Fale conosco

O que vc está procurando?

TodaTeen

Saúde

Orgasmo: o que acontece no corpo durante ele e outras curiosidades!

Uma sexóloga explicou tudinho. Vem entender mais sobre esse assunto!

Orgasmo
Foto: iStock

O tema sexo, primeira vez e cia. sempre gera dúvida e curiosidade, certo? Por exemplo, o corpo sofre algumas alterações durante o orgasmo – até o coração baste mais rápido! Conversamos com a sexóloga Carla Cecarello e ela respondeu tudo. Vem tirar suas dúvidas!

Resultado de imagem para gif mulher atenta

O que é o orgasmo?

O orgasmo é o momento em que o prazer da excitação sexual atinge o máximo de intensidade. Ele pode ocorrer através do estímulo do clítoris durante a masturbação ou o sexo oral; ou então durante a penetração, quanto o ato sexual atinge o ponto mais alto de prazer.

O que acontece no corpo durante o orgasmo?

Há um aumento da frequência cardíaca e garotos e garotas ficam com uma espécie de rubor facial. O bico do seio se torna mais rígido e o útero sofre contrações aceleradas num intervalo de 0,8 segundos. Há uma contração muscular intensa antes do orgasmo e, assim, há um relaxamento da musculatura logo em seguida. “A pressão arterial também se altera nesse período”, afirma a sexóloga do C-date, Carla Cecarello.

Resultado de imagem para gif mulher surpresa

Por que normalmente ficamos de bom humor depois do sexo?

Durante o orgasmo é liberado uma série de hormônios, como ocitocina e dopamina. Eles atuam na relação de vínculos e a ocitocina é responsável por isso. A serotonina é um hormônio relacionado ao prazer justamente para que possa acontecer esse encontro na hora do sexo, causando uma sensação de relaxamento e de prazer agradável através dos hormônios. Tudo isso causa uma sensação de bem-estar.

Por que os meninos ficam cansados depois de transar?

Como há uma grande atividade física na relação sexual e essa contração muscular causa certa fadiga, é comum alguns deles relaxarem depois. No momento do orgasmo, a pessoa tende a relaxar muito e o menino precisa de um tempo entre uma ereção e outra, que é chamada de período refratário. No caso da menina, ela tem a capacidade de ter orgasmos múltiplos, pois ela continua sendo estimulada após um primeiro orgasmo. Caramba, hein!

Resultado de imagem para gif mulher se exibindo

Existe ejaculação feminina?

Existe, mas são raras as garotas que ejaculam. Ainda não se sabe o porquê desse fenômeno e não há um estudo conclusivo. Isso é perceptível porque é como se a garota estivesse fazendo xixi na hora que ela tem essa ejaculação. Inclusive, é um líquido com cor semelhante da urina, porém, não apresenta o mesmo cheiro.

Verdade ou mito: garotos sentem mais vontade de transar do que as meninas?

Mito, mito, mito! Tanto garotos quanto garotas sentem a mesma capacidade de ter vontade para transar, o que muda é a educação e o estímulo que recebemos. Os homens, desde pequenos recebem uma educação que os libera, deixando os à vontade e os estimulando para ter relações sexuais. Já as mulheres, desde crianças, sofrem com essa história de ser recatada, que é nada a ver, fala sério!

Agora que você já sabe tudo sobre orgasmo, aproveite para tirar todas as suas dúvidas sobre exames ginecológicos:

Texto: Mariana Scherma e Giovanna Castro

Combinação de Signos

Confira a combinação de signos para todos do zodíaco

Descubra quais signos combinam no amor, sexo, trabalho e amizade. Faça quantas combinações desejar e compartilhe!

Combinação de Nomes

Todos os nomes possuem significados e juntos formam uma combinação única!

Digite nos campos abaixo e descubra nos mínimos detalhes.