Fale conosco

O que vc está procurando?

TodaTeen

Ler é TDB!

Dark Life – Vida Abissal: entrevista com a autora do livro!

Dark Life – Vida Abissal é um livro de ficção infantojuvenil, cuja trama fala de um futuro pós apocalíptico vivido sob os oceanos. Ty é um adolescente que se torna pioneiro na colonização submarina e, quando uma gangue resolve atacar assentamento onde vive, se vê obrigado a desbravar as fronteiras do submundo e da vida remanescente da superfície. A saída, então, é tentar salvar o seu território, na Vida Abissal. Durante sua aventura, Ty conhece Gemma, uma garota da superfície que foi ao mundo submarino procurar por seu irmão desaparecido.

O livro, que vai virar filme da Disney, já está disponível em português pela editora Autores Associados. A tt fez uma entrevista exclusiva com a autora do livro, Kat Falls, e perguntou tudo sobre seus projetos. Confira:

– De onde surgiu a inspiração para escrever um livro que mistura ficção com aventura?

Ficção com aventura é o que meus filhos e eu amamos ler. Não há nada como a emoção de pegar um livro e mergulhar de cabeça em um novo mundo.

– É um tema sobre o qual você pretende continuar escrevendo?

Eu estou escrevendo um livro chamado ‘The Fetch” que também se passa em um futuro próximo e fala de ficção científica, mas não tem a ver com oceano. No entanto, eu tenho mais livros da série “Dark Life” já rascunhados e iria amar escrever sobre  o território Benthic (onde se passa as aventuras do livro Dark Life) de novo.

– A trama lembra um pouco a história de Atlantis (a cidade que foi afundada em um passado distante e virou mito). Você gosta de resgatar o passado histórico na hora de escrever?

Eu consigo entender porque fazem a associação com Atlantis, mas quando escrevi Dark Life estava pensando em filmes do “velho oeste” e estava tentando pegar o tom desse tipo de filme. Mas eu tento, sim, buscar um passado histórico para as minhas histórias. Por exemplo, em Dark Life, a “Subsea Homestead Act”- algo como lei de apropriação humana em português- é baseada na história Americana, quando o governo cedeu territórios de terras no oeste do país para pioneiros que construíram fazendas.

– Você acredita que um dia pode acontecer de verdade o que acontece no seu livro? (O oceano engolir as terras?)

Eu espero que não! Eu tenho acredito na criatividade humana e no poder de invenção. Tenho certeza de que nós podemos criar novas tecnologias que não vão prejudicar a natureza. Tenho esperança de que nós possamos fazer isso o mais breve possível, antes que seja tarde.

– O seu livro é infantojuvenil, mas pela trama parece ser bem adulto. Pretende continuar escrevendo para esse público ou pode escrever histórias para adultos?

Eu amo escrever para os jovens e não sei se iria me divertir tanto escrevendo para adultos. Também acredito que o público infantojuvenil é mais difícil. Eu mesma já vi meus filhos deixarem de lado os livros que não os empolgavam. Mesmo que eu prometa que a história vai ficar legal depois do primeiro capítulo eles não dão uma segunda chance ao livro.

– O seu livro vai virar filme da Disney. Você está participando da produção?

Não, mas tenho certeza de que as pessoas que escolheram o meu livro para transformá-lo em filme irão fazer um trabalho fantástico!

Aqui no Brasil, as pessoas não têm muito incentivo à leitura. O que você diria às adolescentes que estão lendo essa entrevista para incentivá-las a ler mais?

Há muitas formas de entretenimento hoje que não existiam há 50 anos atrás, então os livros devem entrar na competição para atrair o público. Os autores hoje estão muito conscientes disso – principalmente aqueles que escrevem para os jovens. Muitos autores apostam em idéias que os jovens ainda não ouviram falar. Os filmes e programas de tevê são repetitivos e uma criança esperta pode prever cada episódio. O mesmo não pode ser dito dos livros lançados nos últimos dez anos. Por exemplo: Jogos Vorazes, The Forest Hands ans Teeth, Uglies e Divergent. A construção do mundo, o enredo e os personagens são originais e, portanto, instigantes. Por que alguém iria querer perder esse tipo de experiência?

– Que dicas você pode dar para as adolescentes escreverem um bom texto?

Escreva mais ou menos de acordo com um livro que você adora e escrever se tornará uma tarefa mais fácil. Na verdade, vai até parecer que não é trabalho.

– Qual será o seu próximo trabalho? Pode falar um pouco sobre o que vai se tratar?

Estou trabalhando no primeiro livro da trilogia The Fetch. O livro se passa num futuro próximo depois de os Estados Unidos ter sido dividido no meio por um muro gigante. Um lado do país, chamado Feral Zone, foi dizimado por uma praga e as pessoas que sobreviveram já não são mais totalmente humanas. Para salvar a vida do pai, uma adolescente precisa viajar para a Feral Zone e buscar alguma coisa para um policial corrupto.

Quer saber mais sobre o livro? Entre no site de Dark Life

Texto e entrevista: Letícia Greco / Foto: Divulgação

1 Comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Combinação de Signos

Confira a combinação de signos para todos do zodíaco

Descubra quais signos combinam no amor, sexo, trabalho e amizade. Faça quantas combinações desejar e compartilhe!

Combinação de Nomes

Todos os nomes possuem significados e juntos formam uma combinação única!

Digite nos campos abaixo e descubra nos mínimos detalhes.