usei camisinha e ele tambem nao ai umas duas semanas depois eu descobri q estava gravida hoje ja tenho 8 mese de graavidez meu bebe vai se chamar laura meu namorado q agora é noivo tinha 19 o nome dele era daniel e vamos casar em março agora

Rafaela: 16 anos, juazeiro/ceara - 08.01.2013 às 17:31

cuidado....e curta sua vida avontade

grazi: 15 anos, colatina/es - 28.12.2012 às 17:39

tenho 15 anos e suspeito esta gravida meu namo tem 21 e dise q se eu estiver vai amar pois eh seu sonho ser pai..tbm eh meu sonho maix oq me preokupa eh meu pai..pois ele n vai aceita e eh kapaz de tudo para impedir iso..to com mt medo e tbm flz se eu tiver!

Yzamara: 17 anos, Brasilia/DF - 14.10.2012 às 01:32

estou gravida e por encrivel que pareça a gravidez foi planejada. e não me arrependo, pois já sou casada e achei que tava na hora de formar uma familia , mas pensei muito antes .que fique bem claro ! rsrsrs

vanessa: 13 anos, petrolina/pe - 19.08.2012 às 17:43

adorei, isso vai ajudar muito na minha feira de ciencias!

Camilla: 15 anos, Sao Paulo /SP - 17.08.2012 às 11:28

Estou Grávida , moro com o meu marido ele ta super feliz todo bobo ! Eu também estou mais a ideia de ter um bebe me assusta um pouco. Ate porque ele ja teve um filho .

Lucianna: 15 anos, rio de janeiro/rio de janeiro - 30.07.2012 às 09:37

Eu estou mais do que desesperada! Eu fui para uma festa,e lá,uma das minhas amigas me apresentou um cara,mais velho.Ele ficou comigo,e depois de um tempinho,ele me disse que queria namorar comigo. Namoramos e não tivemos problemas,meu pai,que me cria,não viu nenhum problema.Então,fizemos sexo e eu não tomei precauções,logo depois,ele me disse que teria que viajar para outro estado,a família dele estava com algumas complicações.Nos primeiros dias ele até me ligava,mas eu sentia algo estranho.Depois de uma semana ele não me atendia mais. Comecei a ter sintomas de gravidez,tontura,enjôo... Fui ao médico e decobri que estava grávida,aparentemente de 1 mes,tentei falar com ele,mas nada. Conversei com a amiga que havia me apresentado ele,ela me disse que ele era amigo do namorado dela e que os pais dele moravam perto. Fui lá com meu pai,a mãe dele falou que ele era casado com uma moça da idade dele e que tinha um filho,e a mulher estava grávida,por isso ele foi embora. Agora,estou com cinco meses,a mulher dele,com quase 7 e ela faz da minha vida um inferno,hora ela quer que eu aborte,ou dei pra ela,ou coloque pra adoção... Não aguento mais!!!!!

Maiara Kerolin: 16 anos, Mesquita/Rio de Janeiro - 23.08.2012 às 20:56

Esse cara é um canalha,linda siga seu coração e faça oq é certo pois amanhã essa criança ira cobrar de você,não do canalha do pai! Deus deu a cada uma de nós mulheres força,determinação,coragem,e nós somos mais capazes do que podemos imaginar,somos capazes de tirar forças de onde nem sabíamos que tinha! Se você quiser VOCÊ e independente de qualquer coisa dita pelos outros SERÁ SIM UMA GRANDE MÃE para essa criança.

Grecy: 18 anos, São Paulo/São Paulo - 24.11.2012 às 19:40

Nossa esse cara é um idiota, mas não vá fazer besteiras por conta dele ser um boboca.. seu bebê é todo seu e tenho certeza que o seu amor vai cubrir todas essas falhas..

grazi: 15 anos, colatina/es - 28.12.2012 às 17:46

pow linda o bom eh q tem o apoio dos seus pais..maix siga o conselho da maiara siga o seu s2 e tbm tenho certeza q sera 1 grande mae..e se algum dia ele aparecer vai pode ver q vc conseguiu criar o seu filho sozinha e q n precisou e nunk vai precisar dle.. t dsejo toda a flicidad bjs!

baby santos silva: 18 anos, oroco/ - 18.03.2013 às 15:15

mulher ele é um idiota,faça o que vc acha certo.. eu tinha uma amiga,ele tbm namorou com um kara ele era casado,e ela engravidou,e por enfluencia dele ela abortou a criança que jah tinha uns 2 meses por aii,.ateh hj ela se arrepende de ter abortado,pois uma vida de uma criança nao tem culpa de nada,nao acho certo doar ou abortar... Linda seguee teu coração esse deve ser teu primeiro filho,entao saiba o que tu faz..

Savannah: 16 anos, Salvador/Bahia - 21.07.2012 às 23:34

Quando eu descobri isso, foi uma bomba. Contei pra minha avó primeiro, depois pro meu namorado, que encarou bem, logo depois, pros meus pais. Meu irmão foi o último a saber. E como tem 7 anos que eu moro com ele, numa cidade diferente dos meus pais, ele ficou com muita raiva de mim. Depois de um temppo, ele se acalmou. Mas justo quando eu pensei que iria tudo ficar bem, minha mãe falou pra eu tirar meu bebê. Eu não quis, ela falou que eu poderia coloca-lo num orfanato. Mas eu também não quis. Ela disse que o meu filho iria ,morar com ela. E isso eu e meu namorado, que estava me apoiando bem aceitei numa boa. Hoje, meu filho, o Enzo tem 4 meses de idade e eu sempre vou ver ele na cidade da minha mãe!

m.: 21 anos, rio de janeiro/rio de janeiro - 20.07.2012 às 09:27

eu nunca imaginei que isso pudesse acontecer comigo,eu não sabia quase nada sobre sexo e na época tinha 14 anos,meus pais eram ricos e sempre me dei bem com ele,mas meu pai me bateu e me expulsou,o meu namorado me chamou das piores coisas e tb me expulsou da vida e da casa dela,fui para outro estado,com minha tia,que me acolheu e trabalhei muito,não sabia dos familiares,até um dia,quando bateram na porta e era meu pai,querendo levar minha filha com ele e minha mãe,mas eu já era formada e não era mais boba,de repente,todo mundo apareceu e quis tirar algo de mim,mas hoje