Fale conosco

O que vc está procurando?

TodaTeen

Comportamento

ENEM: 7 dicas pra mandar bem nessa reta final

Estratégia para prova, treino e outras ideias pra sambar na cara da sociedade!

Foto: iStock/Getty Images

Quem aí tá ansiosa para o ENEM?! A prova acontece nos dias 5 e 6 de novembro e não tem mais como enrolar, fala sério. Esse é o momento de rever conteúdos e se sentir mais pronta do que nunca. Bora lá?

Giphy

1) Preste muita atenção nas aulas e tire dúvidas

Preste muita atenção ao conteúdo lecionado em sala de aula, copiando a matéria e tomando cuidado com as distrações, principalmente o celular. Também é importante tirar todas as dúvidas finais com os professores.

 

2 ) Treine e resolva exercícios

Resolver questões, participar de simulados e estudar diariamente são ações fundamentais. O candidato também deve estudar as provas dos anos anteriores (pelo menos dos últimos 3 anos) para se acostumar com o modelo da prova, lembrando que o Enem é uma prova longa – são 180 questões em apenas dois dias.

 

3) Tenha um bom planejamento de estudos

Elabore um planejamento de estudos com metas semanais. Assim fica mais difícil se perder ao longo das semanas em meio a tanto conteúdo. Inclua todas as matérias e frentes, priorizando tópicos que mais pesam no Enem e que você tem mais dificuldade.

Giphy

4) Comece pelo mais fácil

Não comece pelos exercícios mais complicados, porque é importante construir uma boa base antes de avançar para os problemas mais difíceis. A melhor maneira de estudar é se focar na teoria e na resolução dos exercícios, em nível crescente de dificuldade. O importante é fazer o básico bem feito!

 

5) Dificuldades são comuns

Não estude somente os conteúdos que gosta mais e não desista nas primeiras dificuldades. Aprenda com os próprios erros cometidos em redações, simulados e exercícios. É importante não só olhar o gabarito mas entender a resolução das questões.

Giphy

 

6) Cuide da saúde

A saúde física e mental afeta diretamente a qualidade dos estudos. Por isso, é preciso dormir bem (entre seis e oito horas diárias) e cuidar da alimentação, sem cometer exageros. Procure controlar a alimentação na medida do possível, pois a sua saúde física depende bastante do seu cardápio diário. Antes das provas procure ingerir alimentos com baixo índice glicêmico, como os alimentos integrais, que vão diminuir o seu apetite durante a prova.

 

7) Escolha sua estratégia no dia da prova

Vale a pena pular as questões mais difíceis e deixá-las para o final. Para a prova de Linguagens e Códigos, Matemática e Redação uma boa estratégia é ler rapidamente o tema da redação e fazer um brainstorm de ideias por aproximadamente 5 minutos, anotando tudo no rascunho. Após isso começar a resolver as questões, lembrando-se sempre de pular as mais difíceis. Ao longo da prova, mais ideias para a redação vão aparecendo – anotar tudo no rascunho. Depois reservar aproximadamente 1 hora no final da prova para fazer a redação. As ideias do rascunho vão ajudar a desenvolver mais rapidamente a dissertação.

Consultoria: Poliedro

LEIA TAMBÉM:

Combinação de Signos

Confira a combinação de signos para todos do zodíaco

Descubra quais signos combinam no amor, sexo, trabalho e amizade. Faça quantas combinações desejar e compartilhe!

Combinação de Nomes

Todos os nomes possuem significados e juntos formam uma combinação única!

Digite nos campos abaixo e descubra nos mínimos detalhes.