Fale conosco

O que vc está procurando?

TodaTeen

Comportamento

Como ajudar alguém com ansiedade: Saiba o que fazer nessas situações

Se informar é muito importante para saber lidar com esse problema

Como ajudar alguém com ansiedade
Foto: Getty Images. Arte: Isadora Andrade

Como ajudar alguém com ansiedade?“, essa é uma pergunta que pode ser frequente tanto para quem tem ansiedade, quanto para quem convive com alguém ansioso. Por isso, procuramos ajuda profissional com a psicóloga Tatiana Leite, que tirou dúvidas sobre como agir nessas situações. Olha só:

“Será que tenho ansiedade?”

Primeiro, é importante reconhecer que a adolescência é um período repleto de transformações na nossa forma de ver o mundo, nos relacionarmos com as pessoas, e também no nosso corpo, o que pode gerar nervosismo e preocupações em determinados momentos, e nem por isso você tem transtorno de ansiedade. Segundo a psico, é preciso analisar se você é ansiosa, ou só está ansiosa em determinados momentos: “É importante observar se a preocupação parece não dar uma pausa. Quando a pessoa tem ansiedade, só consegue pensar em determinado problema, e isso causa mal estar e um excesso de preocupação. Esse é o momento de compartilhar o problema com outras pessoas que possam te ouvir e apoiar nessa situação”. Portanto, bora reparar quanto tempo duram suas preocupações, e se necessário, procurar ajuda profissional.

Giphy

“Como acalmar alguém, ou a mim mesma, durante uma crise de ansiedade?”

“Estratégias simples, como aprender a respirar profundamente, antes de tomar uma decisão, buscar entender o que te causa a ansiedade e desenvolver estratégias para enfrentar a situação são muito úteis. Além disso, exercícios físicos, dormir bem, ter amigos que a apoiem e conversar com a família são atividades que controlam a ansiedade. Porém, o mais importante é entender o que te causa a sensação de mal estar e buscar apoio emocional para passar essa fase de tantos conflitos, que é a adolescência”. Então, quando você se deparar com uma crise, busque respirar fundo quantas vezes forem necessárias para desacelerar, e procure falar com alguém que respeitará esse momento difícil e tentará acalmá-la com uma conversa. Tudo isso também é válido para o caso de você ver uma amiga, por exemplo, passando por uma crise de ansiedade. Faça com que ela respire fundo, não minimize o sofrimento dela, ouça o que ela tem a dizer, e mostre-se compreensiva, ok?

Giphy

“Como evitar a ansiedade?”

“Vale a pena lembrar que vivemos num mundo rápido e cheio de comparações. Em época de rede social, tudo é muito rápido, e o próprio celular, apesar de entreter, acaba sendo o causador da ansiedade, pois pode reforçar a  busca de um modelo ideal de corpo, vida, e outros aspectos. Por isso, fuja de modelos e busque se destacar por aquilo que te difere dos outros. Além disso, ouvir músicas e aprender a silenciar a mente com exércitos físicos, como aula de dança, luta, ou até mesmo a meditação, é muito importante. Por fim, também reforce sua autoestima, esteja ao lado de pessoas que te fazem sorrir e valorizam quem você é.”

E aí, aprendeu como ajudar alguém com ansiedade? Bora colocar em prática! Aproveite para descobrir qual é seu nível de ansiedade:

[playbuzz-item item=”86ab23e7-6a47-40a9-8edd-fbcc9b5e1b96″ wp-pb-id=”93408″]

Combinação de Signos

Confira a combinação de signos para todos do zodíaco

Descubra quais signos combinam no amor, sexo, trabalho e amizade. Faça quantas combinações desejar e compartilhe!

Combinação de Nomes

Todos os nomes possuem significados e juntos formam uma combinação única!

Digite nos campos abaixo e descubra nos mínimos detalhes.