Fale conosco

O que vc está procurando?

TodaTeen

Entretenimento

BBB21: como a resistência à bissexualidade de Lucas reflete a invisibilidade de bissexuais no Brasil

BBB21: como a resistência à bissexualidade de Lucas reflete a invisibilidade de bissexuais no Brasil
BBB21: como a resistência à bissexualidade de Lucas reflete a invisibilidade de bissexuais no Brasil

Na madrugada deste domingo (7), o BBB21 se mostrou o reflexo exato de como a sociedade brasileira trata a pessoa bissexual. Isso porque Lucas Penteado, que até o momento não tinha falado sobre sua sexualidade, beijou Gilberto, que é assumidamente homossexual, e causou um enorme debate na casa.

É que os outros participantes, como Lumena, começaram a questionar a sexualidade do ator e insinuaram até que ele poderia estar se promovendo em cima de uma suposta bissexualidade. Por outro lado, Lucas contou que nunca tinha se assumido antes e tinha até receio de como poderia ser a reação das pessoas ao seu redor, visto que ele é um homem preto vindo da periferia.

A inquisição foi tanta em cima do garoto que ele decidiu sair da casa.

o que tudo isso demonstra?

A saída de Lucas após assumir sua sexualidade e protagonizar o primeiro beijo gay entre dois homens pretos, em um reality que já está há 21 anos no ar, é emblemática.

A desconfiança e a pressão para ter assumido essa sexualidade anteriormente é ridícula. Primeiro, porque ninguém deveria ter que “assumir” nada. Não é nem um crime gostar de um ou mais gêneros e, portanto, isso não deveria fazer diferença na vida de alguém. Mas, de toda forma, se a maneira que ele escolheu de mostrar que é bi foi beijando outro homem em rede nacional, a atitude deveria ser, no mínimo, aplaudida por tamanha coragem.

Como a maldade de Karol Conka pode ser ignorada pelos participantes?

Na edição anterior, quando a médica Marcela Mc Gowan falou sobre sua bissexualidade (fato que também aconteceu em primeira mão no programa. Ela mesma já admitiu que antes, pouquíssimas pessoas sabiam disso), tudo foi aceito muito tranquilamente e não houve nenhum questionamento.

Por que com Lucas, que já estava claramente marginalizado na casa, tudo se torna maior? E mais, por que ele deveria dar satisfação de sua sexualidade para outros participantes? E, nisso, vale lembrar que sexualidade não é algo fluido e atemporal. Sempre há tempo para se descobrir e decidir se quer ou não agir sobre aquilo.

Mulher também comete assédio? Uma reflexão sobre o caso Karol Conká e Arcrebiano no BBB21

A atitude das participantes, principalmente de Lumena e Pocah (que inclusive baseia sua carreira aqui fora “acolhendo” pessoas LGBTQIA+), foi errada e preocupante. Não se coloca em cheque a sexualidade de ninguém. O que aconteceu lá dentro não deveria acontecer em momento nenhum. Como pode, justo quando a pessoa decide se assumir, vir outra e gritar a plenos pulmões que na casa “também tem bi e também tem lésbica”.

Ora, então só por isso ele não poderia viver o momento dele, ter os medos e inseguranças dele?

O fato é que Lucas não tem sua sexualidade estereotipada. Ele não avisou a ninguém, não saiu dançando Britney Spears e não comentou sobre os homens que acha bonito, da mesma forma que também não falou das mulheres e nem agiu como um “homem hétero”.

Lucas passou pelo que muitos bissexuais passam diariamente: a descrença de sua sexualidade. O jeito com que ele foi tratado na casa foi extremamente significativo. O fato dele ter pedido para sair após beijar outro homem e não encontrar acolhimento pode ter chocado muitos internautas que acompanham o programa, mas para quem vive isso na pele, é só mais um dia comum.

Combinação de Signos

Confira a combinação de signos para todos do zodíaco

Descubra quais signos combinam no amor, sexo, trabalho e amizade. Faça quantas combinações desejar e compartilhe!

Combinação de Nomes

Todos os nomes possuem significados e juntos formam uma combinação única!

Digite nos campos abaixo e descubra nos mínimos detalhes.