Fale conosco

O que vc está procurando?

TodaTeen

Beleza

Cosméticos naturais e em barra: como funcionam e porque dar uma chance a eles

Cosméticos naturais e em barra: como funcionam e porque dar uma chance a eles
Cosméticos naturais e em barra: como funcionam e porque dar uma chance a eles

Não é novidade para ninguém que, por conta dos hábitos de consumo, o mercado está caminhando em direção à sustentabilidade. Alinhados a um estilo de vida cada vez mais minimalista, valorizar produtos sustentáveis e naturais se tornou uma alternativa para os adeptos do movimento slow beauty, que tem como principal foco a beleza natural e humanizada.

Todos os anos, 120 bilhões de embalagens plásticas são produzidas pela indústria da cosmética, segundo a campanha de consciencialização ambiental Zero Waste Week. Além disso, segundo dados da ONU, 80% de todo o lixo marinho é composto por plástico — estima-se que, se nada for feito, em 2050 a quantidade de plásticos na água supere a de peixes. E, como boa parte do mundo não possui uma cultura de reciclagem, e produz uma quantidade assustadora de embalagens plásticas descartáveis em seus produtos, é necessário que algumas coisas mudem.

+ Beleza: estas 4 tendências prometem bombar em 2021

Impulsionado principalmente pela geração millenial, que tem demonstrado interesse em conhecer os componentes dos produtos que consomem, bem como toda a cadeia produtiva e seu impacto no meio ambiente, os cosméticos sólidos apareceram e prometem ficar.

Milena Andrade, estudante de engenharia ambiental na UFSCar, sentiu que precisava fazer alguma coisa para mudar seu consumo e impacto no meio ambiente. “Minha ideia foi começar a produzir meus próprios cosméticos! Isso acabou crescendo até que decidi criar uma marca para me ajudar a criar mais produtos e também a trazer essa outra opção (a cosmética natural) de uma forma acessível às pessoas.”, contou ela, que hoje é dona da ROCCIA natural.

Milena também contou que nem sempre teve essa consciência ambiental. “Acho que a cada dia as pessoas têm se conscientizado mais sobre o problema ambiental e acredito que a cosmética natural com certeza tem um papel importante nisso. Eu mesma comecei a partir dela, quando usava cosméticos naturais de outras marcas e buscava repensar minhas atividades para reduzir meu consumo.”, apontou ela.

mas afinal, os cosméticos naturais possuem benefícios?

A resposta é, com certeza, sim. E a estudante ainda elenca alguns dos principais benefícios. Primeiro de tudo, o fato deles serem naturais. “Muitas vezes, temos cosméticos que funcionam unicamente para tratar e não para mitigar um efeito.”. Milena também cita o aspecto deles serem super concentrados e não possuírem embalagens poluentes.

“Não é porque um produto é sólido que ele obrigatoriamente será natural, mas essa onda de cosméticos sólidos tem sido, em sua maioria, dominada por marcas de cosméticos naturais, e muitos deles também orgânicos. A respeito das embalagens, muita gente pensa que por uma embalagem ser reciclável ela é ‘sustentável’ ou ecologicamente correta. Mas isso não é verdade. Trazer primeiramente embalagens biodegradáveis e/ou reutilizáveis é a primeira opção a se considerar na cosmética natural.”, explica ela.

+ Tudo o que você precisa saber sobre cosméticos veganos

Focando na cosmética natural, os cosméticos sólidos são, atualmente, a opção mais sustentável do mercado. “Isso porque a eles não têm a necessidade de usar embalagens de plástico ou muito elaboradas, pode-se facilmente embalar com um produto biodegradável, servindo apenas para proteger o produto do meio externo; eles são compostos por matérias primas de origem vegetal, sendo biodegradáveis e causando um impacto ambiental reduzido nas águas, solo e ar. Podemos também encontrar fornecedores que trabalham com uma extração mais sustentável, reduzindo mais ainda o impacto. Além disso, muitos acabam sendo multifuncionais, o que te permite comprar menos produtos e ter mais funcionalidades.”, argumenta Milena.

o que são os cosméticos multifuncionais?

Os cosméticos multifuncionais são aqueles que podem ser usados para funções diversas, e não apenas uma. “Então você pode comprar um produto e usar para dez situações diferentes, ao invés de comprar dez produtos específicos. Eles são ótimos pois você economiza e evita o desperdício (já que muitas vezes um produto fica esquecido na prateleira já que ele só é usado em um caso muito especifico).”, explica.

em termos de eficácia, os cosméticos sólidos têm alguma diferença dos líquidos?

“Essa variação é baixa, mas há sim.”, explica a estudante. “Cosméticos sólidos são muito mais concentrados, o que muitas vezes nos permite um efeito mais potente. Por serem sólidos, também podem dificultar um pouco a espalhabilidade, em relação aos líquidos. Por falta de costume, muitos acabam preferindo cosméticos líquidos por achar que é difícil ou estranho o uso de cosméticos sólidos. Mas acho que estamos caminhando bem nessa mudança de pensamento.”, afirma ela.

“Os cosméticos sólidos também podem não ser a melhor opção para alguns tipos de pele, por exemplo a oleosa. Então quando usados no corpo, lábios e cabelos são muito mais efetivos do que no rosto. Lembrando que são produtos diferentes, com composições e proporções diferentes, então não serão iguais mesmo.”, alerta.

como é a composição dos produtos sólidos?

Milena explica que na composição dos cosméticos sólidos, usa-se matérias primas de origem natural, geralmente vegetal, e biodegradáveis. “Com a tecnologia podemos ter produtos muito bons e não tão diferentes daquilo que estamos acostumados, já que isso é algo que pega muito na decisão dos consumidores. No Brasil, ainda temos poucas opções de matéria prima para cosméticos sólidos, em relação a outros países, mas ainda assim temos ótimas opções e muito variáveis, que proporcionam a melhor qualidade e sensorial ao consumidor, reduzindo significado o impacto ambiental e também a nossa saúde. Nos xampus sólidos podemos usar tensoativos e surfactantes verdes, que na minha opinião produzem muito espuma e ainda mais cremosa que os tradicionais!”.

seja para skincare natural ou xampu sólido, demora pra nossa pele/cabelo se acostumar?

“Isso depende do produto e também da pessoa.”, esclarece ela. “Com cosméticos convencionais, acumulamos toxinas que demoram um tempinho para serem eliminadas. Além disso nossa pele demora cerca de um mês pra se regenerar, então para termos bons resultados devemos usar os produtos, quaisquer que sejam, por pelo menos esse período de tempo. Falando de xampu sólido, temos a opção ‘saponificada’ que exige um período de transição e adaptação, e os ‘não saponificados’ que não exige um período de adaptação, apenas devemos considerar a questão das toxinas.”, explica Milena.

como começar uma vida mais sustentável?

Milena recomenda iniciar pelas pequenas mudanças. “Não ache que se você não mudar todo seu estilo de vida não estará fazendo a diferença. Você não só estará impactando menos, como também inspirando alguém a seguir o mesmo. E não se esqueça de pesquisar bastante sobre o assunto e evitar ser enganado na hora de comprar um produto.”, afirma.

Milena ainda dá cinco dicas para você considerar dar uma chance para os cosméticos sólidos.

• Ajuda seu bolso;

• Sem embalagens poluentes;

• Viaje sem se preocupar;

• Novas possibilidades e descobertas;

• Seja parte da mudança por você e pelo planeta.


Conheça mais sobre a ROCCIA aqui.

Combinação de Signos

Confira a combinação de signos para todos do zodíaco

Descubra quais signos combinam no amor, sexo, trabalho e amizade. Faça quantas combinações desejar e compartilhe!

Combinação de Nomes

Todos os nomes possuem significados e juntos formam uma combinação única!

Digite nos campos abaixo e descubra nos mínimos detalhes.