Fale conosco

O que vc está procurando?

TodaTeen

Entretenimento

Annie Müller responde: como é ser escritor?

No dia 25 de Julho, comemoramos o Dia do Escritor. E nada melhor do que a nossa colunista da revista e autora da série de romances A Turma do Meet, para passar dicas a quem deseja se tornar um!

Máquina de Escrever
Foto: Tumblr

Máquina de Escrever

Foto: Tumblr

Quem também sonha?

Acredito que muitas, em segredo.

Afinal, dos diários aos blogs, dos escritos confidenciais às redações do colégio, cada ser que gosta de escrever, escreve para compartilhar a própria alma.

E todo mundo que compartilha a alma tem potencial de ser um escritor.

Está certo que não basta querer tornar o seu desabafo uma obra literária. Um dia, ouvi isso de um autor também gaúcho, como eu. O Luiz Antônio de Assis Brasil disse: “literatura não tem nada a ver com desabafo”. Ou seja, não basta sair por aí com raiva do mundo, porque brigou com o namorado ou a melhor amiga, acreditando que a sua história pode virar um drama digno de best-seller.

Para começar a pensar sobre dividir a sua história com mais pessoas, ela deve, antes de tudo, interessar ao outro. Pergunte-se: se eu fosse o meu próprio leitor, teria vontade de escutá-la? De ler tal livro?

Escrevendo

E, quando a resposta for sim, e o desejo de escrever ultrapassar uma necessidade apenas pessoal de se expressar, então o seu caminho está aberto! E, para ajudá-la a encontrar formas mais fáceis de chegar lá, ouso dar três dicas sobre as quais penso sempre que me aventuro numa nova escrita. São elas:

1. Inspiração

Embora a palavra inspiração possa remeter a um dom especial, de quem “vive com a cabeça nas nuvens”, ela é um aspecto muito mais racional do que imaginamos. Ter ideia não se trata de talento. Trata de buscar referências para criar o seu próprio mundo! O principal de tudo? Ser uma pessoa atenta e muuuito observadora. A inspiração se torna, assim, parte natural na vida de quem caminha pelas ruas interessado na sua volta, buscando sempre um olhar diferente.

2. Método

É aí que o bicho pega (como diriam nossos pais). É aí que fica mais difícil.
A inspiração não é mais problema? A sua mente tem ideias até sobrando, que poderiam preencher uma trilogia do tamanho do Senhor dos Anéis? Bem, chegou a hora de colocar as ideias no papel. Criar o nosso próprio método é parte fundamental para avançar no projeto de ser uma escritora. Definir hora, local e prazo para a escrita é um primeiro passo. Coloque-se um desafio: uma horinha de escrita por dia ou um capítulo por semana.

3. Paixão

Não existe sonho que se concretize sem aquela dose deliciosa e intensa de paixão. Ame ler. E ame escrever. Apenas com muito amor para conseguirmos transpor qualquer fase difícil, seja a falta de inspiração ou a dificuldade de ter disciplina e criar o seu método de escrever. Lembre-se: a paixão move montanhas e faz o nosso coração bater forte pelos nossos maiores objetivos!

[saiba_mais]

Leitoras queridas e escritoras em segredo, assumam os riscos de realizar o que mais desejam. E comecem cedo, mesmo que nunca seja tarde demais. Eu, com 13 anos, havia escrito meu primeiro romance, inspirada no conflito de um amor por um colega de aula versus a fantasia por namorar um garoto famoso. Nunca publiquei esta primeira história, mas ela me levou a escrever todas as outras.

E, então, qual é a história que você deseja contar?

Um beijo!
Annie

Annie Müller Annie Müller é escritora, autora da série A Turma do Meet e do livro Donos do Mundo. Converse com a Annie no Twitter ou Instagram: @anniepmuller e no facebook.com/AnnieMullerEscritora. Compre os livros da nossa colunista pelo site http://migre.me/kHRQX

Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Combinação de Signos

Confira a combinação de signos para todos do zodíaco

Descubra quais signos combinam no amor, sexo, trabalho e amizade. Faça quantas combinações desejar e compartilhe!

Combinação de Nomes

Todos os nomes possuem significados e juntos formam uma combinação única!

Digite nos campos abaixo e descubra nos mínimos detalhes.