Fale conosco

O que vc está procurando?

TodaTeen

Entretenimento

Como tratar das micoses

Como tratar das micoses

Como tratar das micoses

Foto: Thinkstock/ Getty Images

Vermelhidão, coceira e descamação nos pés? Esses sintomas podem ser de micose! Já ouviu falar? Quem pensa que ela só aparece no verão se engana: a micose também surge no inverno e muitas vezes, requer um tratamento longo. Por isso, a melhor forma de ficar livre da doença é a prevenção. Saiba mais sobre o assunto e deixe seus pés lindos neste inverno:

O que é micose?
A micose é uma infecção causada por fungos.

Em quais lugares do corpo é mais comum a micose aparecer?
Nas unhas dos pés e na região da virilha.

Quais são os sintomas da micose?
Vermelhidão, descamação e coceira.

Como se pega a doença?
O fungo é transmissível e alguns hábitos e locais favorecem o contágio: é mais fácil pegar micose em locais úmidos como praia, piscina, banheiros coletivos (como o do clube ou da academia) e o chão do box do banheiro. O uso constante de sapatos fechados deixa os pés úmidos e favorece o desenvolvimento da micose.

Existe algum fator além da umidade que favoreça o contágio?
Sim, o histórico familiar, por exemplo. A micose não é genética, mas pode ser transmitida pelo contato com pessoas já predispostas ao contágio e se a imunidade estiver baixa. Outra forma de pegar micose podem ser os traumas nas unhas, provocadas pelo uso de calçados apertados, batidas ou pisadas nos pés.
 
Como se prevenir?
Existem várias formas de prevenção: seque bem os pés após o banho, sempre use chinelos na academia ou no clube na hora em que for tomar banho e alterne o uso de diferentes calçados a cada dia. Procure deixar os seus sapatos em locais arejados e deixe-os secar antes de usá-los novamente.

Às vezes aparecem umas manchinhas brancas na unha que parecem ser micose, mas não são. Como eu consigo saber se é micose ou não?
As micoses das unhas podem se apresentar como uma área amarelada, descolada da unha, com descamação ou “massinhas” embaixo delas ou outras alterações da cor da unha. Caso você note alguma alteração na sua unhas é importante que faça uma avaliação dermatológica para obter o diagnóstico correto e o tratamento mais adequado.

Qual é a melhor forma de tratamento da micose?
Costuma-se tratar das micoses com cremes antifúngicos e, dependendo da localização e intensidade, podem ser usados remédios por via oral. Quanto às micoses das unhas, a escolha do tratamento depende do número de unhas acometidas e do quanto cada unha já está acometida. Uma solução pode ser o esmalte terapêutico, que tem melhor penetração nas unhas do que os cremes ou soluções.

Quanto tempo leva o tratamento?
As micoses de unha têm tratamento longo, em média seis meses nas unhas das mãos e cerca de um ano nas unhas dos pés.

Uma dica importante da dermatologista é não tirar a cutícula: “as cutículas são a proteção das unhas e a sua retirada  deixa a unha mais suscetível a inflamações ou infecções. O ideal é hidratá-las bem e afastá-las cuidadosamente, sem removê-las”.

Consultoria: Dra. Camila Eduardo, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Combinação de Signos

Confira a combinação de signos para todos do zodíaco

Descubra quais signos combinam no amor, sexo, trabalho e amizade. Faça quantas combinações desejar e compartilhe!

Combinação de Nomes

Todos os nomes possuem significados e juntos formam uma combinação única!

Digite nos campos abaixo e descubra nos mínimos detalhes.