Fale conosco

O que vc está procurando?

TodaTeen

Saúde

5 cuidados íntimos para ter no verão

Cuidar da região íntima no verão também é importante. Saiba o que fazer!

Foto: Shutterstock

A época mais quente do ano requer alguns cuidados específicos – que não valem apenas para pele e cabelo, não – e a região íntima também precisa de bastante atenção para evitar infecções e bactérias. Por isso, o ginecologista Domingos Mantelli dá dicas de proteção!

Giphy

Tchau, fungos!

Em dias de calor, é comum sair do mar ou da piscina e manter o biquíni úmido no corpo. E essa prática provoca a proliferação de fungos e bactérias na região íntima. “Roupas apertadas, em especial a calça jeans, além de depilação completa na região genital e uso de produtos perfumados, contribuem também para o problema”. Uma das infecções mais comuns no verão é a candidíase (uma secreção esbranquiçada, sem odor, que causa coceira na vagina) e, para evitá-la, “não deixe que a roupa seque no corpo, é o primeiro passo para a prevenção”, adverte o ginecologista.

Higiene do jeito certo

A higiene da região íntima é muuuito importante para ficar bem longe de corrimentos – uma das queixas mais frequentes nos consultórios ginecológicos. “Se o problema é interno, não deixar de higienizar o órgão genital por completo – grandes e pequenos lábios, períneo e pelos –, já que são a porta de entrada de agentes causadores de infecções”, explica o médico ginecologista e obstetra Domingos Mantelli. O corrimento é uma infecção desencadeada por fungos e bactérias, por isso a importância de se prevenir.

Giphy

De olho nos locais

Outra dica importante é conhecer a região onde você vai se banhar. Então, evite rios ou represas poluídas para ficar longe das viroses. “A vulva pode contrair viroses como o molusco contagioso, caracterizado por vesículas cujo centro parece um umbigo”, avisa Mantelli.

Ventilação? Ok!

Outro fator que pode levar a uma bactéria é a falta de ventilação no local. O uso de roupas muito apertadas estimula esse mal. “Nesse caso, o corrimento é acinzentado com odor desagradável, principalmente após a relação sexual”, explica o médico. Então, vale investir em roupas mais leves e fresquinhas.

Cuidados essenciais

  • Ao sair da água, troque o biquíni ou maiô por roupas secas
  • Evite tirar todos os pelos da região genital. Eles são importantes para proteger a vulva.
  • Não depile no mesmo dia em que for à praia ou piscina. Isso pode causar lesões na pele – que ficará desprotegida e exposta à contaminação
  • Opte por sabonetes à base de glicerina, já que os sabonetes íntimos combatem tanto os microorganismos nocivos quanto os necessários à vagina. Se usar sabonete, a quantidade deve ser pequena

LEIA TAMBÉM:

Combinação de Signos

Confira a combinação de signos para todos do zodíaco

Descubra quais signos combinam no amor, sexo, trabalho e amizade. Faça quantas combinações desejar e compartilhe!

Combinação de Nomes

Todos os nomes possuem significados e juntos formam uma combinação única!

Digite nos campos abaixo e descubra nos mínimos detalhes.