Fale conosco

O que vc está procurando?

TodaTeen

Entretenimento

Conheça a história de Isadora Faber, criadora da página “Diário de Classe” no Facebook

Saiba o que ela está fazendo para mudar a realidade das escolas públicas brasileiras

Diário de Classe

Talvez vocês não conheçam a história da Isadora, mas a gente conta: ela tem 13 anos, e como muitas de vocês, é estudante. Comum, não é mesmo? Na verdade, o que chama a atenção em Isadora é o fato de, mesmo tão nova, já estar fazendo algo para alcançar por seus objetivos.

Ela é estudante da Escola Municipal Maria Tomázia Coelho, localizada na Praia do Santinho, em Florianópolis, SC e criou uma página no Facebook – denominada “Diário de Classe” – onde conta, de forma simples, o seu dia a dia na escola.

Diário de Classe

Foto: Reprodução / Facebook

A ideia para a a criação da página no Facebook – que atualmente já ultrapassa os 550 mil likes – é simples: “Eu me inspirei em uma menina escocesa, Marta Payne, que reclamava das merendas das escolas britânicas. E eu pensei ‘por que não fazer parecido em uma rede social?”, comenta.

Para quem não conhece a página, a Isa contou um pouquinho sobre os temas que costuma abordar por lá: “Na minha página eu posto os problemas (da escola) e as soluções, fotos da merenda que os nutricionistas indicam, o que acontece nas aulas… Na verdade, é bem um diário, só que eu escrevo sobre minha escola”.

Merenda

Foto: Isadora Faber / Reprodução / Facebook

Com certeza Isadora é o reflexo de uma geração que cresce conectada e que não quer seguir indiferente aos problemas sociais.

Ela conta que no início da página (11 de Julho de 2012) nada era feito, mas depois que os veículos de comunicação passaram a mostrar sua história, em cerca de 15 dias os problemas postados na página já haviam sido solucionados.

Problemas

Foto: Isadora Faber / Reprodução / Facebook

Mas a “luta” não acabou por aí: ela deixou alguns professores e funcionários descontentes, pois não queriam que ela continuasse com o trabalho de mostrar a realidade das escolas públicas brasileiras. “Depois que alguns problemas foram solucionados os alunos começaram a me apoiar, mas os professores passavam nas salas de aula falando que o que eu fazia era ruim, que só levava coisas terríveis para dentro da escola, e que eles, como alunos, podiam tomar providências e até mesmo me bater. A partir daí começaram a surgir ameaças, e algumas alunas falaram que iriam me bater na saída”.

Em uma ocasião, o problema ficou um pouco mais sério: algumas pessoas chegaram a jogar pedras na casa de Isadora, e uma delas atingiu a avó dela, uma senhora de 65 anos que sofre de uma doença degenerativa. Os pais da estudante tiveram que tomar algumas providências: levaram a idosa para realizar exames, além de irem à polícia.

Apesar de todos os problemas enfrentados, a estudante afirma que não vai se intimidar, e conta com o apoio de amigos e familiares. “São professores de outras escolas, alunos, universitários… Os meus amigos apoiam, mas na escola não falam nada, acho que com medo“, comenta.

Agora, com os problemas de sua escola resolvidos, ela pretende continuar com a página “Diário de Classe” para ajudar outros estudantes de escolas públicas de todo o Brasil. “Afinal, pagamos impostos e merecemos saber qual é o investimento. Acho que falta transparência“. Ela ainda conta que seu sonho é ser jornalista, para poder denunciar problemas e buscar soluções. #Fofa

Para vocês terem uma ideia, o trabalho que a Isadora vem fazendo chamou a atenção de tanta gente que ela foi até convidada para palestrar em diversos eventos pelo Brasil sobre cidadania, tecnologia a favor do cidadão e também sobre as críticas que recebe diariamente.

Palestras

Foto: Reprodução / Facebook

E ela deixa o recado: “Todos nós temos direitos iguais, nós não temos que nos contentar com o que nos dão, merecemos uma educação pública de qualidade. Eu sofri muitas represálias, mas eu não desisti e hoje a minha escola está novinha“.

E então, meninas? Que tal se inspirar no exemplo da Isadora e lutar para fazer a diferença? A tt apoia a iniciativa!

5 Comentário(s)

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Combinação de Signos

Confira a combinação de signos para todos do zodíaco

Descubra quais signos combinam no amor, sexo, trabalho e amizade. Faça quantas combinações desejar e compartilhe!

Combinação de Nomes

Todos os nomes possuem significados e juntos formam uma combinação única!

Digite nos campos abaixo e descubra nos mínimos detalhes.