Fale conosco

O que vc está procurando?

TodaTeen

Comportamento

Como enfrentar a mudança de escola?

A princípio pode parecer o fim do mundo, mas essa mudança pode trazer muita coisa positiva

Mochila com material para ir à escola
Foto: Shutterstock Images

Com certeza, mudar de escola está entre as situações mais difíceis de encarar. Mas se você está passando por isso, não se desespere. Confira as dicas da tt para lidar numa boa e até enxergar um lado positivo aí!

Mudanças acontecem

É completamente normal ter que mudar algo em nossas vidas. Trocar de escola, por exemplo, pode rolar por diversos motivos diferentes: você não se adaptou, foi morar em um lugar muito longe ou até porque lá não tem mais a série que vai estudar. Também é ok se sentir mal no começo, principalmente com tantas coisas acontecendo. “Ocorre uma mudança de ciclo e adaptação a um novo ambiente. É preciso aprender a lidar com isso. Os questionamentos e as ansiedades são naturais, mas farão parte do seu crescimento”, explica a pedagoga Thaís Faccio.

menina-chorando

Giphy

O que fazer?

Não se desespere! Se tiver a oportunidade, conheça a nova escola e procure pessoas que estudarão na sua classe. Quem sabe não encontra alguém na mesma situação? Assim, você não chega tão perdida nos primeiros dias. E, se sentir necessidade, não tenha vergonha de pedir um help para os seus pais, a direção do colégio e especialistas.

Pontos positivos

Deixar tudo o que estava acostumada para trás não é fácil. Mas dá para encontrar coisas bem divertidas: pessoas diferentes, professores com pontos de vista que você nunca ouviu antes e desafios inesperados! E a profissional aconselha: “busque se envolver com os projetos que são oferecidos na escola”. Gosta de esportes, música ou teatro? Veja se eles têm algo para colocar em prática além das aulas.

menina-animada

Giphy

Se a adaptação não rolar…

Em alguns casos, esse probleminha pode começar a afetar a sua relação com as outras pessoas e até mesmo suas notas. Se acontecer, é hora de sentar e trocar uma boa conversa com seus responsáveis. E saiba que a sua escola também está nessa: “não pense que você está chegando e ninguém está preocupado. Os profissionais do colégio estão preparados para recebê-la, sabendo das angústias, ansiedades e necessidades que a aluna tem”, explica a pedagoga.

Nova turma x amigos antigos

Vamos combinar, a maior preocupação com essa mudança toda é: como ficam meus bests? Se vocês são bastante apegados, não têm motivos para cortar essa amizade, né? WhatsApp e Facebook estão aí para isso. Só não vale ficar sem conhecer melhor as pessoas com quem dividirá a sala de aula. Mantenha os colegas de antes, mas faça novos e aumente sua turma.

amigas-rindo-juntas

Giphy

“Aconteceu comigo”

Maria Eduarda Armador passou por isso. “Estudei seis anos na mesma escola e tive que sair no meio do ano. Todo mundo com grupinho e eu, a novata. Não foi fácil, mas superei”. Agora, Maria vai para o colegial e terá que se mudar de novo! A dica? “Temos sempre que nos despedir de quem amamos, mas isso não quer dizer que precisamos tirá-los do nosso coração!”.

Texto: Maria Mazza/colaboradora

LEIA TAMBÉM:

Combinação de Signos

Confira a combinação de signos para todos do zodíaco

Descubra quais signos combinam no amor, sexo, trabalho e amizade. Faça quantas combinações desejar e compartilhe!

Combinação de Nomes

Todos os nomes possuem significados e juntos formam uma combinação única!

Digite nos campos abaixo e descubra nos mínimos detalhes.