Fale conosco

O que vc está procurando?

TodaTeen

Comportamento

Papo mais do que sério: Bullying e Cyberbullying. Vamos parar?

Bullying e Cyberbullying são dois assuntos sérios e devem ser discutidos

Campanha Antibullying
Campanha Antibullying Foto: Divulgação

Bullying e Cyberbullying são duas coisas que, infelizmente, estão sempre ocorrendo no mundo inteiro. Recentemente, aconteceram dois casos que estão na mídia, o que nos faz pensar que isso precisa, de qualquer jeito, parar.

Cyberbullying

Bullying Maisa

Reprodução

Na última sexta-feira (8), Maisa Silva foi alvo de ataque na internet com comentários inapropriados, exigindo que a apresentadora mirim fizesse um filme pornô ao completar 18 anos (ela tem apenas 14 anos). Outros menores de idade foram citados nos comentários, como Larissa Manoela e Jean Paulo. O caso foi parar na delegacia e está sendo investigado. Além de Maisa, outros famosos, maiores de idade ou não, já sofreram esse tipo de ataque. Infelizmente qualquer um pode passar por isso, seja uma pessoa pública ou alguém mais reservado. Então, temos que estar ligados em que atitude tomar e como nos prevenir.

Cyberbullying, o que fazer?

Ter qualquer uma de suas redes sociais invadidas por comentários que te ofendam é um caso sério e deve ser compartilhado com a polícia. A pessoa sem noção que faz esse tipo de coisa acredita que nunca vai ser descoberta, mas é aí que mora o engano… O que muita gente “valentona” não sabe é que dá pra descobrir quem fez a agressão rastreando o computador. Evitar o cyberbullying, infelizmente, não é algo que está em nossas mãos. Sempre irão existir pessoas desocupadas gastando o tempo querendo diminuir alguém. Mas podemos tomar algumas atitudes para nos prevenir ao máximo e, aos poucos, diminuir esses acontecimentos.

1- Se você é menor de idade e passar por isso, imediatamente deve recorrer ao seus pais!
2- Tire print de todos os comentários e converse sobre isso com alguém antes que eles sejam apagados
3-  A maioria dos ataques na internet vem de perfis fakes, então não aceite amigos dos quais você nunca ouviu falar em nenhuma rede social.
4- Bloqueie suas fotos, assim só quem é seu amigo terá acesso a elas!
5- Nunca deixe sua senha registrada em outros computadores. Quem sabe uma pessoa mal intencionada entra em alguma rede social sua e faz coisas que não te agrada, né?
6- Não compartilhe fotos ou curta comentários que aprovem esse tipo de comportamento.
7- Ajude a denunciar páginas que incentivam esse tipo de atitude

SAIBA MAIS

As principais diferenças entre a escola e a faculdade que ninguém nunca te contou

Katy Perry faz doação a estudantes de escola pública

12 coisas que queríamos dos filmes e séries na nossa escola

Bullying

Reprodução

Reprodução

Essa semana, na Rússia, um garoto morreu devido aos ataques homofóbicos de colegas de sala. Sergei Casper, de 17 anos, foi agredido verbalmente e fisicamente dentro da sala de aula. Estudantes o amarraram no banheiro e depois de tentar afogá-lo na privada e xingá-lo, eles o levaram carregado até a sala, onde novamente foi vítima de risadas e piadas. Com um plástico filme amarrando suas pernas e braços, Serguei perdeu o equilíbrio e bateu com a garganta na quina da mesa da professora.

Você já deve ter visto um amigo virando a piada da turma e, sem perceber, deu risada da situação. Achar graça da piada de alguém faz essa pessoa ganhar fama de engraçado, certo? O problema é quando o alvo da piada não gosta nadinha dessa situação e, por timidez ou medo, fica isolado e quieto. Nesse caso, a brincadeira perde a graça e a piada vira bullying. E você, que deu risada, acaba sendo cúmplice disso.

Bullying, o que fazer?

O bullying é sempre praticado por alguém que precisa se mostrar forte pra todo mundo ou que deseja ser o centro das atenções. Só que, na cabeça desse garoto ou dessa menina, o jeito mais fácil de parecer superior é humilhando e ofendendo alguém que, na maioria das vezes, não tem coragem de revidar os ataques. Se você sofre ou vê alguém sofrendo bullying, precisa agir.

1- Se você é super na sua e jamais teria coragem de revidar o bullying, procure não se isolar no colégio. Existe sempre uma galera que tem mais a ver com você e que a curte do jeitinho que é. Fique perto deles.
2- Não fique calado. Se você está sendo alvo de ataques, se defenda, mostre que você não curte o que estão fazendo. Se mesmo assim não resolver, procure autoridades ou, no caso da escola, a direção.
3- Nunca faça com os outros o que não gostaria que fizessem com você. Se você não quer ser zoado ou humilhado por alguém, não cometa esse erro.
4- Se o bullying é praticado por um amigo ou conhecido seu, crie coragem e dê um toque! Diga que colocar os outros pra baixo não é nem nunca vai ser algo bacana. E não tenha medo: “Tornar-se cúmplice fortalece o agressor”, explica a psicóloga Maria Tereza Maldonado.

É importante…

Devemos ter consciência de que nem todas as pessoas sabem lidar com essas situações e que, em vários casos, o bullying deixa marcas para sempre. Não vamos aceitar esse tipo de ataque, não vamos nos calar quando algo acontecer e, o mais importante: não vamos ser cúmplices disso tudo.

bullying gif

8 Comentário(s)

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Combinação de Signos

Confira a combinação de signos para todos do zodíaco

Descubra quais signos combinam no amor, sexo, trabalho e amizade. Faça quantas combinações desejar e compartilhe!

Combinação de Nomes

Todos os nomes possuem significados e juntos formam uma combinação única!

Digite nos campos abaixo e descubra nos mínimos detalhes.