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Comportamento

5 dicas práticas para não deixar as redes sociais abalar a sua autoestima

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Filtros do Instagram: como as redes sociais impactam a autoestima feminina
Freepik/Rawpixel

De maneira despretensiosa, os filtros do Instagram entraram em nossas vidas e começaram a se fazer presentes em praticamente todos os vídeos e fotos compartilhados na rede social. No início, de maneira divertida e criativa, com orelhas de cachorrinho e óculos, mas em pouco tempo estávamos em contato com efeitos que serviam para afinar o nariz, aumentar a boca e adicionar uma boa quantidade de maquiagem.

Mesmo parecendo inofensivos, a presença constante dos filtros afeta diretamente a autoestima das pessoas, principalmente a das mulheres.

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“Os filtros modificam coisas em nossa aparência que não gostamos. Às vezes pode ser uma boa pele, outras vezes melhoram algum traço que nos incomoda. Então naquele momento nos sentimos mais confiantes em postar a foto, já que ela se aproxima mais do nosso ideal do que a aparência que vemos no espelho. Quando as outras pessoas elogiam a foto, nos sentimos bem e a autoestima aumenta temporariamente como resultado.”, explica Adriana Drulla, mestre em psicologia positiva e especialista em parentalidade e estudos de compaixão e autocompaixão.

Dessa forma, é importante que exista um debate que discuta os efeitos que, mais uma vez, os padrões estéticos inalcançáveis causam na autoimagem feminina.

“Quando passamos a tratar todas as nossas fotos, vamos construindo uma imagem que não nos representa como somos de verdade, mas que nos agrada mais. Mais ainda, aprendemos que os outros também gostam dessa imagem retocada.”, expõe a especialista.

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Então, quando passamos a supervalorizar essa imagem editada, passamos também a nos comparar a ela a todo o momento. “Ela passa a ser nosso referencial. E a consequência é que fica cada vez mais difícil gostar de quem somos e como somos de verdade. A autoestima sofre como consequência dessa comparação. Os nossos traços que já incomodavam passam a incomodar cada vez mais.”, fala Adriana.

“Quando tiramos uma foto sem filtro, ou quando nos olhamos no espelho, percebemos todas as nossas imperfeições e sofremos com isso. Ter o filtro como referência é receita certa para a insatisfação já que somos humanos e, portanto, temos defeitos.”

Nesse contexto, a profissional também ressalta a importância de não apenas falarmos sobre o assunto, mas também de mostrarmos a irrealidade desses filtros. “Quando falamos sobre a falsidade dos filtros, podemos perceber que estamos nos escravizando em busca de um ideal inatingível, ou de certa forma concordando que precisamos ser diferentes fisicamente para termos valor.”, diz.

E continua: “É uma visão míope porque primeiro, é impossível um ser humano se parecer com o filtro, e segundo, somos muito mais do que nossa aparência física. O verdadeiro sentimento de valor está em nos sentirmos aceitos por sermos quem somos e não por uma imagem artificial que criamos de nós mesmos. Se queremos que as pessoas gostem da gente, precisamos mostrar quem somos e não quem gostaríamos de ser.”, esclarece.

Por isso, é extremamente importante que consigamos dividir com as pessoas uma imagem que, de fato, nos represente e que vão além de sua aparência física. “Sermos quem somos é o único caminho para construirmos um autoconceito positivo. Todos temos muitas coisas positivas que não conhecemos. Porque quando o nosso foco é se tornar outra pessoa, não conseguimos nos relacionar e conhecer quem somos de verdade.”, finaliza ela.

Abaixo, Adriana elaborou exclusivamente para a todateen 5 dicas práticas de como não deixarmos as redes sociais abalarem nossa autoestima.

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Confira!

1. é impossível agradar a todos, faça uma lista das pessoas que realmente importam

Os cientistas chamam de sociometro o termômetro que mede a nossa percepção sobre o julgamento que os outros fazem de nós. Quando percebemos que os outros nos julgam positivamente, nos sentimos bem. Quando o inverso acontece, nossa autoestima sofre mesmo que por apenas um momento. E diversos estudos demonstram que isso acontece mesmo sem que a gente perceba. No entanto, você pode escolher quais opiniões continuará a levar em consideração. Ou seja, é natural se sentir mal em um primeiro momento, mas continuar se importando é opcional. Faça uma lista das pessoas que realmente se importam com você, e com quem você se importa. As outras opiniões, desconsidere.

2. lembre-se que na maioria das vezes a crítica do outro não diz nada sobre você

É impossível agradar a todos sempre. As críticas existirão independente de você usar ou não filtros, independente de você usar ou não as redes sociais. Uma das principais razões que leva as pessoas a criticarem as outras é porque quando elas fazem isso o referencial a que elas se comparam diminui de valor. Ou seja, as pessoas críticas passam a se sentir melhor em relação a elas mesmas porque depois de te criticarem elas se sentem superiores quando se comparam com você. A crítica diz mais sobre a insegurança do outro, que precisa te diminuir pra se sentir melhor, do que sobre você.

3. quando você perceber um desconforto ao se comparar com alguém nas redes, ou quando receber uma crítica, lembre-se que é normal

O nosso cérebro está o tempo inteiro nos comparando com os demais e sofremos, pelo menos momentaneamente, quando somos criticados. Isso é normal e acontece com todos os seres humanos. Ou seja, se você se sente mal isso não significa que tem algo de errado com você. Significa que você é humano. Foque em aprender a lidar com este desconforto em vez de mudar a si mesmo pra agradar sempre.

4. pratique a autocompaixão

Autocompaixão é sobre lidarmos com o nosso desconforto com gentileza e com o entendimento de que todos os seres humanos têm defeitos, não apenas você. São os seus defeitos que te fazem humano, e não inferior aos demais. Então, quando você perceber que está se criticando, sendo muito duro consigo, ou levando a crítica do outro a sério demais, lembre-se de ser gentil com você mesmo. Lembre-se que os seus defeitos fazem parte de você, mas não te definem. Se dê apoio. Fale com você mesmo como você falaria com um grande amigo que estivesse passando pela mesma situação. Se você precisar dar um tempo das redes sociais, ou se distanciar de pessoas tóxicas, faça isso. Se você precisar de um abraço ou uma conversa sincera, procure alguém que te ame de verdade.

5. considere dividir outros aspectos da sua vida nas redes sociais

Somos muito mais do que aparência física. Quando nos tornamos dependentes dos elogios dos outros em relação à nossa aparência e gastamos muita energia tratando fotos e voltando para ver os comentários, pode ser um sinal de que a nossa autoestima está fragilizada. Neste momento, pode ser interessante descobrir que as pessoas não te admiram apenas por sua aparência, a conexão verdadeira se dá a partir da nossa humanidade. Faça uma lista sobre as suas qualidades. Considere dividir com os seus amigos algo interessante que tenha aprendido sobre você, ou um hobby que você tenha, causas que você acredita, seus projetos, ou coisas que pretende construir no mundo. Quando percebemos que temos valor por sermos quem somos, o peso ou necessidade de termos uma aparência física perfeita fica bem menor.

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Verão em casa: para ser saudável, você não precisa mudar seu corpo ou fazer dieta

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Verão em casa: para ser saudável, você não precisa mudar seu corpo ou fazer dieta
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Seu corpo mudou na quarentena? Saiba que você não é a única, afinal, estamos há muito tempo em casa, sem andar por aí todos os dias, com a ansiedade batendo e uma vontade mais frequente de pedir um lanche pelo delivery. Nesse verão, muitas mulheres ganharam peso, algumas estrias e celulite. Com a chegada da estação perfeita para colocar o biquíni e aproveitar o sol – mesmo que na varanda de casa para respeitar o isolamento social – boa parte das mulheres sentem a pressão social pelo corpo magro inalcançável, que, na maiorias das vezes, é sinônimo de dietas nada saudáveis e procedimentos estéticos.

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Em primeiro lugar, uma mulher gorda não necessariamente está com problemas de saúde, na verdade, ela pode estar muito mais saudável do que uma pessoa que se enquadre nos padrões sociais de magreza. A questão é que existe um senso comum tóxico que nos faz julgar nossos corpos, principalmente no verão.

Todos os corpos estão prontos para o verão, já que ter uma vida mais saudável não implica necessariamente na perda peso. Alimentação equilibrada e exercícios físicos são essenciais, mas não estamos falando de fins estéticos! “Ficar longos períodos sentados, ou mesmo em pé, levam a problemas circulatórios que, por sua vez, podem resultar em trombose, ou seja, um coágulo sanguíneo que se desenvolve no interior das veias das pernas impedindo, assim, a passagem do sangue”, alerta a Dra. Vanessa Vargas Ferreira, médica e nutróloga“Por isso, a dica é: mexa-se, mesmo em casa!”, completa.

Saúde e estresse não combinam

A Dra. Vargas Ferreira frisa que neste processo de mudança para uma rotina mais saudável não basta se exercitar e comer bem, a terapia com psicólogos pode ser essencial. “A função dos alimentos vai muito além da nutrição, também está relacionada ao afeto. É comum demonstrarmos afeto e carinho por outras pessoas através da comida. Trabalhar as emoções é essencial para aprendermos a nos relacionarmos de forma mais saudável com a nossa própria alimentação e nossos corpos”.

O trabalho com profissionais para mantermos a saúde mental se torna indispensável durante a quarentena, já que tem se tornado cada vez mais comum o desconto da ansiedade na comida. “Muitas pessoas utilizam a comida como ‘válvula de escape’, uma forma de alívio diante de situações estressantes. Assim, o comportamento alimentar está frequentemente relacionado às nossas emoções e não são incomuns, portanto, transtornos alimentares e sintomas associados a culpa, a vergonha, tristeza e ansiedade”.

Falando em saúde mental, não dá para entrar em dieta restritiva se o seu objetivo é saúde, já que essa “proibição” pode ter efeitos mais negativos para o seu bem estar. “Uma prescrição adequada e personalizada é fundamental nesse momento de pandemia, para manter uma boa alimentação, alta imunidade, maior disposição e evitar riscos de doenças. A rotina alimentar deve ser adequada a cada paciente, gerar bem estar e resultados saudáveis – e não estresse”, completa a Dra. Vargas Ferreira.

Alimentação sem restrição

A Dra. Mariana Amaro Castro Maciel Arjona, médica referência em nutrição do “Dr.Consulta”, acredita que muitas vezes a solução para seus pacientes pode ser mais simples do que eles podem imaginar. “É preciso avaliar o padrão alimentar como um todo, principalmente nos momentos de ansiedade, para entender qual o tipo de alimento, horário, quantidade que a pessoa está ingerindo e em cima disso, sugerir mudanças. Às vezes, uma simples redistribuição ou troca dos alimentos pode ajudar. Em outros momentos, buscar outras atividades prazerosas podem ser a saída. O ideal mesmo seria aliar o aconselhamento nutricional e o psicológico juntos”.

“Acredito que uma alimentação equilibrada não passa por dietas rígidas na grande maioria dos casos. Dietas rígidas muitas vezes implicam na exclusão de determinados alimentos ou nutrientes e já aí deixam de ser equilibradas. Uma alimentação saudável deve ser variada, contemplando alimentos de todos os grupos alimentares, distribuídos de maneira equilibrada e nas quantidades ideais. Só desta maneira ela irá fornecer todos os nutrientes necessários e contribuir para uma boa saúde”, afirma a Dra. Mariana Arjona.

A médica incentiva seus pacientes a cozinharem mais, e agora na quarentena, alguns até arriscaram começar uma horta. A Dra. Arjona afirma que esses hábitos trazem um interesse por variedade no prato, que é livre de agrotóxicos ou grandes quantidades de sódio, açúcar e conservantes.

E os fãs de fast food? A Dra. também olha para essa questão com equilíbrio: “Na maior parte dos casos, desde que a pessoa tenha um bom padrão alimentar na maior parte do tempo, tenha um estilo de vida saudável, pratique atividade física, esteja bem clinicamente, não será um fast food eventual que comprometerá. Mas uma avaliação profissional mais apurada deve ser feita para individualizar essa recomendação”.

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Verão: 6 itens para o seu cãozinho aproveitar os dias mais quentes do ano

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Quer que seu cãozinho aproveite melhor esse verão? Então você está no lugar certo! Preparamos uma lista com alguns itens que vão trazer conforto e bem-estar para o seu melhor amigo de quatro patas durante a estação mais quente do ano. Olha só:

1. Protetor Solar Make Me Bluish:

Com fórmula vegana, este item é à prova d’água e possui FPS 30 que promove uma proteção eficaz para o seu amigo de quatro patas.

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2. Comedouro Brinquedo, Pet Games:

Com 4 aberturas ajustáveis que permitem 8 níveis de dificuldade, este comedouro vai estimular seu pet a brincar e trabalhar para obter o snack do dia. Legal, né?

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3. Mangueira de Jardim Fonte de Água:

Ideal para ajudar o seu pet a se refrescar, esse produto tem fácil conexão com qualquer mangueira de jardim e é acionado quando o cãozinho empurra o pedal.

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4. Ferplast Amigo Mini Fita, Guia Retrátil:

O passeio não pode faltar, né? Essa guia retrátil tem deslizamento silencioso e três funções diferentes: bloqueio, rolagem livre e parada momentânea.

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5. Bebedouro Portátil Plástico Sanremo:

Hora da hidratação! Além de ter um design inteligente e moderno, esse bebedouro portátil é ideal para levar em passeios e viagens.

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6. Tapete Gelado Tamanho M, Chalesco:

Com design dobrável e portátil , esse tapete proporcionará uma sensação de bem-estar nos dias mais quentes do ano.

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Exclusiva: As Baías e Luísa Sonza se juntam em “Quarto Andar” para falar sobre amor em tempos modernos

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O grupo musical As Baías, composto pelas cantoras e compositoras Raquel Virgínia, Assucena Assucena e pelo cantor, compositor e produtor Rafael Acerbi, lançaram nesta sexta-feira (15) o single “Quarto Andar”, com feat. da cantora pop Luísa Sonza. A parceria completa o álbum “Drama Latino” nas plataformas musicais e o fecha com chave de ouro.

Em entrevista exclusiva com a todateen, As Baías contaram qual foi a parte mais difícil em gravar o clipe.

“Unir o time numa pandemia, debater conceito a distância. Tudo isso fez com que o nível de dificuldade fosse alto. Mas o prazer em criar e produzir foi algo que nos manteve concentradas e atentas”, relembra Raquel.

“Creio que a maior dificuldade foi fazer tudo a tempo pois o clipe dependia muito da iluminação natural da Cidade das Artes”, completa Rafael.

o significado da música

A maioria das músicas de As Baías tem um significado por trás da letra, e com essa não poderia ser diferente. “Quarto Andar é uma música de amor, que expressa conexão, saudade e anseios do cotidiano. Sabe quando a gente está ansiosa pra encontrar a pessoa amada? Então! Quarto Andar é sobre a expectativa do encontro”, explica Assucena Assucena.

“Essa canção foi uma tentativa de escrever sobre amor em tempos modernos. O celular, a distância, a mensagem não respondidas. Ela traz uma imagem de um amor bem efêmero e urbano, característica de muitas relações nesse mundo atual”, explica Rafael.

a escolha de Luísa Sonza

Rafael explica que Luísa foi escolhida, primeiramente, porque o trio queria gravar com uma cantora pop. “A Luísa vem se destacando cada dia mais como um dos maiores nomes do pop nacional. E quando ela topou, a voz dela trouxe exatamente o elemento que faltava. Caiu como luva e o feat ficou lindo!”

Por sua vez, a loira explica o motivo de ter aceitado fazer a parceria: “A oportunidade de explorar novos estilos musicais e porque adoro o trabalho das Baías. Trabalhar com gente tão talentosa, amorosa, faz tudo valer ainda mais pena”.

Confira a música:

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