Connect with us

Saúde

Ciclo menstrual: você não vai acreditar no que acontece com você em cada fase!

A lua e estações do ano tem tudo a ver com as mudanças em você, vem entender!

Published

on

ginecologia emocional

Todos os meses, nosso corpo se transforma. Ao longo de 28 dias, em média, passamos por altos e baixos durante o ciclo menstrual. Em alguns dias estamos animadas, outros querendo que o mundo exploda – e parece que só tem a ver com o nosso jeito mesmo, né? Mas miga, os hormônios influenciam (e muito!) parte do que sentimos ao longo de um mês. Entender em qual fase seu corpo se encontra, ajuda você a lidar melhor com tantas mudanças.

Somos como a Lua, que se transforma todos os meses e passa por quatro fases. Tudo está conectado, miga. Isso é o que nos conta a Kareemi, que é facilitadora da Ginecologia Emocional. Ela explicou tudinho sobre o nosso ciclo menstrual e as quatro fases que enfrentamos ao longo do mês. Vem saber mais!

via GIPHY

Fases do Ciclo Menstrual

Você sabia que não é a TPM (tensão pré-menstrual) que nos deixa irritadas ou muito tristes? Na verdade, ela só acentua comportamentos em nós que já existem ao longo do ciclo menstrual. “Eles ficam muito mais fortes próximo da menstruação para nos mostrar quais comportamentos a gente precisa cuidar para não serem repetidos no próximo ciclo”, explica Kareemi, facilitadora da ginecologia emocional.

Isso quer dizer que se você já é impaciente, quando chegar a TPM vai ficar ainda mais. E não é por isso que você deve odiar essa fase, viu? Ela é uma forma de autoconhecimento, alerta Kareemi. “Ela tá mostrando quais são os nossos comportamentos e o que nós precisamos melhorar e tomar cuidado para o ciclo que vai começar”.

Para você se direcionar para o começo de um novo ciclo menstrual, a Kereemi nos ajudou a entender cada uma das quatro fases que passamos ao longo do mês. Com isso, você consegue se preparar para as mudanças físicas e psicológicas que o seu corpo vai pedir. “É muito importante esse recolhimento para uma conexão com nós mesmas e com nosso emocional, para a gente saber como fluir nesse ciclo que está se abrindo”, conta Kareemi.

Nós somos Lua e estações do ano

Temos quatro fases no ciclo menstrual e cada uma delas batem muito com as fases da lua. Por exemplo, quando estamos mais introspectivas, tem a ver com a lua nova – ela representa um momento de preparação. Já a lua cheia refere-se ao nosso período fértil,  já que a nossa beleza está muito mais forte e aparente. E por aí vai, miga!

 

Antigamente, a lua influenciava no ciclo menstrual e fazia com que todas nós menstruássemos juntas, acredita? E mesmo não sendo mais assim, a Kareemi conta que as influências continuam. “Ela mexe com as nossas fases também, pois, se a lua influencia um oceano inteiro com as suas marés, não vai influenciar em nós mulheres? Que temos o corpo composto por 70% de água?”, explica.

Já percebeu que são quatro estações ao logo do ano, assim como o nossos períodos ao longo do ciclo menstrual? Cada uma delas, tem a sua particularidade. O inverno, em que ficamos mais reservadas. O verão, onde estamos radiantes. A primavera, em que florescemos. E o outono, que recomeça ciclos.

 

ciclo menstrual

Fotomontagem: Fernanda Yamazato

Menstruação: Lua Nova

via GIPHY

Tudo começa ao primeiro sinal de sangue, seja na calcinha ou no xixi. Uma nova fase se inicia, assim como na Lua Nova. Essa é fase de ficar mais quietinha. “Seu corpo estará trabalhando na sua limpeza e renovação”, explica Kareemi.

Durante essa fase do ciclo menstrual, também podemos compará-lo com o inverno. Você vai querer ficar mais na sua e seus hormônios terão abaixado bastante. Por isso, diminua o ritmo, planeje metas e entre em contato com você mesma – já que sua intuição vai estar em alta!

Bom momento para: assistir um filminho na Netflix, terminar uma série e colocar o sono em dia.

Fase folicular: Lua Crescente

via GIPHY

Acontece logo após a menstruação. Você colocará em prática tudo que planejou na fase anterior! “Sua energia estará aumentando, assim como a Lua Crescente”, conta Kareemi. Aqui é o caminho até o período fértil, então nossas taxas hormonais também estarão crescendo. Você estará mais produtiva, aberta às novidades, sentindo-se mais bonita e com a pele ótima!

Bom momento para: se dedicar aos estudos, começar novos projetos e atualizar o feed do Instagram.

Fase ovulatória: Lua Cheia

via GIPHY

Os hormônios estarão lá em cima e você estará mais forte e reluzente, assim como é a Lua Cheia. Vai chamar atenção e os desejos ficarão aflorados. “Cada garota terá um tempo para essa fase, já que a ovulação pode variar – dependendo de quantos dias dura o seu ciclo”, alerta Kareemi.

Bom momento para: beijar, curtir com o/a crush (sempre se protegendo) e dar rolês!

Fase lútea: Lua Minguante

via GIPHY

Acontece ao final do ciclo e você ficará mais cansada e sem energia. Assim como a Lua Minguante tem sua luz reduzida, os hormônios também ficarão reduzidos no corpo. Você estará mais fechada e indisposta, já que é nessa fase que a TPM chega. “As emoções ficam mais intensas para mostrar quais comportamentos temos que melhorar no próximo ciclo”, explica Kareemi.

Bom momento para: cuidar de si mesma, ficar mais na sua e comer o que está com vontade.

Comportamento

Guia da yoga para iniciantes com Priscilla Leite

Published

on

Guia da yoga para iniciantes com Priscilla Leite
Divulgação / Rawpixel

A brasileira Priscilla Leite é professora de yoga pioneira na produção de conteúdo gratuito sobre a prática no YouTube, com seu canal Pri Leite Yoga (que está no Instagram como @canal.da.pri). Residente de Los Angeles, com o esposo Darren e a cachorrinha Sky, a professora publica semanalmente vídeos a partir do feedback de seus mais de 749 mil inscritos.

“A ideia de criar o canal veio para ajudar as pessoas que não tinham acesso à prática de yoga, seja por razões financeiras, horário ou até mesmo por não ter um estúdio ou professor em sua cidade. Na época eu já dava aulas de yoga online para uma plataforma paga americana, e decidi gravar em português também e oferecer no YouTube que é uma plataforma gratuita. Nunca imaginei que o canal iria crescer tanto e tocar tantas vidas. Fico muito feliz por ver mais pessoas interessadas na prática e por poder facilitar esse encontro”.

Mas por que praticar yoga? Segundo a professora Leite, trata-se de um exercício para a saúde mental e foco.

“É muito comum que qualquer pessoa fique dispersa em algum momento durante o dia. Afinal, são inúmeras as tarefas cotidianas e quase infinitos os pensamentos que povoam nossas mentes diariamente, nos deixando mais estressados. O Yoga nos ajuda a pensar com mais clareza, e consequentemente, ajuda a aliviar os níveis de ansiedade e promover a calma”.

Para te ajudar a ingressar na yoga da melhor forma, a todateen bateu um papo com a Pri Leite, que respondeu nossas principais dúvidas e separou algumas posições que auxiliam na hora de reestabelecer o foco.

Como manter uma rotina de exercícios na quarentena?

Procure criar um ritmo. Eu diria que um ritual matinal ajuda muito. Às vezes eu até escrevo no meu caderno na noite anterior sobre o que vou fazer no próximo dia e em qual ordem – procuro colocar o meu momento comigo mesma antes de ler e-mails ou realizar outras tarefas, por exemplo.

O mais importante sobre manter a rotina de exercícios é saber que você vale a pena, e mesmo que um dia não role, volte no outro dia e comece outra vez. Disciplina é algo flexível que se adota a nossa vida. Muitas pessoas pensam que se faltar um dia exercício não é pra elas e pronto. Não é bem assim… Lembre-se que é uma prática e não um ponto final.

Existe alguma restrição à yoga? Algum quadro de saúde em que não se indica a prática?

Na dúvida é sempre bom consultar o seu médico, ele é o profissional que pode dizer quais quadros possuem restrição.

O que é preciso para começar?

Somente você. Vista algo confortável – pode até mesmo ser o seu pijama! E pratique no chão mesmo, ou coloque uma coberta ou colchonete para ficar mais confortável. Existem vários tapetes de yoga que podem fazer a prática mais confortável, mas não são necessários. Tudo o que você realmente precisa é dedicar o seu tempo e movimentar o seu corpo com atenção.

Pode nos dizer quais dicas gostaria que todo mundo que está pensando em praticar yoga ou no comecinho da rotina deveria escutar?

Não se cobre! Eu penso no meu relacionamento com a prática de yoga como algo a longo prazo, não uma ficada de uma noite. Exige paciência, tempo e dedicação. Mas quando você se apaixona pela prática isso vale a pena. A parte mais difícil é começar. Por isso, comece agora.

Preparada? Confira algumas posições para te ajudar a focar!

savasana

Essa postura de Yoga é poderosa e traz diversos benefícios para quem a pratica como: produzir grande relaxamento para o corpo curando os transtornos causados pelo excesso de tensão, reduz terapeuticamente o risco de arritmia cardíaca, ataque cardíaco, pressão alta e colesterol e tem um efeito excelente contra a fadiga física e mental, acalmando as ondas cerebrais e estimulando a endorfina, serotonina e melatonina, hormônios que atuam no bem-estar e rejuvenescimento corporal.

Veja como fazer:

Deitado em um tapete de yoga, edredom ou até mesmo no chão comece se espreguiçando como se estivesse acabado de acordar. Feche os olhos se preferir e inale e exale profundamente. Solte cada tensão do seu corpo e deixe-o ficar pesado em direção a terra, se permitindo relaxar e aproveitar esses minutos consigo mesmo sem expectativas e julgamentos. Leve as mãos sob o coração e preste atenção na sua respiração.

postura do guerreiro 2

“Virabhadrasana” ou postura do guerreiro, é uma postura forte como indica o próprio nome. A sua prática desenvolve firmeza, estabilidade e determinação. Esta “asana” fortalece as pernas, ajuda no alinhamento da coluna, alivia dores na lombar e ajuda no aumento da capacidade pulmonar através da expansão do tórax, acompanhada de um “mudra”, pode ajudar no aumento da concentração.

A “asana” na imagem acima se refere a postura do guerreiro 2 em conjunto com o “mudra gyan mudra” que tem como objetivo reduzir a tensão e aumentar o nível de concentração. Essa postura é calmante e espiritualmente desperta.

Veja como fazer:

Em pé, abra as pernas e deixe os pés bem firmes sobre o chão, o peso do corpo deve ser bem distribuído pelos dois pés. Depois, leve o joelho direito para frente flexionando-o sem deixar passar do calcanhar e abra as mãos com a coluna ereta. Leve as palmas das mãos para cima e junte o seu dedo indicador com o polegar, como mostrado na imagem. Foque a sua atenção no seu dedo médio a sua frente. Mantenha a respiração profunda, soltando os ombros e relaxando os pontos de tensão do corpo e depois faça o outro lado.

postura da árvore

A “Vrkshásana” ou a postura da Árvore tem como benefícios desenvolver o equilíbrio e a consciência do alinhamento postural estimulando a coordenação neuromuscular. A posição aquieta a mente, estimula a intuição e a paciência.

Veja como fazer:

Com as solas dos pés firmes no chão, abra o joelho direito para a direita e leve as palmas das mãos para cima, juntando o dedo indicador com o polegar, como na imagem, e depois estique os braços. Respire e inspire com calma.

dicas extras

Para continuar centrado nessa posição é manter o foco no nariz, sempre olhando para baixo. Se quiser saber mais, é só conferir esse vídeo completo da Pri Leite.

Acompanhe a Priscilla pelas redes sociais e site (prileiteyoga.com.br). Para quem ama esse tipo de conteúdo, a professora tem novidade chegando!

“Estamos trabalhando para lançar a plataforma Yoga Co. em breve, assim como um app. Através delas você pode apoiar o meu trabalho através de assinaturas a preços acessíveis e ter acesso a conteúdo exclusivos como o meu podcast e mais!”.

Continue Reading

Saúde

6 dicas simples para quem está começando a se exercitar

Published

on

6 dicas simples para quem está começando a se exercitar
Reprodução/Amazon

Não é segredo que a atividade física é super importante para levar uma vida saudável, né? Pensando nisso, separamos algumas dicas bem simples para quem está começando a se exercitar. Dá uma olhada:

1. Nós sabemos que pode existir uma ansiedade para querer fazer vários tipos de exercícios, mas é importante conhecer e respeitar os seus limites, combinado?

2. Escolha um horário do dia que você tem mais disposição, assim o exercício renderá mais!

3. Independentemente do exercício escolhido, beber bastante água é essencial!

4. Além de nos oferecer mais bem-estar, criar uma rotina de exercício facilita o treino e ainda pode prevenir possíveis dores.

5. Escutar música durante o exercício pode deixar tudo ainda mais divertido. Então arrase na hora de escolher a playlist!

6. Por fim, não esqueça que a atividade física deve estar acompanhada de uma alimentação saudável.

 

Curtiu nossas dicas? Então não deixe de dar uma olhada nesses itens que estão disponíveis no site da Amazon:

Squeeze Tritan com Tampa de Rosca à Prova de Vazamento – https://amzn.to/35recvj

Reprodução/Amazon

Tapete Para Yoga em EVA, Evamax – https://amzn.to/32iGqGw

Reprodução/Amazon

Overball, 25Cm Circunferencia, Liveup Sports – https://amzn.to/33nSQw8

Reprodução/Amazon

Corda de Pular – Acte Sports – https://amzn.to/35mRMLM

Reprodução/Amazon

Top com Recorte nas Costas Colcci Fitness – https://amzn.to/2GUVIt7

Reprodução/Amazon

Calça legging, Max, Lupo – https://amzn.to/3igz1ND

 

 

 

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com o site da Amazon. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a TodaTeen pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/3a1r1fa

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/3d11kxr

Continue Reading

Comportamento

Setembro Amarelo: formas gratuitas de encontrar apoio psicológico

Published

on

Setembro Amarelo: formas gratuitas de encontrar apoio psicológico
Rawpixel

Setembro leva o título de “amarelo” por conta do Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, marcado pelo dia 10 deste mês. Essa data é uma memória ao americano Mike Emme, que tirou a vida em seu carro de cor amarela no ano de 1994. O tema começou a ser debatido em nosso país com maior ênfase em 2015, e desde então novos tópicos têm sido somados à discussão em volta do assunto que, mais do que nunca, precisa da atenção de todos.

Em meio a um período de isolamento social por conta da pandemia do coronavírus, encontrar ajuda pode parecer mais difícil. Por isso, a todateen reforça a importância de que você busque apoio psicológico profissional mesmo que seja online. Caso se deslocar até um consultório não seja uma opção, separamos uma série de iniciativas que tem como principal objetivo proporcionar atendimento gratuito e responsável pela web.

+ Setembro Amarelo: como a cultura do cancelamento está afetando nossa saúde mental

site oficial setembro amarelo

A campanha de “Setembro Amarelo” possui um site oficial: www.setembroamarelo.com . Além de informações oficiais sobre o movimento, uma cartilha completa para imprensa e agenda de eventos, o portal também oferece o setor “Encontre Ajuda”.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Setembro Amarelo – 🎗💛 (@setembroamarelo_2020) em

Após aplicar um filtro com a sua cidade, o site mostra diversos profissionais da área de saúde mental cadastrados no portal, com suas respectivas informações de contato. É fácil de manejar e há opções para todo o país.

centro de valorização da vida (cvv)

Caso precise de apoio imediato, não exite em discar 188 para contatar o Centro de Valorização da Vida (CVV), o qual presta apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo 24 horas todos os dias.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por CVV (@cvvoficial) em

Outra forma de contatar o CVV é pelo e-mail (que pode ser acessado aqui: https://www.cvv.org.br/e-mail/) ou chat (link: https://www.cvv.org.br/chat/).

psicologia viva

Para residentes do estado de São Paulo, o site Psicologia Viva disponibiliza atendimento psicológico online gratuitamente durante a quarentena. A plataforma, que permite que o usuário converse com psicólogos autorizados com sigilo e facilidade, não exige muitas informações no cadastro, o que facilita o agendamento.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Psicologia Viva (@psicologiavivabr) em

Acesse: www.psicologiaviva.com.br

escuta 60+

Para quem prefere evitar o atendimento por plataformas digitais, a iniciativa Escuta 60+ realiza atendimento gratuito por telefone para o público a partir dos 60 anos de idade. São oito terapeutas, entre psicólogos, psicanalistas e acompanhantes terapêuticos especializados na área de envelhecimento.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Escuta 60+ (@escuta60mais) em

O atendimento pode ser feito sem agendamento pelo telefone (11) 3280-8537.

saúde mental na rede

No município de Garanhuns, a residência Multiprofissional em Saúde Mental da Universidade de Pernambuco (UPE) realiza uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e o Serviço de Atenção Psicológica Professora Lindair Ferreira de Araujo (SAP/UPE). Desta colaboração nasceu o projeto “Saúde Mental na Rede”.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Saúde Mental Na Rede (@smnarede) em

A população interessada em receber acolhimento ou obter outras informações sobre saúde mental pode entrar em contato pelos telefones: (87) 98120-5433, (87) 99646-9123 e (87) 9.8149-2652. A iniciativa facilita o contato da população com o atendimento psicológico do Sistema Único de Saúde (SUS).

Continue Reading
Advertisement
Combinação de Nomes

Todos os nomes possuem significados e juntos formam uma combinação única!

Digite nos campos abaixo e descubra nos mínimos detalhes.

 
Combinação de Signos

Confira a combinação de signos para todos do zodíaco

Descubra quais signos combinam no amor, sexo, trabalho e amizade. Faça quantas combinações desejar e compartilhe!

Mais Lidos

Copyright © 2020 - Website produzido por Perfil.com Ltda. Uma parceria de conteúdo Perfil Brasil e Editora Alto Astral. Este site é parceiro do UOL Entretenimento.