Fale conosco

O que vc está procurando?

TodaTeen

Entretenimento

Cuidados especiais para peças em couro

Ana Beatriz Barros, Rosie Huntington-Whiteley e Izabel Goulart

Quem acompanhou a temporada de moda de outono/inverno no Rio de Janeiro e em São Paulo sabe que as peças em couro serão o must have da próxima estação. A rigidez e seriedade do material será aplicada em peças mais descoladas e de estética casual.

Como o inverno no Brasil não é tão rigoroso, vale optar por peças mais finas, e mesmo o couro de verão, que está sendo usado nesta temporada em jaquetinhas, shorts, vestidos e saias, também podem ser reutilizados na próxima estação.

No entanto, diferente de peças mais simples, o couro merece cuidados especiais na conservação, especialmente os mais finos e sensíveis, como os de verão. “O couro é vivo e permanece vivo mesmo após virar roupa”, afirma Ricardo Monteiro, Gerente Operacional da Quality Lavanderia. Por isso, ele corre o risco de ser atacado por fungos e também pode apresentar manchas e deformidades. Para te ajudar, trazemos dicas para tratar corretamente suas peças favoritas, que deve durar muito mais que uma única estação.

mullheres com calça skinny de couro preta

Casting da Animale no SPFW de Outono/Inverno 2012, Ana Beatriz Barros e Rosie Huntington-Whiteley e Izabel Goulart usam calça skinny de couro preta.

Lavar em casa? Jamais!

Uma simples lavagem com água e sabão não é capaz de tirar o suor e a sujeira de seu casaco de couro. O mais indicado é uma limpeza profissional, que garantirá a remoção dos resíduos, promovendo também uma hidratação, para deixar o couro com um toque macio.

Geralmente, peças de couro acamurçadas desbotam, diferente do couro liso. Para evitar que sua roupa fique com aspecto de velha, é preciso passar por um processo químico para reavivar a sua cor original.

Como guardar e conservar o couro

• Capa de TNT escura é a melhor maneira de envolver o couro para guardá-lo. Ela evita que a peça se degrade com incidência da luz.

• Tire sua peça do armário a cada 30 dias e deixe-a em local fresco e arejado, sempre na sombra. Se quiser deixar o couro ou a camurça um pouco no sol – dez minutos são suficientes, mas não remova a capa de TNT.

• Por ser pele animal, o couro e os acamurçados estão sujeitos ao ataque de fungos. Para evitar a proliferação desses microorganismos, não guarde sua peça em locais úmidos e escuros.

• Jamais use sacos ou capas plásticas pra guardar seu couro. Eles podem reter umidade e criam um ambiente favorável para os fungos.

• Na hora de pendurar o casaco de couro, prefira cabides plásticos ou de madeira largos, para evitar deformação nas áreas dos ombros.

• Jamais guarde suas peças quando estiverem úmidas. Seja por causa de chuva ou de suor, o correto é secar a peça e esperar de um dia para outro antes de guardá-la.

• Se houver um uso frequente, o ideal é lavar seu couro a cada seis meses e sempre que ela apresentar pequenas sujeiras, pois estas podem danificar o material se ficarem muito tempo em contato com ele.

Texto: Larissa Faria

Consultoria: Ricardo Monteiro, Gerente Operacional da Quality Lavanderia

Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Combinação de Signos

Confira a combinação de signos para todos do zodíaco

Descubra quais signos combinam no amor, sexo, trabalho e amizade. Faça quantas combinações desejar e compartilhe!

Combinação de Nomes

Todos os nomes possuem significados e juntos formam uma combinação única!

Digite nos campos abaixo e descubra nos mínimos detalhes.