Connect with us

Entretenimento

Paula Pfeifer, do blog Crônicas da Surdez, fala sobre perda auditiva

A blogueira está lançando um livro de crônicas sobre a perda auditiva.

Published

on

Paula Pfeifer

De acordo com o Censo Demográfico realizado em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 9,7 milhões de brasileiros declaram ter deficiência auditiva (5,1%). Ela é a terceira deficiência mais comum no Brasil: as visuais e motoras ocupam, respectivamente, o primeiro e o segundo lugar.

É comum que pessoas com necessidades especiais acabem se isolando de alguma forma, já que, muitas vezes, os interlocutores não sabem como lidar com eles em diferentes situações. É importante saber que é dever da sociedade integrá-los da melhor forma possível!

A it-blogueira Paula Pfeifer, criadora do Sweetest Person, é deficiente auditiva e, aproveitando o sucesso do blog, resolveu lançar um projeto com uma proposta diferente: o blog Crônicas da Surdez.  Neste espaço, Paula aborda temas como a perda da audição, situações que ela enfrenta no dia a dia, e claro, também utiliza o espaço para dar apoio e mostrar exemplos de superação.

Confira:

tt: Quando e como você descobriu que tinha perda auditiva? 

O diagnóstico foi com 16 anos, mas desde criança eu já desconfiava disso.

tt: Quais foram as suas primeiras reações?

Não foi um choque quando o médico nos deu o diagnóstico na adolescência pois foi uma perda gradual e progressiva. Eu diria que quase imperceptível porque a gente não presta muita atenção nessas coisas, e como eu já era craque em leitura labial sem saber, não tive grandes complicações para aceitar o fato.

tt: Você acha que algumas atitudes suas agravaram o problema?

Quando criança tive muitas otites, mas a causa da minha surdez é desconhecida. De resto, sempre tomei cuidado com a saúde auditiva, até porque odiava ficar com dor de ouvido.

tt: Na adolescência você já não escutava totalmente. Como foi essa fase em sua vida?

Na adolescência minha deficiência auditiva já era moderadamente severa. Eu deveria usar aparelhos auditivos mas não o fazia. Não foi uma fase exatamente fácil porque eu ficava com um certo pavor de que as pessoas descobrissem esse meu ‘segredinho’ no colégio.

tt: Falando sobre paquera: como era o seu relacionamento com os meninos? Eles tinham algum tipo de receio em chegar até você?

Não, e até hoje muitos paqueras se surpreendem quando conto que tenho deficiência auditiva porque alguns sequer percebem. Era complicado na parte telefônica, porque os namoradinhos ligavam lá pra casa e, como eu não entendia direito o que me diziam no telefone, tinha pavor de falar. Aí pedia para alguém dizer que eu não estava em casa.

tt: Ainda hoje é difícil de se envolver com alguém? Como o namorado / parceiro deve se portar?

Não tem mistério. Os truques básicos são falar sempre de frente para mim, articular bem os lábios, não tentar bater papo no escuro e não querer que eu vá a baladas escuras e barulhentas. Ah, e adaptar a comunicação: em vez de ligação telefônica, SMS, whatsapp, etc.

tt: Você teve algum “estalo” e percebeu que não valia a pena “sofrer” por essa deficiência auditiva ou sempre levou numa boa?

Quando comecei usar aparelhos auditivos o dia inteiro e percebi o quanto eles me davam qualidade de vida e segurança. Aí vi que tinha chegado a hora de parar de frescura e cuidar de mim.

tt: Como foi o desenvolvimento da sua oralização diante do avanço da perda auditiva?

Quando criança eu ouvia, minha perda começou leve até chegar à perda profunda aos 31 anos. Adquiri a minha língua materna (português) como qualquer criança ouvinte. Nunca fiz fonoterapia quando criança/adolescente, aprendi a ler lábios sozinha (inclusive em inglês e espanhol).

tt: Quais são as dificuldades do dia a dia encontradas por pessoas que têm parte da audição perdida?

Não participar em pé de igualdade das conversas, na minha opinião, é o mais chatinho. Num grupo de várias pessoas fica difícil tentar ouvir e ler os lábios de vários ao mesmo tempo.

tt: E quais foram as situações mais “estranhas” que você já passou por ter deficiência auditiva?

Às vezes conhecemos pessoas que acham que deficiência auditiva é deficiência de caráter e invalida todas as outras qualidades que você tem. Em viagens internacionais sempre rola algum ‘causo’ interessante.

tt: Você é uma blogueira superpopular entre os mais fashionistas. Isso te ajudou a popularizar o assunto?

Isso me deu coragem de criar o blog Crônicas da Surdez, pois achei que era hora de usar o alcance do Sweetest Person para uma causa nobre e que ajudaria muita gente.

Crônicas da Surdez

Foto: Divulgação

 tt: Como surgiu a ideia do Crônicas da Surdez? Quais temas você aborda por lá?

O Crônicas foi criado em maio de 2010. Lá eu tento desmistificar a surdez, pois quando as pessoas leem essa palavra vão logo pensando bobagens como: todo surdo é mudo, todo surdo usa língua de sinais, todo surdo precisa de interprete, todo surdo estuda em escola especial. Os surdos oralizados existem e têm necessidades muito diferentes dos surdos sinalizados.

tt: E a oportunidade de transformar o blog em livro? Como surgiu?

Tive a ideia, falei com uma editora, e, um ano depois, o livro foi lançado.

tt: Quais são os seus planos?

Fazer lançamentos do livro em várias cidades do país para poder conhecer os leitores do Crônicas que estão espalhados por esse Brasil.

tt: Qual é o seu recado para as pessoas que sofrem ou se sentem entristecidas com essa deficiência?

Assumam-se! É impossível disfarçar o indisfarçável. Façam um esforço para se adaptar aos seus aparelhos auditivos, informem-se sobre surdez em vários níveis (de legislação à tudo o que for possível), não fique em casa isolado sofrendo, tornem-se disseminadores de informação, ajudem a desmistificar a surdez, lutem por acessibilidade. A vida é curta e o que ela quer de nós é coragem.

tt: E sobre acessibilidade? O que você acha que falta?

Acessibilidade para quem não escuta: legendas na TV aberta e paga em todos os programas, atendimento por chat/SMS em bancos, cartões de crédito, bombeiros, polícia, legendas nos cursinhos com videoaulas e muitos outros.

Continue Reading
Advertisement
8 Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entretenimento

Hits do Carnaval: estas são as músicas que não podem faltar na sua playlist!

Published

on

Hits do Carnaval: estas são as músicas que não podem faltar na sua playlist!
Divulgação

E já está entre nós o Carnaval 2020. A época mais animada e colorida do ano está invadindo o Brasil com bloquinhos mil e, é claro, muita música. Afinal, é tudo o que a gente precisa pra arrasar, né? Além de looks incríveis e maquiagens babado, a todateen também te ajuda a selecionar os hits que não podem faltar na sua playlist. Já pode ir decorando as letras e as coreôs!

+ Teste: qual é a playlist do seu Carnaval? 
Existe um bloquinho 100% feminino – e é dedicado à Beyoncé!
6 acessórios para arrasar no carnaval <3

Confira!

Pabllo Vittar ft. Psirico | Parabéns

A música de Pabllo Vittar com Psirico integra a parte 1 do álbum 111, o terceiro da drag queen. Apesar de ter sido lançada em 2019, a faixa segue super em alta e ganhou um clipe simplesmente impecável, todo monocromático, com muita coreografia e aquela surra de popô que só Pabllo nos proporciona. Tem tudo para ser um grande hit!

Lexa | Aquecimento da Lexa

Aquecimento, da Lexa, é um dos últimos lançamentos da cantora e, mesmo sem seus vocais, a música já é um sucesso e promete agitar os dias de folia com um batidão frenético. 

Anitta ft. Mc Rebecca, Luisa Sonza e Lexa | Combatchy

Hit faz assim! O projeto Brasileirinha, de Anitta, contou com a faixa Combatchy que, assim que foi lançada, viralizou na internet devido ao videoclipe incrível e à batida super contagiante. Como a própria música já avisa, esse clipe é “surra de bumbum”, miga! 

Lexa | Treme Tudo

A grande aposta de Lexa para esteCarnaval acaba de ser lançada! Com uma pegada toda futurista, a cantora lançou um clipe super produzido para Treme Tudo, com direito à coreografia e muito rebolado. Alguém tem dúvidas de que o hit vem?

Ivete Sangalo | O Mundo Vai

Se tem Carnaval, tem muito axé! E onde tem axé, tem a rainha Ivete Sangalo, né miga? A baiana lançou a eletrizante O Mundo Vai, que logo no início já anuncia: “Música do Carnaval!”. No clipe, Ivete aparece fantasiada, cai na folia e curte muito os bloquinhos. A-ma-mos!

Pabllo Vittar | Amor De Que

Amor De Que se tornou em poucas semanas uma das músicas mais virais de Pabllo Vittar. Lançada junto com seu último álbum, o 111, a faixa viralizou assim que caiu nas redes. Com melodia contagiante e letra sincerona, a drag queen conquistou o público e, de fato, essa será uma das músicas mais tocadas nos dias de folia. Olha só!

Anitta ft. Psirico | Jogação

Além de Pabllo Vittar, Anitta também apostou em uma parceria com Psirico para sua música de Carnaval. Com a faixa Jogação, que é super contagiante, a cantora já conquistou o público. Não dá pra negar: é impossível ficar parado com essa música! 

Pedro Sampaio | Aquecimento do Pedro Sampaio

Após tantos hits como Fica À Vontade e Chama Ela, com Lexa, Pedro Sampaio apostou em batidas eletrizantes para a faixa Aquecimento do Pedro Sampaio. A música é uma grande aposta do carnaval e promete agitar os bloquinhos. 

Claudia Leitte | Let´s Go

A nossa musa do axé também não ficou de fora dessa! Claudia Leitte vem apostando, ano após ano, em músicas para o carnaval. Mas, parece que desta vez ela acertou em cheio com um axé dos bons para tirar todo mundo do chão! Preparadas para curtir o carnaval ao som de Let’s Go?

Dayvi ft. Victor Cardenas e Kelly Ruiz | Baila Conmigo

A faixa Baila Conmigo é a mais recente viral no mundo. Após ter viralizado no Tik Tok, a música passou a ser usada também por famosos e DJ’s, e acabou caindo no gosto popular. Mesmo sem possuir um videoclipe, o hit já ultrapassa os 12 milhões de visualizações no Youtube e 250 milhões de plays no Spotify. Além disso, a música ainda ganhou uma nova versão feita por ninguém mais, ninguém menos que Jennifer Lopez. Demais, né? 

Continue Reading

Entretenimento

IZA é plagiada por artista africado – e tem a melhor reação!

Published

on

IZA é plagiada por artista africado - e tem a melhor reação!
Reprodução/YouTube

Bafo no mundo pop! IZA está tão internacional que chegou até à África. Acontece que o sucesso no outro continente gerou também um caso plágio. É que os cantores Diamond Platnumz, da Tanzânia, e Tanasha, do Quênia, lançaram um clipe beeeem parecido com o de Brisa, sucesso da nossa musa.

Parecido? Praticamente igual, miga! O vídeo da música Gere é quase uma cópia da direção de arte de Brisa, com figurinos e cenários que vão muito além da ~inspiração~. Nas redes sociais, a cantora comentou sobre o assunto. Classuda que é, IZA encarou tudo com bastante bom humor.

IZA cria batom especial para peles negras – e nós amamos!
+ Bafo! IZA deixou os cabelos curtinhos e cacheados
IZA confirmada no Festival GRLS!

No perfil de Diamond Platnumz no Instagram, a diva deixou um recadinho…

ZA é plagiada por artista africado 1

Reprodução/Instagram

E foi bem irônica ao responder o comentário de um fã!

ZA é plagiada por artista africado 1

Reprodução/Instagram

Tá duvidando, miga?

Veja com os próprios olhos!

Continue Reading

Entretenimento

Queremos! Hairstylist das Kardashians lançará produtos a preços acessíveis

Published

on

Queremos! Hairstylist das Kardashians lançará produtos a preços acessíveis
Reprodução/Instagram

Entre os visuais baphos que faz em Kim Kardashian e as inúmeras mudanças de cabelo de Kylie Jenner, o hairstylist Andrew Fitzsimons vem trabalhando em um projeto pessoal incrível: trazer os melhores produtos para cuidados com o cabelo por preços acessíveis.

Provavelmente você já rolou seu feed e deu de cara com uma produção de Andrew, pois em seus 15 anos de experiência na indústria, o hairstylist já trabalhou com outras celebs além das Kardashians, como Bella Hadid, Hailey Bieber e até a brasileira Adriana Lima.

 

Ver essa foto no Instagram

 

The season for GLAM-glam… Chíc, shiny waves on @AdrianaLima #AndrewFitzsimonsHair @erinparsonsmakeup

Uma publicação compartilhada por Andrew Fitzsimons 🇮🇪 (@andrewfitzsimons) em

E, em seu novo projeto, Fitzsimons decidiu compartilhar seus anos de experiência com um mundo, lançando uma linha de produtos para cabelo bem diversificada. Os preços são beeeem mais baixos do que o convencional no mercado gringo, sendo que cada produto custa entre 3 e 12 dólares – uma média entre 13 e 50 reais.

+ Briga entre as Kardashians: Khloé diz que Kourtney arruinou festa do Oscar
+ Você não vai acreditar em tudo o que tem na brinquedoteca dos filhos da Kim Kardashian!
+ Mansão minimalista de Kim Kardashian vira meme e viraliza na web novamente

Além dos produtinhos especiais para o cuidado dos fios, a linha também conta com uma variedade de ferramentas para o cabelo, como escovas, secadores e prendedores. Em um post no seu Instagram, Andrew compartilhou mais detalhes sobre a novidade. Confira:

A linha é uma parceria com a empresa irlandesa Primark e todos os itens, que são cruelty-free, por enquanto só estão disponíveis nos Estados Unidos e na Europa.

Continue Reading
Advertisement
Combinação de Nomes

Todos os nomes possuem significados e juntos formam uma combinação única!

Digite nos campos abaixo e descubra nos mínimos detalhes.

 
Combinação de Signos

Confira a combinação de signos para todos do zodíaco

Descubra quais signos combinam no amor, sexo, trabalho e amizade. Faça quantas combinações desejar e compartilhe!

Mais Lidos

Copyright © 2020 - Website produzido por Perfil.com Ltda. Uma parceria de conteúdo Perfil Brasil e Editora Alto Astral. Este site é parceiro do UOL Entretenimento.