Fale conosco

O que vc está procurando?

TodaTeen

Entretenimento

80 anos de “Fantasia”: Disney revela curiosidades inéditas do clássico disponível no Disney+

80 anos de "Fantasia": Disney revela curiosidades do filme disponível no Disney+
80 anos de "Fantasia": Disney revela curiosidades do filme disponível no Disney+

Nesta terça-feira (17), o Disney+ chega ao Brasil e toda a América Latina, data importante diante dos 80 anos do clássico “Fantasia“. A partir desta data, Disney+ será o destino exclusivo e permanente de todos os filmes, séries e documentários da Disney, Pixar, Marvel, Star Wars e National Geographic, tornando-se assim a única plataforma de streaming com produções das marcas citadas. Para celebrar a novidade, a Disney contou, com exclusividade para a todateen, as maiores curiosidades sobre o filme protagonizado pelo Mickey Mouse vestido de feiticeiro. Vem ver!

1. Fantasound

Divulgação / Disney

A animação lançada no dia 13 de novembro de 1940 pela Walt Disney Animation Studios revolucionou a história do cinema ao combinar imagens de animação com músicas clássicas. Além disso, Fantasia foi o primeiro filme a usar um sistema de som estereofônico, como também o chamado Fantasound – um sistema de produção de som estereofônico criado especificamente para o filme. O próprio Walt Disney sentiu que os sistemas de som mono convencionais, que eram populares na época, não soavam bem e seriam inadequados para criar o tipo de experiência que ele tinha em mente.

2. Road Show

Divulgação / Disney

O filme foi originalmente lançado como um road show teatral e foi exibido em apenas 13 cidades dos Estados Unidos. Além disso, foi apresentado como um evento, muito parecido com um show da Broadway, e contou com assentos designados, programas e recepcionistas treinados para levá-lo ao seu assento.

3. O feiticeiro, na verdade, é Walt Disney

Divulgação / Disney

Embora o ator de cinema Nigel De Brulier tenha sido usado como modelo vivo para o mago em “O Aprendiz de Feiticeiro”, Walt Disney serviu como uma grande inspiração para o personagem. A sobrancelha levantada é a semelhança mais reconhecível entre os dois. Aparentemente, Walt costumava dar o mesmo olhar às pessoas que conhecia. O nome do personagem, Yen Sid, é na verdade Disney escrito ao contrário.

4. Músicos da Disney

Divulgação / Disney

Se você pensava que os músicos nas sequências live-action de Fantasia eram membros da Orquestra da Filadélfia, você se enganou! O elenco é na verdade composto por músicos locais de Hollywood e funcionários da Disney. Se você prestar atenção, notará rostos famosos como Paul J. Smith (compositor de Pinóquio, Cinderela e 20.000 Léguas Submarinas) e Jimmy McDonald (a voz de Mickey Mouse de 1947-1977) entre a multidão.

5. Bailarinas reais

Divulgação / Disney

Para os avestruzes e os crocodilos na sequência “Dance of the Hours”, e alguns personagens na sequência “Night on Bald Mountain”, Walt Disney contratou o Ballet Russe de Monte Carlo como modelos de referência de live-action para os animadores. Entre o grupo estavam as famosas dançarinas Irina Baronova, Cyd Charisse, Tamara Toumanova e Leonide Massine.

6. Leopold Stokowski

Divulgação / Disney

De acordo com a história que o próprio Walt Disney contou, o envolvimento do famoso regente orquestral Leopold Stokowski com Fantasia aconteceu por acaso. Os dois estavam jantando no restaurante Chasen’s de Hollywood e começaram a falar sobre os projetos em que estavam trabalhando. Depois que Walt descreveu “O Aprendiz de Feiticeiro”, Stokowski disse a ele que adoraria conduzi-lo para ele. Como um dos maestros mais populares da época, era uma oferta que Walt não podia recusar.

7. Fred Moore redesenhou Mickey Mouse

Divulgação / Disney

O animador Fred Moore – considerado o especialista em Mickey no estúdio naquela época – redesenhou completamente o Mickey para o longa. Ele deu a Mickey Mouse uma cabeça maior e também fez seu corpo em forma de pera, o que se adequou aos expressivos movimentos de pantomima vistos no filme.

8. Mais liberdade artística para a equipe

Divulgação / Disney

Durante a produção do filme, pela primeira vez, Walt Disney deixou os ilustradores livres para definirem as cores da animação.

Quer saber quais são as produções mais aguardadas do catálogo? Confira aqui os destaques do Disney+!

Combinação de Signos

Confira a combinação de signos para todos do zodíaco

Descubra quais signos combinam no amor, sexo, trabalho e amizade. Faça quantas combinações desejar e compartilhe!

Combinação de Nomes

Todos os nomes possuem significados e juntos formam uma combinação única!

Digite nos campos abaixo e descubra nos mínimos detalhes.