Fale conosco

O que vc está procurando?

TodaTeen

Entretenimento

Dia internacional contra a homofobia

Você sabe por que esse dia foi escolhido ou, o que significa ser uma pessoa homofóbica? Não se preocupe! A tt te explica!

Bandeira

Hoje, dia 17 de maio, é o Dia Internacional contra a Homofobia. Mas você sabe por que esse dia foi escolhido ou o que significa ser uma pessoa homofóbica? Não se preocupe! A tt te explica!

[saiba_mais] POR QUE DIA 17 DE MAIO?

A data foi escolhida para lembrar a exclusão da Homossexualidade da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID) da Organização Mundial da Saúde (OMS). Fato que ocorreu em 17 de maio de 1990, oficialmente declarada em 1992. Pois é, dá pra acreditar que houve um tempo em que ser gay era considerado doença?

AFINAL, O QUE É HOMOFOBIA?

Homofobia é o termo – com origem grega: medo do homossexual/homosexualismo – utilizado para designar: antipatia, desprezo, preconceito, aversão, medo, discriminação, intolerância, diante da homossexualidade ou da pessoa homossexual.

As vítimas da homofobia são, geralmente, colocadas em posição de inferioridade e humilhação por seu agressor, que utiliza (ou não) de violência física e/ou verbal para causar esse tipo de sofrimento à vítima.

Bandeira

ALGUNS DADOS

Infelizmente, o Brasil ocupa 1º lugar no ranking mundial de assassinatos homofóbicos.
Segundo o estudo feito pelo GGA (Grupo Gay da Bahia), o Brasil conta com uma morte de homossexual a cada 26 horas.

E, por incrível que pareça, isso tem piorado. Os números mostram um aumento de 21% em relação a 2011 – ano em que houve 266 mortes – e um crescimento de 177% nos últimos sete anos.

Ao mesmo tempo, temos a conscientização: o número 100 – serviço Disque Direitos Humanos – recebeu 856 denúncias de casos de homofobia no Brasil entre janeiro e setembro de 2011. De acordo com a Secretaria de Direitos Humanos (SDH), as ligações totalizaram 2.432 violações aos direitos dos homossexuais, como violência e atendimento inadequado em delegacias, entre outros.

EM ESCOLAS

Muitas vezes, escolas (públicas ou particulares) são um terreno fértil para o bullying e a homofobia. Crianças e adolescentes devem ser preservados de tal forma de preconceito.

A ajuda psicológica é essencial – para o agressor e para o agredido – pois a homofobia representa uma forma de atentado aos Direitos da Criança e do Adolescente.

Um exemplo de bullying homofóbico que ganhou espaço na mídia foi o sofrido pelo estudante Theo Chen, 12 anos, de Cingapura.

Theo

Theo não aguentava mais as fofocas, insinuações e xingamentos diários feitos contra ele, e resolveu fazer um vídeo protestando contra o bullying homofóbico que recebia de seus “amigos”.

Em um momento do vídeo o garoto afirma: “Não acho que a humanidade deva julgar as pessoas pela sexualidade, porque isso não é certo!” E ainda diz que ele deveria estar aproveitando a escola, mas que não está, pois as pessoas estão falando sobre ele o dia todo e isso o incomoda muito. Confira o vídeo clicando aqui.

Theo resolveu gravar um vídeo e enfrentar seus agressores, mas a realidade das crianças e adolescentes que sofrem esse tipo de preconceito ainda é outra: muitas vezes as vítimas acabam se escondendo, com medo e sofrer ainda mais ameaças e violências.

Então, girls, vamos tirar esse dia para refletir: sobre a atitude de nossos amigos, familiares e a de nós mesmos, ok?

2 Comentário(s)

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Combinação de Signos

Confira a combinação de signos para todos do zodíaco

Descubra quais signos combinam no amor, sexo, trabalho e amizade. Faça quantas combinações desejar e compartilhe!

Combinação de Nomes

Todos os nomes possuem significados e juntos formam uma combinação única!

Digite nos campos abaixo e descubra nos mínimos detalhes.