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Benefícios que a água garante para o corpo

A água é essencial e traz diversos benefícios para o seu corpo

Aquela velha história de que é preciso tomar água todos os dias não é lenda, não. Este líquido bem simples garante diversos benefícios ao seu organismo – e é muito importante! Afinal, a sua falta pode trazer muitas consequências ruins. Então, vamos entender melhor o que ela faz por você?

cachorro bebendo água

Mantém o organismo funcionando

Tem quem não dê nada para a água: um líquido simples, transparente, sem sabor e cheiro… Mas por apostar que ela faz uma diferença enorme na sua vida. O corpo é composto em sua maioria por ela, mas acaba sendo eliminada durante todo o dia na urina, suor e até nas lágrimas. Por causa disso, a sua reposição deve ser feita a todo o momento e o organismo só funciona muito bem quando está hidratado. “Podemos sobreviver muitos dias sem comida, mas poucos sem água”, explica a nutricionista Shalimar Diniz. A sua falta pode acarretar em inchaços, ressecamentos, desidratações e infecções. No pior dos casos, ficar sem água pode levar uma pessoa a óbito, #eita.

gato bebendo água

Tem muitas funções

* Hidrata o corpo, ajuda a deixar a pele, cabelo e olhos saudáveis.

* Além do funcionamento do organismo, ajuda no transporte dos nutrientes, é boa para o cérebro e respiração.

* Também ajuda na limpeza, já que filtra e elimina impurezas.

* Regula a temperatura corporal, o que é essencial para a nossa sobrevivência.

* Dá uma help até para a sua beleza: dá brilho, suavidade e elasticidade para a pele, além de melhorar cicatrizes, espinhas e até celulites.

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selena gomez água

Na quantidade certa

Será que existe uma fixa e ideal para todo mundo? Se você pesquisar em qualquer lugar, verá que o recomendado é, em média, dois litros por dia. Mas tudo pode depender também da sua idade, lugar onde mora (se é frio, quente, litoral…) e até se costuma praticar atividade física. Aí, é mais por uma questão pessoal mesmo. Ah, uma forma de saber se está hidratada é pela urina: quanto mais clara, melhor. E nada de beber água só quando tiver sede: “ela é um alerta. A garganta vai secando e você pensa em buscar ‘alívio’ em qualquer bebida açucarada. Mas não se iluda, seu corpo grita por água!”, aconselha Fernanda Castelo Branco, nutricionista.

melancias dançando

Água tem em vários lugares

E se você não está tão acostumada assim a tomar, pode começar aos poucos. Adicione também à sua alimentação águas saborizadas, aromatizadas, água de coco e frutas com bastante líquido (melancia, melão…), vesduras e legumes. É importante entender que ingerir água não é só bebê-la, já que os alimentos também pode ajuda-la nessa.

Consultoria: Shalimar Diniz e Fernanda Castelo Branco, nutricionistas

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