Fale conosco

O que vc está procurando?

TodaTeen

Entretenimento

Como lidar com o luto durante a adolescência

Saiba como superar essa fase difícil

R.I.P: Paul Walker perde a vida em acidente de carro

Paul Walker

Foto: Reprodução / Youtube

Perder um amigo ou familiar durante a adolescência pode ser uma experiência horrível, principalmente se a pessoa for superpróxima. Semana passada todos fomos surpreendidos com a morte do ator Paul Walker, famoso pela série de filmes Velozes e Furiosos.

Paul estava no banco do carona de um amigo que era piloto. O carro bateu, pegou fogo e os dois tripulantes faleceram. Foi uma perda enorme: tanto para a indústria do entretenimento, quanto para seus familiares. Entre diversas expressões de luto que pudemos ver, o da filha do ator, Meadow Walker, chamou nossa atenção.

Meadow e Pau Walker

Foto: Reprodução / Instagram

 A garota postou uma foto (ao lado) em seu Instagram, com a seguinte declaração: “Quando eu era pequena, ele me ensinou a andar, me ensinou a sorrir e me ensinou a nunca desistir. Eu o amei mesmo antes de saber o que era amar. Ele foi o meu herói. O meu herói da vida real. Estará sempre no meu coração. Tenho lágrimas nos olhos ao escrever isto. Você foi embora, mas não será esquecido. Descanse em paz, pai.”

Segundo informações do site E!, Meadow está em choque com a morte do pai. Ela foi vista recentemente usando um boné que era de Paul. O site ainda conta que a adolescente de 15 anos está sendo amparada pelos amigos e familiares.

Para o psicólogo clínico Breno Rosostolato, falar sobre morte é importante para o crescimento e o desenvolvimento emocional. “De fato, ninguém está preparado para uma notícia de falecimento“, comenta.

Nesse momento, é normal sentir-se só e desamparado, porém, Breno comenta que a presença dos amigos e familiares deve ir no caminho contrário, ou seja: apoiar e fazer com que você se sinta bem.

Vin Diesel, companheiro de Paul Walker na saga de Velozes e Furiosos , também prestou uma homenagem ao ator enquanto passava pelo memorial criado pelos fãs no local do acidente. Ele usou um auto-falante de uma viatura policial para agradecer às pessoas que faziam a vigília no local.  “Eu só quero dizer para todos vocês que se meu irmão estivesse aqui agora e visse todo esse amor que vocês estão trazendo… Se ele pudesse ver por si mesmo que todos vocês apareceram para demonstrar seu amor por ele… Vou guardar isso para sempre. Eu só quero dizer obrigado. Obrigado por virem até aqui e mostrarem a esse anjo que está no céu o quanto vocês gostavam dele“, afirmou.

O ator Tyrese Gibson também está passando por uma fase difícil. Ele chorou inconsolavelmente no memorial do amigo e, desde o dia do acidente, posta diversas homenagens em seu Instagram, como essa, em que segura um pedaço do carro que estava em chamas:

Tyrese afirmou que estava com o coração triste: “Levarei sua energia comigo, para sempre.”

Até mesmo a Universal Pictures ficou mobilizada com a tragédia e preparou um tributo com os melhores momentos de Walker na franquia Velozes e Furiosos. “Por enquanto, todos nós da Universal estamos nos dedicando a apoiar a família de Paul e a família estendida do elenco e da equipe de Velozes e Furiosos. Nesse momento, nossa responsabilidade é encerrar a produção de Velozes e Furiosos 7 por um determinado tempo para analisar as opções para seguirmos com a franquia”, declarou o porta-voz do estúdio em um comunicado. Confira o vídeo abaixo:

Para homenagear o ator, a música escolhida foi “I’m Coming Home“, de Diddy-Dirty Money. A letra é a seguinte:

Estou voltando para casa
Estou voltando para casa
Diga ao mundo que eu estou voltando para casa
Deixe a chuva lavar toda a dor de ontem
Eu sei que o meu reino aguarda e que já perdoou os meus erros
Estou voltando para casa, eu estou voltando para casa
Diga ao mundo que eu vou

Algumas celebridades também enviaram suas palavras à família de Paul. Leia algumas mensagens:

Dwayne Johnson, conhecido como The Rock: “Toda minha força, amor e fé envio à família de Walker neste momento doloroso. Encontraremos força… Em sua luz. Amo você, irmão.”

Miley Cyrus: “Estou realmente muito triste com a morte de Paul Walker.”

James Franco: “Muito amor por Paul Walker. Tão triste. Ele deu muitas alegrias.”

50 cent: “RIP PAUL WALKER. Minhas orações vão para sua família e amados. Deus abençoe.”

Zoe Saldana: “Um dia muito triste, certamente. Paul Walker. Nossas orações estão com você e a sua família.”

Lucy Hale: “Muito difícil encontrar palavras para dizer quando alguém morre tão cedo. De coração partido por Paul Walker. Mandando orações para os seus amados. R.I.P.”

Paris Hilton: “Acabei de saber sobre as terríveis notícias de Paul Walker. Tão triste e chocada por isso. Meu coração está com seus amigos e familiares. #RIPPaulWalker”

Muitos famosos demonstraram seu luto de formas diferentes. Para Breno, “em qualquer dos casos, seja a criança, o adolescente ou adulto, o sofrimento ao luto pode se agravar e persistir. Para estes casos, a psicoterapia e o auxílio do profissional é necessário“.

CONHEÇA AS FASES DO LUTO

A negação é a primeira fase do luto – a dor e o sofrimento da perda é insuportável a ponto de ser entendido pela pessoa como algo irreal, ou seja, não é possível admitir a morte.

A raiva surge depois da negação – é comum o seguinte pensamento “por que a mim?” ou “por que comigo?”. Surgem sentimentos de raiva e até ódio. Uma fase conflituosa e bastante agitada por conta da mistura de inúmeros sentimentos negativos.

A negociação ou fase de barganha surge quando a pessoa passa a cogitar e reconhecer a perda – Diante disso, surgem as tentativas de negociar, na maioria das vezes com Deus, para que esta não seja verdade. A depressão acontece quando o indivíduo toma consciência, de fato, da perda, e, portanto, da ausência do outro que se foi.

Por fim, a fase da aceitação – esta fase é quando a pessoa aceita a perda, conforma-se com a morte de maneira serena, sem desespero e menos conflitiva. A tendência é que nesta fase, a pessoa consiga preencher as lacunas e “buracos emocionais” deixados pela pessoa que morreu.

A duração das fases é muito relativa e depende de como a pessoa vivencia o luto. O processo é muito pessoal e não se tem uma precisão ou um padrão de duração das fases. O que se sabe é que da fase de depressão para a aceitação leva-se mais tempo, justamente porque requer uma conscientização e uma reflexão mais aprofundada e elaborada da pessoa“, comenta Breno Rosostolato.

Passar por uma perda rápida e traumática pode causar uma série de problemas na vida adulta se não forem tratados. O psicólogo ainda alerta que na adolescência, as reações mais comuns são:  agressividade, atitudes destrutivas e até contraventoras, em que o jovem se dispõe a fazer mal para o outro e para si mesmo. Além disso, sentir-se culpado faz com que ele se puna fisicamente e emocionalmente (nesse período podem surgir distúrbios alimentares, por exemplo). Isolamento social, porém, segundo o especialista, é consequência de sentir-se desorientado e abandonado. O rendimento nos estudos pode ficar prejudicado, bem como o convívio social, afetando o aspecto emocional e afetuoso. Conduzir a vida de maneira negativa, melancólica e sem perspectivas são agravantes. “O que devemos ficar atentos é ao processo do luto, inevitável, mas que, se for prolongado, pode trazer consequências negativas afetivamente. O luto ocorre logo após a morte da pessoa querida e é um leque de sentimentos e emoções que requer um tempo para ser assimilado, cada um a seu tempo e diante das feridas sofridas, mas na maioria dos casos, os sentimentos são vividos como a maioria da pessoas“, alerta.

Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Combinação de Signos

Confira a combinação de signos para todos do zodíaco

Descubra quais signos combinam no amor, sexo, trabalho e amizade. Faça quantas combinações desejar e compartilhe!

Combinação de Nomes

Todos os nomes possuem significados e juntos formam uma combinação única!

Digite nos campos abaixo e descubra nos mínimos detalhes.