Fale conosco

O que vc está procurando?

TodaTeen

Comportamento

Como descobrir se você é intolerante ao glúten ou à lactose

Ingerir alimentos que contém glúten e lactose é uma prática comum. Afinal, tem muita gente por aí que não vive sem o leite matinal ou o pãozinho com manteiga. Mas não é todo mundo que pode consumir esses dois ingredientes. Será que você faz parte do grupo intolerante à lactose ou glúten?

Intolerância ao glúten

Como descobrir se você é intolerante ao glúten e à lactose

Foto: Shutterstock/Images

O glúten é uma proteína presente no trigo e outros cereais, muito utilizado na composição de alimentos, medicamentos, bebidas, entre outros. A principal origem é a pré-disposição genética, chamada doença celíaca. Ela costuma se manifestar a partir dos três anos de idade, mas tem gente que passa a sofrer com o problema mesmo na vida adulta.

Sintomas

Normalmente, as pessoas que têm intolerância ao glúten sentem muito desconforto ao ingerir alimentos que contenham a proteína. Entre os mais frequentes estão: diarréia, flatulência, fadiga, falta de apetite e anemia.

Cuidados

Se você suspeita que tem o problema, #partiu procurar ajuda médica para confirmar o diagnóstico e então começar uma dieta restrita. Você terá de abrir mão de alimentos que contenham trigo, centeio, aveia, cevada e malte. No geral, são pães, bolos, bolachas, macarrão, entre outros similares. Mas calma! Você poderá substituir os ingredientes e ter uma alimentação alternativa bem gostosa também!

Intolerância à lactose

Como descobrir se você é intolerante à glúten e à lactose

Foto: Thinkstock/Getty Images

De acordo com a nutricionista Gabriela Cantão, a lactose nada mais é do que o açúcar presente no leite e seus derivados. As pessoas que são intolerantes à lactose têm dificuldade em fazer a digestão desse alimento pela falta de uma enzima chamada lactase.

Sintomas

Para saber se uma pessoa é intolerante ou alérgica à lactose, é necessário prestar atenção nos sintomas após o consumo de leite, queijos ou iogurtes. Se tiver diarreia, cãibras estomacais, náuseas, gases e inchaço abdominal, essa pessoa pode apresentar intolerância ou alergia a esse nutriente.

Cuidados

O ideal depois de suspeitar sofrer intolerância à lactose, é você procurar um médico que poderá te orientar. Você também pode suspender totalmente os produtos derivados do leite para reduzir os sintomas e voltar a ingeri-los aos poucos para identificar a quantidade máxima que seu organismo suporta. Atualmente existem diversos produtos no mercado que podem substituir a lactose, como leite de soja, por exemplo.

Texto: Michele Matos/ Colaboradora
Juliana Penteado

Consultoria:

Nutricionista Hugo Comparotto
Nutricionista Gabriela Cantão

Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Combinação de Signos

Confira a combinação de signos para todos do zodíaco

Descubra quais signos combinam no amor, sexo, trabalho e amizade. Faça quantas combinações desejar e compartilhe!

Combinação de Nomes

Todos os nomes possuem significados e juntos formam uma combinação única!

Digite nos campos abaixo e descubra nos mínimos detalhes.