Fale conosco

O que vc está procurando?

TodaTeen

Comportamento

Dicas para se dar bem no ENEM

Veja os conselhos de profissionais para você ficar mais tranquila e mandar bem na prova!

cartão de prova para preencher no enem
Foto: Shutterstock

Imagem de gabarito ENEM

Foto: Shutterstock Images

No próximo final de semana acontece o ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio. Além de ser uma prova difícil, é determinante para o futuro de muita gente. Mas calma aí: nada de desespero, hein! O nervosismo pode atrapalhar e fazer com quem você não faça a prova da melhor forma.

Pensando nisso, a tt conversou com profissionais e separou as melhores dicas para você mandar muito bem na prova! Confira!

Nada de estudar momentos antes da prova!
A gente sabe que é difícil segurar a ansiedade e sempre parece que faltou algo para ser estudado. Mas rever a matéria um pouco antes da prova pode ser um risco. “Estudar na véspera não fará com que o adolescente relembre de tudo o que aprendeu. Para isso é bom que reserve pelo menos duas horas por dia para seus estudos. Tenha em mente seu objetivo maior, que é de responder as questões com cuidado e clareza”, aconselham Mônica Maria Baruffi, Mestre em Educação e docente do curso de Pedagogia – EAD – Educação a Distância da Uniasselvi e Ana Clarisse Alencar Barbosa, Mestre em Educação e coordenadora do curso de Pedagogia – EAD da Uniasselvi.

Faça primeiro as questões que você domina!
A hora que receber a prova procure fazer primeiro as questões mais fáceis e das matérias que você tem mais afinidade. Um ponto importante que costuma ser desconsiderado pelos alunos é por qual disciplina começar. “A dica é começar pelas questões mais fáceis das disciplinas e dos conteúdos que possuem um maior domínio. Desse modo, o aluno aumenta a sua confiança, por estar resolvendo as questões com facilidade, além de economizar tempo para as questões com maior grau de dificuldade”, diz Bruno de Souza Ramos, diretor de Planejamento e Fidelização da Kroton.

Controle o seu tempo
Nesse caso, o ideal é ler com calma, observar o que pede a pergunta e se encontrar dificuldade em alguma, passar para a próxima e buscar solucioná-la no final. “De nada adiantará a pressa, pois como dizem ‘a pressa é inimiga da perfeição’”, lembram Mônica e Ana Clarisse. Além disso, é fundamental criar a sua maneira de medir o tempo de realização da prova. Uma dica importante: esteja preparado para responder cada questão com menos de três minutos, já que, além de responder as 90 questões, você precisa reservar, no mínimo, 30 minutos para preencher, com cuidado e atenção, o cartão de resposta. “ Um fator que também ajuda nesse controle é a marcação de tempo que os fiscais de prova fazem no quadro da sala de aula. Mas, de qualquer forma, nada impede que o candidato pergunte ao fiscal, sempre que julgar necessário, as horas e o tempo restante para o final da prova”, diz Bruno.

Alimente-se corretamente
Nada de exageros no dia da prova, hein girls? Sabe aquele lanche ou pedaço de pizza que você come, às vezes, de manhã? Então, é melhor abandonar e escolher algo mais saudável e leve!

No, balada!
Ir para a balada na véspera da prova pode ser bem ruim! “É bom deixar para sair com os amigos depois da prova, pois nada como uma boa noite de sono para repor as energias e acordar cedinho e bem-humorado para um dia de grandes decisões”, esclarecem Mônica e Ana Clarisse.

Fique atenta ao material
No dia da prova, é importante levar os materiais necessários, como caneta preta, documento de identificação com foto e o cartão de confirmação da inscrição. Apesar de ele não ser obrigatório, o cartão contém as informações essenciais para a realização da prova como data, hora e local. Mais informações, você pode conferir no site http://enem.inep.gov.br/.

Lanchinho durante a prova
Sabe aquele ditado ‘saco vazio não para em pé’? Então, essa é a mais pura verdade! Portanto, lembre de levar algum lanchinho para comer durante a prova, como barrinha de cereal, chocolate e bolacha.

Cuide da hidratação
Com esse calorzão que anda fazendo em todo país, estar atenta à hidratação é fundamental no dia da prova. Por isso, leve uma garrafinha de água e beba durante todo o tempo. Além de não passar mal, você ainda economizará tempo, pois não sairá o tempo todo da sala para beber água!

Manter a calma é fundamental!
Para manter a calma, é bom você preparar-se anteriormente. “Chegar uma hora antes no local da prova para reconhecer o espaço. Respirar fundo e responder com calma as questões, sem entrar na pilha de outros que possam estar nervosos a seu lado. E principalmente, confie em você!”, dizem Mônica e Ana Clarisse.

Desligue o celular!
Todo ano sempre tem algum problema com o celular durante a prova. Então, atente-se: desligue ao entrar na sala e nem pensar em fazer alguma selfie, hein meninas?

Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Combinação de Signos

Confira a combinação de signos para todos do zodíaco

Descubra quais signos combinam no amor, sexo, trabalho e amizade. Faça quantas combinações desejar e compartilhe!

Combinação de Nomes

Todos os nomes possuem significados e juntos formam uma combinação única!

Digite nos campos abaixo e descubra nos mínimos detalhes.