Fale conosco

O que vc está procurando?

TodaTeen

Comportamento

5 dicas para nos organizarmos em 2021

5 dicas para nos organizarmos em 2021
5 dicas para nos organizarmos em 2021

Já faz quase um mês que estamos oficialmente em 2021 – o que significa que ainda dá tempo de organizar suas metas e planejar o resto do ano. Mas todos nós sabemos que essa pode ser uma tarefa complicada. “Existe uma dificuldade muito comum em tirar os sonhos de nossa mente e colocá-los na vida real. E é justamente aí que a organização pode ajudar e muito.”, explica Juliana Rett, Marketing Manager da Staedtler.

+ 5 dicas para se manter calmo durante os vestibulares

“Para que você possa alcançar um sonho como uma viagem ou uma casa, é necessário pensar com cautela e se organizar financeiramente, não há nenhum outro passe de mágica. Uma dica essencial é: use o sonho como propulsor do planejamento! Você se sentirá mais motivado pra passar por essa mudança de hábitos.”, sugere a especialista.

+ Enem: confira calendário para pedidos de reaplicação da prova e novas datas do exame

E uma das partes mais complexas pode ser, justamente, o primeiro passo. “É necessário colocar as tarefas, projetos ou ações em um papel e estipular metas – por menores que sejam. Visualizar as tarefas é um grande passo para a elaboração do seu planejamento pessoal. A partir disso, será mais simples escalar prioridades e afazeres no seu dia a dia, estipular horários – pois vai entender quanto tempo cada ação tomará do seu dia – e, consequentemente, vai conseguir entender até os obstáculos e dificuldades no meio do caminho.”, afirma Juliana. “As metas surgem daí você começa a planejar e executar um pouco a cada dia e no final, vai perceber o quanto vai ter realizado daquelas tarefas que antes estavam desorganizadas.”.

Divulgação

Além disso, outro ponto importante a ser discutido é que organização e planejamento podem ajudar (e muito!) no combate à ansiedade. “A organização é uma ótima chave para ajudar os pensamentos ansiosos. Além de auxiliar em diversos aspectos pessoais, como a proatividade, agilidade em tarefas e capacidade de tomar decisões tranquilamente, se manter organizado e estar em um ambiente onde as coisas fluem mais facilmente, faz com que o seu organismo se concentre, dando mais foco nas atividades do seu dia a dia.”, explica a profissional, que ainda dá uma boa dica:

“Realize uma tarefa por vez. Não tente realizar mais do que realmente consegue. Faça as tarefas no seu ritmo e não se apresse. Caso não dê tempo de fazer tudo que gostaria em apenas um dia, divida-as e coloque um pouquinho a cada dia.”.

+ “Bibliotroca”: conheça o projeto que vai te inspirar a economizar na volta às aulas

Para auxiliar quem está buscando se organizar neste novo ano, Juliana elencou 5 dicas exclusivas para a todateen!

Confira!

Use as cores a seu favor

Elas ajudam (e muito!) na hora de estudar. Seja para um título chamativo, seja para dar diferentes importâncias no livro, seja para mudar de matéria, esta ajuda visual é realmente efetiva!

Encontre o lugar ideal

A gente sabe, é muito tentador estudar na cama. Mas, além de fazer mal pra coluna (sim, a mãe de vocês tem razão nisso!), o melhor pra render e produzir nos estudos é separar um cantinho pra isso. Então, se for possível aí na sua casa, crie um lugar fixo só pra você estudar: uma escrivaninha no quarto, um canto na sala, onde possa ter silêncio e ninguém te interromper.

Caso não tenha, tudo bem também! Você pode levar seus livros e cadernos para seu lugar favorito e, quando terminar de estudar, é só guardar tudo no lugar de volta. O importante é você escolher um mesmo lugar; assim, quando você voltar ali, a sua cabeça já vai estar preparada para o modo estudo!

Crie micro‑metas

Precisa ler 5 capítulos de história? Comece com 5 páginas! É muito mais fácil completar grandes tarefas se você separá-las em mini‑metas. Assim, você faz um pouco por dia, não deixa nada pra última hora, consegue se concentrar melhor e ter mais tempo livre pro que gosta!

E, pra deixar essas micro‑metas mais visíveis, que tal aproveitar um planner ou criar seu próprio bullet journal?

+ Cantinho Literário Todateen: indicações de livros para começar seu ano novo

Inclua pausas e lanches

Saco vazio não para em pé e nem estuda direito! Então, entre uma tarefa e outra, dê uma descansadinha de 5 minutos, beba água ou coma alguma coisinha. Pode ser até como uma recompensa: “quando eu terminar essa questão, vou esticar um pouco as pernas”. Mas nada de se perder, hein? É só um tempinho pra recarregar e voltar com foco total!

Junte o grupo on‑line

Que tal juntar seus amigos numa sessão de estudos em grupo? Hoje, existem muitas plataformas on-line que possibilitam esse encontro! Vocês podem compartilhar os cadernos, anotações, tirar dúvidas e se ajudar como faziam no presencial. Além de matar a saudade, é um jeito muito bom de entender as matérias

Combinação de Signos

Confira a combinação de signos para todos do zodíaco

Descubra quais signos combinam no amor, sexo, trabalho e amizade. Faça quantas combinações desejar e compartilhe!

Combinação de Nomes

Todos os nomes possuem significados e juntos formam uma combinação única!

Digite nos campos abaixo e descubra nos mínimos detalhes.