Fale conosco

O que vc está procurando?

TodaTeen

Entretenimento

Bem-educada

A colunista Annie Müller fala sobre educação, amor e uma sociedade mais fofa <3

Escola

Escola

Está certo que falar em educação nos remete apenas a papo chato: é a mãe zunindo ao nosso ouvido “seja mais educada, minha filha!”, os professores em sala de aula reclamando “não lhe deram educação em casa?”. E, assim, a gente passa a adolescência, ouvindo de todos o que mais devemos ser justamente no período em que menos nos preocupamos em parecer educadinhas.

Agora, passado algum tempo da fase eu-não-me-importo-com-ninguém, dou conta que o conceito de educação vai muito além do respeito às normas da sociedade. É respeito ao outro e, tanto quanto, a si mesmo. Sabe por quê?
Porque se você respeita o outro, se faz respeitado. Explicando: aquela professora que pega no pé e diz que você fala demais, só vai respeitá-la caso você saiba a hora de parar (quem vos fala aqui é um exemplo vivo). Difícil, difícil, mas a física é óbvia e dois corpos não podem ocupar o mesmo espaço ao mesmo tempo. Nem duas falas, pois elas se sobrepõem e não se entende nada. Ou seja, liberte-se do seu eu para escutar o outro.

***

Escola

Repare à sua volta: o mundo está mesmo maluco, mais maluco do que nunca antes. A gente não entende, porque não viveu no passado, mas o presente é assustador: em qualquer capital, neste exato momento, pessoas brigam no trânsito, xingando com os piores palavrões. Pessoas não cumprimentam os próprios vizinhos, porque na era dos prédios de, no mínimo, 20 andares, cada um vive no seu particular. Pessoas não agradecem aos pais, aos amigos, aos deuses. Mas todas elas postam imagens fofas e de muito amor no Insta e no Facebook.
No mundo real, onde está todo esse amor?
E ter educação é prova de amor ao vivo.

***

Escola

Numa certa época, há alguns anos, eu cheguei a pensar que o brasileiro era mais boa gente do que a maioria. Isso porque eu confundia sorriso com educação, abraço com preocupação. Mas a verdade é que o sangue latino e a vida ao litoral nos faz quentes, porém não mais solidários que o resto do mundo.
Muitos de nós somos educados ou amigos quando convém, ou apenas com um pequeno grupo, cada dia menor, e a consequência disso é a maluquice toda que comentei logo acima.
Não me levem a mal. A gente pode melhorar, sim.
E por que ser educada interessa? Por que falar sobre educação? Coisa mais chata!
Até que um colega passa a perna em você ou alguém corta a sua frente em alguma fila. Até que virem a cara ou resmunguem no lugar de agradecer.
A grande questão é essa: só mudamos quando o problema bate à porta – quando sentimos na pele.
Mas, e se começarmos agora, com a ação mais simples de todas? Passando a compartilhar mensagens queridas também fora das redes sociais, estaremos desenhando uma sociedade mais bem-educada – e, sem dúvida, muito mais fofa de viver.

Um beijo,

Annie.

Annie Müller Comunique-se com a Annie nas redes sociais: @anniepmuller.

Conheça os livros da autora e nossa colunista da revista tt acessando o site www.anniemuller.com e www.aturmadomeet.com.br.

Compre os livros online em www.livrariacultura.com.br e www.saraiva.com.br.

1 Comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Combinação de Signos

Confira a combinação de signos para todos do zodíaco

Descubra quais signos combinam no amor, sexo, trabalho e amizade. Faça quantas combinações desejar e compartilhe!

Combinação de Nomes

Todos os nomes possuem significados e juntos formam uma combinação única!

Digite nos campos abaixo e descubra nos mínimos detalhes.