Fale conosco

O que vc está procurando?

TodaTeen

Comportamento

“Alice Júnior”: filme nacional com protagonista trans é uma metáfora perfeita de “Alice no país das maravilhas”

"Alice Júnior": filme nacional com protagonista trans é uma fábula de "Alice no país das maravilhas"
"Alice Júnior": filme nacional com protagonista trans é uma fábula de "Alice no país das maravilhas"

Na quarta-feira (14), estreou na Netflix o filme Alice Júnior. Lançado em 2019, o longa já ganhou diversos prêmios, incluindo um de melhor atriz para Anne Mota, de 22 anos, que faz a personagem principal, melhor montagem e melhor trilha sonora!

Nas redes sociais, a história da adolescente trans, Alice, tem recebido muito carinho. O enredo mostra a dificuldade da garota ao sair de sua terra natal, Recife, e ir morar em uma pequena cidade conservadora do Paraná, graças ao emprego de seu pai.

Outubro na Netflix: os filmes e séries que chegam ao site neste mês

E, apesar dos dois se darem muito bem, a vida de Alice começa a ficar mais complicada quando ela entra em uma nova escola católica e sofre bullying simplesmente por ser quem é. A garota, que só queria viver normalmente e ter a chance dar seu primeiro beijo, é obrigada a lidar com novas situações e fazer amizades inesperadas.

Com referências atuais, música boa (a trilha sonora vai de Ludmilla até Duda Beat) e uma história de amor e superação, não é surpresa para ninguém que Alice Junior está ganhando o coração dos espectadores.

A todateen conversou com a atriz Anne Mota, o diretor Gil Baroni e o roteirista Luiz Bertazzo para entender melhor as referências do filme.

Netflix revela novos personagens da 3ª temporada de “You”

Segundo Bertazzo, a ideia da história surgiu a partir do projeto “Escola Sem Homofobia”, que visava instruir professores e alunos da rede pública a acolher pessoas LGBTQIA+ nas escolas, mas infelizmente setores mais conservadores da sociedade fizeram pressão para que o projeto fosse anulado.

Eu achei uma pena que o projeto foi arquivado. E na mesma época me surgiu essa possibilidade de escrever um roteiro que desse conta dessa temática o público jovem. Queria instruir e esclarecer, mostrar como receber uma pessoa trans dentro do colégio“, explica o roteirista.

Mas muito além disso, o filme é cheio de metáforas, e tem uma forte inspiração na história de Alice no País das Maravilhas.

Tudo gira em torno de uma fábulaE essa fábula meio que é um espelho de Alice no País das Maravilhas. Tem a protagonista, que vai para um lugar totalmente desconhecido, enfrentar pessoas novas. E há também o pai, que é perfumista, então tudo gira em torno da ideia da França“, comenta Bertazzo.

Outra coisa que chama atenção são os vários memes inseridos no meio da narrativa, além de alguns detalhes em neon que aparecem desenhados. Gil explicou que a ideia disso era justamente aproximar o público jovem.

Trailer de “Nasce Uma Rainha” mostra Gloria Groove impecável em novo reality de Netflix

Para mim, o filme seria um grande vlogão. E isso significa que você pode brincar muito. Pode colocar muitas imagens, fazer muitos cortes. Achei que estaria de acordo com o que a gente vive, já que temos várias opções para mexer na imagem hoje em dia, como aplicativos para colorir e compartilhar“, conta ele, se referindo à sua primeira ideia quando leu o roteiro.

E, considerando as referências e a estética, o filme é cheio de simbolismos para explicar, entrelinhas, a realidade de uma pessoa trans. Ao longo do roteiro, vemos Alice se apaixonando, fazendo amizades e sofrendo com algumas atitudes maldosas de outros colegas.

É claro que, por ser um filme para jovens, com temática mais leve, não há cenas de violência explícita. Mas a equipe deixa claro que tudo é muito simbólico e a história retrata, de maneira delicada, o que uma pessoa trans pode enfrentar.

Se a pessoa for resumir a vida de uma pessoa trans como uma pessoa que sofre violência 24h por dia, todo dia, é complicado. Minha vida não é assim e eu sou uma pessoa trans. Eu já sofri muita transfobia. Eu tenho um canal no Youtube onde abordo isso diversas vezes, e não estou dizendo aqui que não existe transfobia. O Brasil é o país que mais mata pessoas trans. Mas ‘Alice Júnior’ está mostrando que a vida de pessoas trans não é só violência. Também temos alegrias“, explica Anne.

Para conferir a entrevista completa, confira o vídeo:

Combinação de Signos

Confira a combinação de signos para todos do zodíaco

Descubra quais signos combinam no amor, sexo, trabalho e amizade. Faça quantas combinações desejar e compartilhe!

Combinação de Nomes

Todos os nomes possuem significados e juntos formam uma combinação única!

Digite nos campos abaixo e descubra nos mínimos detalhes.