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7 motivos para você começar a fazer exercícios funcionais

Tire todas as dúvidas sobre essa modalidade que está super na moda!

o lado bom da vida
Foto: Divulgação

Com certeza, você já ouviu falar dos exercícios funcionais. Esse assunto é um dos mais comentados por quem está em busca de mais saúde e também, perder aqueles quilinhos que tanto incomodam. Mas você sabe tudo sobre eles e por que deve começar a fazer já? Então confira essa superlista que separamos!

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1. Trabalha todo o corpo
Exercícios funcionais, como o próprio nome sugere, possuem uma funcionalidade. Ou seja: a proposta central é trabalhar condicionamento físico através de exercícios multiarticulares, onde o importante é mesclar o maior número possível de musculaturas e estímulos. Então, por isso, o corpo inteiro é trabalhado durante o exercício! “Não se isola determinado grupo muscular. Ao mesmo tempo que trabalhamos perna, exercita-se também braços e o core (cinturão de músculos que envolve o tronco)”, explica Saulo Batista, Coordenador técnico do Studio Funcional Fit.

2. Qualquer um pode fazer!
Segundo o profissional, todos podem fazer, desde que ele seja adaptado para sua necessidade. Lembrando que é bom procurar um médico antes para ver se está tudo ok, hein girls?

3. Ajuda em outros esportes
Com a prática do treinamento funcional, você terá mais disposição na hora de aprender várias modalidades esportivas, como vôlei, natação e futebol, entre outras.

4. Alguns exercícios podem ser feitos em casa!
“Quando falamos em treinamento, o melhor é que haja orientação de um profissional, no entanto, alguns exercícios como os de core são interessantes para serem realizados diariamente. A pranchinha, por exemplo, onde a pessoa se mantém apoiada sobre a ponta dos pés e o ante braço, este tocando o solo, pode ser feita em casa. A posição de flexão ou a elevação de quadril, onde as costas tocam o chão e o quadril fica suspenso com o apoio dos pés no solo também pode ser. Esses exercícios de sustentação são bem relevantes, pois proporcionam estabilidade e força para o centro do corpo (CORE). E uma vez que temos esse centro fortalecido temos estabilidade para fazer um bom movimento de braços e pernas”, diz.

5. Não precisa ser feito todos os dias!
Saulo afirma que, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), o ideal é que pratique 30 minutos por dia e até cinco vezes por semana. Portanto, xô preguiça!

6. Dá para perder peso
“O adolescente obeso ou com sobrepeso tem de perder meio quilo a um quilo por semana. Este é o padrão recomendado pelos pediatras até atingir o peso ideal”, afirma.

7. Fortalecem a musculatura
Como esses exercícios mexem com todo o corpo, ele recebe estímulos muito variados. É por isso que não ocorre só o emagrecimento, mas também o fortalecimento muscular. “Precisamos de músculos fortes pare o nosso dia a dia, para correr atrás do ônibus, carregar sacolas de mercado, equilibrar-se na calçada esburacada, etc. Ou seja, usamos todas as valências físicas todos os dias, o tempo todo sem perceber. O treinamento funcional nos condiciona a usarmos essas valências de forma mais eficiente”, orienta.

E aí, se animaram?

Consultoria: Saulo Batista, Coordenador técnico do Studio Funcional Fit

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