Fale conosco

O que vc está procurando?

TodaTeen

Entretenimento

Afie suas garras!

Veja como cuidar das unhas em casa e aprenda dicas para o esmalte durar mais tempo

Veja como cuidar das unhas em casa e aprenda dicas para o esmalte durar mais tempo

Afie suas garras!

As mãos de uma mulher revelam muito do cuidado que ela tem com sua aparência. Sim, de nada adianta um look bárbaro, uma maquiagem deslumbrante se, nos dedos, você aparece com as unhas malfeitas, quebradas e, pior ainda, com esmaltes descascados (é só pensar em quantas vezes você mesma já reparou na unha de alguém que atendeu você em algum lugar, justamente por estar desleixada!).

Tudo bem que com a correria do trabalho e dos estudos nem sempre dá tempo de ir no salão. Mas isso não é motivo para você fazer feio. Nós da LUNNA separamos algumas dicas que vão ajudá-la a cuidar das próprias unhas, além de segredinhos que vão fazer com o que o seu esmalte dure mais tempo.

Aproveite a hora do banho – sim, é isso mesmo, embaixo da ducha você pode aproveitar o finzinho do banho, quando as cutículas já estão mais molinhas, e empurrá-las com uma espátula ou palito. Veja, não estamos estimulando ninguém a gastar água e energia elétrica em excesso – tenha bom senso, menina (nós sabemos que você é consciente, sim!).

Lixas como aliadas – ninguém está a salvo de uma unha quebrar – ou duas, três… mas o que não pode acontecer é suas mãos ficarem ao estilo “cobrador de ônibus”, com o dedinho mais comprido, a do indicador tamanho médio… Muito mais bonito, elegante e atraente (sem contar higiênico mesmo) são unhas bem cortadas e lixadas, independentemente do comprimento.

Removedores de cutícula – muitos dermatologistas alertam que a cutícula é uma pele que protege a unha, e por isso não deve ser retirada a fundo. Mas, isso não significa que não pode tirar os excessos. Além da dica de aproveitar a hora do banho, tem também a de usar um removedor de cutícula. É um produto que você passa, deixa agir e depois empurra a pele com um palito (siga sempre as instruções de uso para não machucar os cantos). Em geral, funciona melhor para quem tem cutículas mais grudadas nas unhas.

Lascou esmalte? Acetona nele! – Num mundo mulherzinha ideal, os esmaltes durariam eternamente, até que a gente resolvesse tirá-lo para mudar a cor, né? Mas no mundo real, querida, mais dia menos dia seu esmalte vai lascar. E aí, seja forte, respire fundo e… acetona nele! Se for de uma cor forte, a urgência é maior (nesse ponto, os clarinhos disfarçam melhor, mas não estão imunes).

Respeite seu tipo de unha – de nada vale a gente ficar aqui falando um monte de coisas sobre as unhas se você não consegue entender qual o melhor estilo para o seu tipo. Sim, há vários tipos de mãos e dedos (mais gordinha, mais fina, dedos mais longínquos, unhas de formatos maiores, menores, e por aí, vai…) e isso interfere diretamente em qual tipo de corte de unha mais vai valorizar suas mãos. Se estiver na dúvida, peça ajuda para a sua manicure.

O rato roeu a roupa… – essa dica é só para lembrar que o ser humano não é roedor. Ou seja, se você teve algum trauma de infância com esse provérbio e não consegue deixar de roer as unhas, está na hora de repensar sua atitude. A gente sabe que é difícil, mas não é impossível. Usar unha postiça por um tempo pode ajudar, ou produtos inibidores (semelhantes às bases tradicionais, só que com gosto amargo). Força, menina!

Base, a camada que segura o esmalte – se você acha bobagem usar base por baixo do esmalte, saiba que a película que ela forma ajuda a manter a cor por mais tempo. Sem contar que, hoje em dia, há bases que também têm nutrientes para fortificar as unhas.

Veja o óleo secante como aliado – tem dias que a gente faz a unha e logo quer fazer outras coisas, daí dá aquela preguiça de colocar o óleo secante, que pode deixar os dedos com aquele jeitão meio engordurado. Pois bem, além de ajudar a não borrar o esmalte (importante!), o óleo também serve como um fixador da cor…

Truque para quem digita – se você tecla, tecla, tecla o dia todo, tire o excesso de esmalte da ponta da unha, com a ajuda do palito e do algodão. Isso ajuda a não lascar a cor com tanta facilidade enquanto você usa o computador.

Em busca do brilho perdido – após alguns dias que você tenha feito a unha, é comum que, mesmo que seu esmalte permaneça intacto, a cor tenha ficado um pouco opaca. Nestes casos o truque é usar uma camada de óleo de cobertura extra brilho (há boas marcas no mercado, com preços para todos os tipos de bolso). De quebra, o produto vai ajudar a manter o esmalte por ainda mais tempo.

Hidratar é preciso – não adianta querer ter unhas lindas se você não cuida da sua mão como um todo. Usar um bom creme hidratante é essencial para que as suas cutículas não ressequem. Além disso ele fortalece as unhas e deixa a pele com uma ótima textura. Há também cremes e óleos específicos para a hidratação das cutículas.

Não descarte um dermatologista – se mesmo com esses cuidados suas unhas estiverem quebradiças, com a superfície irregular ou com manchas, procure a ajuda de um dermatologista. Às vezes pode ser sinal da falta de uma vitamina ou algum tipo de doença, que precisará de tratamento específico.

Texto: Carol Baggio/Colaboradora

Foto: Shutterstock/Images

Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Combinação de Signos

Confira a combinação de signos para todos do zodíaco

Descubra quais signos combinam no amor, sexo, trabalho e amizade. Faça quantas combinações desejar e compartilhe!

Combinação de Nomes

Todos os nomes possuem significados e juntos formam uma combinação única!

Digite nos campos abaixo e descubra nos mínimos detalhes.

 

Mais notícias para você