Fale conosco

O que vc está procurando?

TodaTeen

Comportamento

Solução sustentável e confortável: tudo o que você precisa saber sobre as calcinhas absorventes

Solução sustentável e confortável: tudo o que você precisa saber sobre as calcinhas absorventes
Solução sustentável e confortável: tudo o que você precisa saber sobre as calcinhas absorventes

Os absorventes descartáveis são mais que uma realidade entre as mulheres de hoje. Eles atendem as necessidades da garota que está ~naqueles dias~ e possuem várias utilidades, como os protetores diários, usados quando seu fluxo é menor, os noturnos, para fluxos intensos e aqueles pós-parto.

Porém, você sabia que eles podem ter um grande impacto ambiental? De acordo com um levantamento feito pela Ecycle, estima-se que a mulher faz uso de cerca de dez absorventes descartáveis em cada ciclo menstrual, e de dez mil a 15 mil da puberdade até a menopausa. Muita coisa, né?

+ Xô, candidíase: o que é, como prevenir e quais são os tratamentos?

E o Brasil não possui um programa de reciclagem especializado em cuidar da decomposição desse produto. Números são do Instituto Akatu mostram que noventa por cento do material utilizado na calcinha é plástico e demora mais de 400 anos para se decompor, então ele irá ficar muito tempo por aqui!

Existem muitas soluções sustentáveis a esse problema hoje em dia e uma delas é a calcinha absorvente. Conversamos com a obstetriz e fundadora da marca de coletores menstruais Inciclo, Mariana Betioli, para saber tudo sobre essa nova opção e incentivar você a se jogar nessa! Confira.

+ Pobreza menstrual: conheça o projeto “Fluxo Sem Tabu”

o que é a calcinha absorvente?

As calcinhas absorventes são como calcinhas comuns, mas que absorvem a menstruação. Elas garantem um período menstrual mais saudável e confortável, pois dispensa o uso de qualquer absorvente. Elas possuem um forro especial, que geralmente é feito de fibras naturais, à prova d’água e seguro de bactérias e fungos. Além disso, garantem too o conforto, mesmo durante fluxos mais intensos.

como funciona?

De acordo com Mariana, os tecidos que compõe a calcinha ficam intercalados estrategicamente para que você fique sequinha, além de garantir que o sangue não passe paro outro lado, o que passa mais segurança.  Além disso, é importante ressaltar que por serem antimicrobianos, fazem com que a proliferação de bactérias e fungos seja muito menor do que em absorventes convencionais, garantindo mais a saúde íntima feminina.

tem segredo na hora de colocar?

Não mesmo! Segundo a especialista é como uma calcinha normal, sem segredos na hora de colocá-la ou removê-la. “É só vestir a calcinha que você já estará protegida e confortável“, afirma.

posso usar por quanto tempo?

Elas garantem boa absorção por pelo menos dois anos. O tempo de uso varia de acordo com a quantidade de lavagens, geralmente aguentam até 50. Quanto ao uso diário, Mariana explica: “Ela deve ser lavada no máximo a cada 12 horas, isso vai depender do seu fluxo. Depois de seca, já pode ser utilizada novamente“. Nessa você já reduziu bastante o uso dos absorventes descartáveis, né mana?

A especialista ainda dá dicas de como você pode fazer a lavagem corretamente para preservá-la e fazê-la durar por muito tempo: “Ela pode ser lavada na máquina normalmente, mas para garantir maior durabilidade, é importante lavar somente em água fria e não passar a calcinha à ferro“.

é boa para qualquer tipo de fluxo?

É importante se atentar e conhecer bastante o próprio fluxo menstrual, que varia muito de mulher para mulher. Existem muitos tipos de calcinha absorvente no mercado, basta pesquisar o modelo ideal para você e para a intensidade da sua menstruação. Na Inciclo, há quatro modelos diferentes de calcinha, para todos os corpos: a Ativa, Conforto, Basiquinha e Clássica. “É só escolher a que você gostar mais, todas possuem o alto poder de absorção e conforto – elas não marcam a roupa e não apertam“, afirma a obstetriz.

vantagens de aderir à calcinha absorvente

Como já foi citado, as calcinhas absorventes são uma ótima opção para ajudar mais o meio ambiente. A diminuição do uso fará o planeta ter menos plástico em decomposição além de você abolir os gastos com pacotes de absorventes descartáveis todo mês. Sustentável e econômica, né?

As calcinhas não abafam a região íntima e deixam a vulva respirar, por isso são muito mais saudáveis do que o uso de absorventes descartáveis. Além disso, são soluções muito mais econômicas, sustentáveis e confortáveis. Vale a pena experimentar“, finaliza Mariana Betioli.

Outra ótima solução já abordada no site, são os coletores menstruais! Se você ainda não viu, clica aqui e confere essa dica maravilhosa e também super sustentável <3.

Combinação de Signos

Confira a combinação de signos para todos do zodíaco

Descubra quais signos combinam no amor, sexo, trabalho e amizade. Faça quantas combinações desejar e compartilhe!

Combinação de Nomes

Todos os nomes possuem significados e juntos formam uma combinação única!

Digite nos campos abaixo e descubra nos mínimos detalhes.