Fale conosco

O que vc está procurando?

TodaTeen

Comportamento

Como os hormônios alteram o seu estado de humor

Confira as principais mudanças que os hormônios podem trazer para o corpo feminino

menina brava
Foto: Thinkstock/Getty Images

Os hormônios podem trazer muitas mudanças para o corpo, como mudar o brilho dos cabelos, aumentar o peso e até mesmo alterar o humor.

menina brava

Foto: Thinkstock/Getty Images

 

O estrogênio, por exemplo, é um hormônio feminino produzido pelos ovários e liberado na primeira fase do ciclo menstrual. Sua produção vai até a última menstruação e age sobre as células, anatomia e até no comportamento.

Principais ações dos hormônios

Mas, afinal, como os hormônios agem no corpo feminino? Segundo a endocrinologista Mariana Paro Alli, são substâncias com funções bem específicas.

“São capazes de levar informações através da corrente sanguínea e interagem de forma equilibrada, sendo responsáveis não apenas pelo bom funcionamento do corpo, mas também pela beleza exterior. Todos os hormônios agem em todos os órgãos, mas alguns têm influência maior em certos locais. Por exemplo, os hormônios que mais influenciam na beleza da pele são, principalmente, o tireoidiano e os hormônios sexuais estrógeno e testosterona”, afirma.

Hormônios podem mudar o peso?

Hormônios que atuam na taxa metabólica (gasto de energia) podem influenciar no ganho ou perda de peso. Esse é o caso dos hormônios da tireoide, que interferem no crescimento e desenvolvimento das crianças e adolescentes, na regulação dos ciclos menstruais, fertilidade, na memória e humor.

“É fundamental estar em perfeito estado de funcionamento para garantir o equilíbrio e a harmonia do organismo, controlando a velocidade de funcionamento das células. Quando a tireoide não está funcionando adequadamente pode liberar hormônios em excesso (hipertiroidismo) ou em quantidade insuficiente (hipotireoidismo)”, revela a endócrino.

Hormônios desregulados

No caso da pele, cabelos e unhas, diversos hormônios interagem para dar as características desses tecidos. “O hormônio tireoidiano é um grande maestro do nosso metabolismo. É um dos mais importantes na coordenação da velocidade e quantidade em que as coisas acontecem no nosso corpo. Uma das funções do hormônio tireoidiano é regular a produção de colágeno. Além disso, também estimula a formação de substâncias responsáveis pela hidratação da pele”, conta a médica.

Procure um médico, sempre!

Se você se sente mal, com sintomas de fadiga, sonolência excessiva, pele seca ou oleosa demais, queda de cabelo, alterações no ciclo menstrual, ganho ou perda de peso, é hora de procurar um médico endocrinologista ou ginecologista.

“Os exames não ajudam a prevenir, mas quando realizados de maneira regular, podem auxiliar num diagnóstico precoce, antes dos primeiros sinais e sintomas aparecerem. O ideal é realizar anualmente a coleta de exames gerais”, afirma Mariana.

Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Combinação de Signos

Confira a combinação de signos para todos do zodíaco

Descubra quais signos combinam no amor, sexo, trabalho e amizade. Faça quantas combinações desejar e compartilhe!

Combinação de Nomes

Todos os nomes possuem significados e juntos formam uma combinação única!

Digite nos campos abaixo e descubra nos mínimos detalhes.