Connect with us

Comportamento

Dia Internacional Da Mulher: conheça a história por trás do 8 de março

Published

on

Dia Internacional Da Mulher: conheça a história por trás do 8 de março
Getty Images

Quando as pessoas se questionam sobre a origem do Dia Internacional da Mulher, a história sobre as tecelãs mortas pelo chefe em uma fábrica de Nova York é o enredo mais popular para justificar a data. Entretanto, saiba que esse não é o ocorrido que originou o dia de luta das mulheres, já que isso nunca aconteceu!

Muitas pessoas contam que no dia 8 de março de 1857, 129 operárias morreram carbonizadas em um incêndio criminoso, dentro de uma fábrica têxtil nova-iorquina. O proprietário da indústria teria incendiado o local após a união das funcionárias em greves por melhores condições de trabalho.

Mulheres incríveis e suas frases marcantes para se inspirar
Mulheres na política: por que há pouca representatividade feminina?
10 garotas empoderadas para agitar sua timeline

Acontece que essa história não é real! O que de fato aconteceu foi que em 25 de março em 1911, um incêndio causado pelas más instalações de uma fábrica de camisas matou mais de 125 funcionárias. O tecido serviu de combustível para o acidente, e nenhuma mulher teve chance de se salvar – a empresa trancava as portas do estabelecimento durante o expediente para evitar motins e greves.

Mas então o que aconteceu no dia 8 de março? Uma grande movimentação feminina na Rússia! Em 1917, o país estava passando por um ciclo revolucionário em prol de derrubar a monarquia czarista. No dia 8 de março do mesmo ano, um grupo de 90 mil operárias saiu às ruas protestando para pedir melhores condições de trabalho e vida, bem como chamar a atenção para os altos índices de fome e questionamento da participação do país na Primeira Guerra Mundial. O movimento marcou a história do país e é considerado por muitos historiadores como o pontapé inicial para a Revolução Bolchevique.

A revolução das operárias foi o responsável pela definição da data 8 de março, instituída oficialmente como o Dia Internacional Das Mulheres em 1975 pela ONU. Desde então todo o mundo celebra esse dia de luta para as mulheres refletindo sobre a desigualdade entre os gêneros que ainda predomina em todo o globo.

As mulheres podem ter conquistado o direito de votar, concorrer na política e igualdade legal diante do homem. Entretanto, o salário de uma mulher ainda representa cerca de 79,5% do salário de um homem igualmente capacitado, de acordo com a pesquisa Pnad Contínua realizada em 2018 pelo IBGE. Quando se tratam das mulheres negras, as estatísticas são ainda piores: o salário recebido por uma mulher dessa parcela da população é de aproximadamente metade do valor ganho por um homem branco.

O machismo torna o mundo um um local desrespeitoso e violento para as mulheres. Enquanto a taxa de homicídios diminuiu em 2019, a de feminicídio permanece crescente, 76% maior. E não se trata apenas da violência nas ruas: oito em cada dez casos de feminicídio deste ano ocorreram dentro de casa, enquanto 26 dos 37 casos tinham autoria conhecida, como maridos e ex-namorados.

Neste 8 de março, as mulheres celebram a conquista de direitos que antes não eram nem imagináveis. Entretanto, o caminho para a igualdade entre os gêneros ainda tem um percurso muito longo a ser percorrido.

Comportamento

10 curiosidades sobre “Dançarina Imperfeita”, novo musical da Netflix com Sabrina Carpenter

Published

on

10 curiosidades sobre "Dançarina Imperfeita", novo musical da Netflix com Sabrina Carpenter
Divulgação/Netflix

Dançarina Imperfeita chegou na Netflix na última sexta-feira (7) e surpreendeu os fãs de comédias teen. Com um elenco divertido e bem coreografado, o também chamado Work It é sucesso de audiência no streaming. A história acompanha o desafio de Quinn Ackerman (Sabrina Carpenter) integrar uma equipe de dança para conquistar créditos na faculdade mais desejada.

+ Agosto na Netflix: os melhores filmes e séries que chegam neste mês

Em meio a uma narrativa que reflete sobre metas inalcançáveis para ingressar em uma universidade de renome, o filme traz atores talentosos, representatividade, uma playlist animada e coreografias envolventes. Quer saber mais detalhes pouco mencionados sobre o longa? A gente separou diversas curiosidades!

Alicia Keys é uma das produtoras

A famosa cantora americana também é uma das produtoras deste filme, o qual na verdade é uma co-produção da sua empresa, a AK Worldwide Productions, em conjunto com a STXfilms e Alloy Entertainment. Entretanto, Alicia Keys teve uma participação forte nesta produção ao auxiliar na escolha das músicas presentes no filme.

Primeiro longa da diretora Laura Terruso para a Netflix

É isso mesmo: a direção de Dançarina Imperfeita é de uma mulher! O nome de Laura Terruso ainda não é popular no mercado, mas a profissional chamará a atenção após este trabalho para a Netflix. Atualmente a jovem diretora possui 14 créditos de direção e alguns outros como roteirista.

Sabrina Carpenter estreia como protagonista no streaming

A atriz começou a carreira com vídeo covers aos dez anos de idade e uma participação em Law & Order: Special Victims Unit, bem como Orange Is the New Black, The Goodwin Games e uma ponta em Amaldiçoado, produção com com Daniel Radcliffe.

O sucesso veio de fato em 2014 por meio da série Disney Garota Conhece O Mundo, sequência baseada em O Mundo É dos Jovens, clássico dos anos 90. Após três temporadas e álbuns musicais para a Disney, a cantora também atuou como uma babá certinha ao lado de Sofia Carson, na comédia Uma Aventura de Babás.

Em 2018, a artista apareceu no elogiado drama O Ódio que Você Semeia e no filme teen Crush à Altura. Agora, com Dançarina Imperfeita, Carpenter lidera em conjunto com Carson o protagonismo na tendência de filmes teen bem coreografados.

Além disso, até antes da pandemia a atriz fazia sua estreia na Broadway, vivendo Cady no musical de Meninas Malvadas. Em breve, ela ainda aparecerá nas telonas com Clouds, o novo drama dirigido por Justin Baldoni, responsável por A Cinco Passos de Você.

Jordan Fisher: Broadway, John Ambrose e amor da vida real

Jordan Fisher é uma estrela em ascensão! Após o sucesso com o seu trabalho na Broadway na peça Hamilton e competições de dança no Dancing With The Stars, o ator, cantor e dançarino está sendo escalado para produções de sucesso na Netflix.

Em fevereiro pudemos ver o artista dando vida a John Ambrose em Para Todos Os Garotos Que Já Amei, e agora, ele é o galã principal de Work It. Em meio ao shipp de Fisher com a protagonista interpretada por Sabrina Carpenter, os fãs descobriram que na verdade Jordan está noivo, e sua história de amor parece um roteiro de comédia romântica.

O ator conheceu Ellie Woods quando tinha 13 anos de idade: “Nós éramos melhores amigos quando crescemos”, disse Jordan à People. “Ellie é incrível. Nós crescemos juntos em um conservatório de teatro, então ela conhece, respeita e ama a arte, ama o que eu faço e tem feito parte da minha carreira e da minha jornada desde o início”, contou para a Us Weekly.

Liza Koshy  é youtuber famosa

A intérprete de Jass tem um canal no YouTube com mais de 17 milhões de inscritos. A atriz e comediante também possui descendência indiana e luta pelo movimento negro nos Estados Unidos.

Em 2019, a estrela foi mencionada na lista dos 30 jovens empreendedores da Forbes, como uma pessoa que está liderando a nova geração de creators em Hollywood. Para celebrar, a comediante publicou uma foto do seu encontro com ninguém menos que Michelle Obama.

Keiynan Lonsdale estava em Love, Simon e Divergente

Antes de assumir fama em The Flash e Legends of Tomorrow como Wally West, Keiynan Lonsdale fez Dance Academy, mas foi revelado mesmo ao participar de dois filmes da saga Divergente. Desde então, ele mantém uma carreira como rapper, além de ter aparecido em Com Amor, Simon e seu spin-off, Love, Victor.

Diversidade

A pluralidade no elenco de Dançarina Imperfeita surpreendeu todo mundo, e fez até mesmo Jordan Fisher chorar.  No último domingo (9), o ator participou de uma live com Sabrina Carpenter e revelou que fica muito feliz em saber que os filmes de dança possibilitam criar um espaço diverso e inclusivo.

“A diversidade é ótima, principalmente por eu ser uma pessoa de cor e crescer em uma indústria em que frequentemente eu não ganhava o papel por não ser branco o suficiente ou preto o suficiente. Filmes de dança tem tudo, tem todo mundo. Todas as formas, tamanhos, cores, crenças, orientações, religiões, sexualidade, tem tudo. Ter aquela imagem do pôster me fez chorar, é sempre necessário mas é super necessário agora. Inclusão é só o nome do jogo, e é meio como todos devemos viver nossas vidas e e seguir com amor e inclusão”, disse o artista.

Coreografias desafiadoras

Em um vídeo divulgado pela Netflix nesta segunda-feira (10), o coreógrafo da produção, Aakomon Jones, explicou um pouco sobre os bastidores por trás dos passos presentes em todas as performances do filme.

“Minha equipe e eu criamos as coreografias baseados em quem são esses personagens, onde eles estão, porque eles estão dançando”, explicou Aakomon. “Começamos com o roteiro e depois a escolha da música, e então criamos pequenos movimentos diferentes”, completou.

Playlist pop

Como dissemos, Alicia Keys participou ativamente da escolha das músicas que compõe o longa, e não faltaram sucessos pop!

Vai ter sequência?

Infelizmente ainda não há nada confirmado, mas Liza Koshy comentou sobre a possibilidade em uma live com Jordan Fisher e Sabrina Carpenter: “Foi muito legal me colocar no lugar dela e dançar como ela todos os dias. Ela tem uma pequena história, então é divertido fazer essa melhor amiga. Estou ansiosa para saber o que acontece com ela na sequência. Se ela continua na loja de colchões…”.

Continue Reading

Comportamento

10 momentos em que Harry Styles sensualizou bonito em Watermelon Sugar

Published

on

10 momentos em que Harry Styles sensualizou bonito em Watermelon Sugar
Reprodução/Youtube

Nesta segunda-feira (10), Harry Styles chegou ao topo da Billboard Hot 100 pela primeira vez. É que Watermelon Sugar, último single do celebrado Fine Line, saltou da sétima para a primeira posição – só na última semana, foram mais de 60 mil downloads nos Estados Unidos.

Entrando no ~mood~ comemoração, a todateen separou 10 gifs com os melhores momentos do clipe.

Harry Styles: 11 letras do muso para usar na legenda do Instagram
+ Harry Styles te daria moral? Faça o teste! 
Harry Styles: 10 anos da evolução do estilo do muso

Alerta gatilho, tá? Haha!

Um hino, uma lenda!

Continue Reading

Comportamento

Horóscopo de 10 a 16 de agosto: tensão de Marte em Áries alimenta impaciência

Descubra o que os astros reservam para você!

Published

on

Horóscopo de 20 a 26 de julho: cuidado com a carência da Lua Nova em Câncer
macrovector/freepik

O efeito da Lua Cheia em Aquário chega ao fim, mas agosto continua nos surpreendendo com suas movimentações astrológicas intensas. Entre os dias 10 e 16 deste mês, quem balança o céu é a quadratura que se forma entre Marte em Áries com o trio conservador do ano – Júpiter, Saturno e Plutão, todos retrógrados em Capricórnio.

De acordo com a astróloga Virginia Gaia é hora de processar os acontecimentos, diminuir o ritmo e perceber o que ainda precisa de ajustes para que tudo saia do seu jeito. “A Lua Cheia abre a semana, mas dura pouco. Logo na terça-feira (11), teremos a fase Minguante do satélite terrestre, assim como a quadratura entre Marte e o trio de planetas retrógrados. Na prática, essa tensão no céu se reflete na Terra em forma de impaciência e pressa para retomar a vida ‘normal’, ao passo que as restrições e limitações não podem ser ignoradas“, conta a bruxona.

Por sua vez, Mercúrio caminha em sua trajetória pelo signo de Leão e fica de mãos dadas com o Sol, incentivando ainda mais a expressão pessoal. Enquanto isso, Vênus segue pelo sentimental signo de Câncer, pedindo mais atenção às nossas relações íntimas.

Achou que já é o bastante para esses próximos dias? Pois saiba que só no sábado (15) teremos o ponto alto da semana. “O irreverente planeta Urano inicia seu movimento retrógrado neste dia, trazendo um ciclo de revisão sobre inovação, ciência e tecnologia que durará até janeiro de 2021”, finaliza a astróloga.

Confira as previsões para o seu signo entre 10 e 16 de agosto!

áries

O momento pede para desacelerar um pouco, ariana. Acalme-se, mas aprenda também a desapegar daquilo que você não consegue controlar ou resolver do seu jeito. Bom momento também para ser menos impulsiva com as finanças.

touro

Você está mais sensível, taurina. Procure se concentrar mais nas suas necessidades, evitando pensar ou falar demais sem que haja necessidade. Use mais a sua intuição e sensibilidade para lidar com as pessoas.

gêmeos

A semana pede para você cuidar mais da saúde em um sentido amplo, geminiana. Procure poupar a sua energia, cuidando de temas da sua intimidade. Expresse-se na família, mas preze pelo seu bem estar emocional acima de tudo.

câncer

Procure estreitar laços com quem é efetivamente importante para você. Saiba pedir o que precisa e cultive as coisas que são essenciais. Pense no futuro, mas evite se afobar por besteira.

leão

É tempo de celebrar a passagem do Sol pelo seu signo, leonina. Faça planos para o longo prazo, mas evite falar demasiadamente com quem não tem uma forte conexão com você. Pense também na carreira, mas evite tomar decisões precipitadas.

virgem

A semana traz muita reflexão e oportunidade para ver e rever pontos de vista. A sua intuição e a criatividade também estão afloradas, então aproveite para prestar atenção aos insights que podem surgir. Esteja aberta para aprender coisas novas.

libra

Você está sensível e cheia de vontade de mudar muitas coisas, libriana. Aproveite a semana para compartilhar seus planos com as pessoas certas e acolhedoras. Se não, nem perca energia com muita exposição. Faça boas alianças.

escorpião

Os seus relacionamentos estão mexidos, então é hora de você prestar mais atenção às pessoas à sua volta. Só tenha cuidado para não se deixar engolir pela rotina e acabar descontando tudo isso justamente em quem você mais gosta.

sagitário

É hora de arrumar a sua agenda e diminuir o ritmo, sagitariana. Separe um tempo para você, mas se organize para fazer tudo o que precisa ser feito. Tenha mais paciência com as pessoas no trabalho e aprimore a capacidade de trabalhar em equipe.

capricórnio

O momento pede mais concentração para dar o melhor de você, capricorniana. Lembre-se de que, às vezes, menos pode significar mais e que é importante que você possa se expressar sem ter medo do julgamento das outras pessoas.

aquário

É hora de estar mais atenta à sua família e aos assuntos domésticos. Procure reservar mais a sua intimidade e estar mais em casa. É hora também de repensar sua forma de lidar com as emoções, então aproveite para fazer esse balanço interno.

peixes

Aproveite a semana para ler um bom livro ou buscar novos conhecimentos, pisciana. Também é hora de rever a sua comunicação e evitar perder tempo em conversas que sejam pouco produtivas. Cuide da sua mente, sem se sobrecarregar.

Quer saber mais sobre conteúdos bruxões de magia & astrologia? Acompanhe a bruxona da todateen, a astróloga Virginia Gaia!

Instagram: @virginiagaia

Facebook: @virginiagaiaoficial

Site Oficial: virginiagaia.com.br

Continue Reading
Advertisement
Combinação de Nomes

Todos os nomes possuem significados e juntos formam uma combinação única!

Digite nos campos abaixo e descubra nos mínimos detalhes.

 
Combinação de Signos

Confira a combinação de signos para todos do zodíaco

Descubra quais signos combinam no amor, sexo, trabalho e amizade. Faça quantas combinações desejar e compartilhe!

Mais Lidos

Copyright © 2020 - Website produzido por Perfil.com Ltda. Uma parceria de conteúdo Perfil Brasil e Editora Alto Astral. Este site é parceiro do UOL Entretenimento.