Fale conosco

O que vc está procurando?

TodaTeen

Comportamento

ENEM: saiba quais são os temas mais cobrados em química

Dicas importantes para focar nos estudos na reta final!

O ENEM está chegando e a ansiedade só aumenta! Por isso, nada melhor do que se preparar focando em suas dificuldades. Então, se você não manda bem na área de ciências da natureza, o professor Clayton Moreira Rosman de química da escola Dinamis ajuda você contando quais são os conteúdos que mais caem no ENEM!

garota estudando com livros e notebook

Foto: Shutterstock

 

“A prova de química do Enem não tem sido considerada muito fácil, visto que ela vem se mostrando cada vez mais conteudista. Porém, sempre relacionando a aplicação do conteúdo no cotidiano, com o reflexo no meio ambiente, na conjuntura, na história”, já avisa o Clayton.

Termoquímica. O conteúdo tem caído constantemente e, na maioria dos anos, vem relacionado a matriz energética – utilização de diversos combustíveis, qual o mais poluente, qual gera mais energia… “São questões envolvendo termoquímica, que cobram também cálculos em relação à energia (liberada, quando se usa a gasolina em comparação ao gás natural, qual tem um rendimento energético melhor, etc). Todos esses pontos têm sido bastante cobrados na prova”, indica o professor.

Separação de misturas. Este é outro tópico importante, pois abrange, por exemplo, “como separar os componentes do petróleo usando destilação fracionada ou como é o tratamento em uma indústria em relação à mistura, principalmente questões ligadas ao tratamento de água”, lembra o professor. Por isso, é importante dominar as etapas do processo de tratamento de água, pois também estão relacionadas à questão do meio ambiente.

jovens estudando

Foto: Shutterstock

Radioatividade. Também é outro assunto frequente. “No Enem, a diferença é que a prova cobra mais o contexto histórico e social dos impactos ambientais provocados por substâncias radioativas. E também a questão energética ligada à radioatividade. Assim, há a relação das usinas nucleares, quais os impactos, por exemplo, na temperatura das águas, quais as vantagens de se usar uma usina nuclear em relação as outras fontes de energia, como hidrelétricas e termoelétricas”, aponta Clayton.

Deslocamento de equilíbrio e PH. Você precisar saber analisar se a solução é ácida, básica, se o meio fará o deslocamento do equilíbrio no sentido de formação do produto… “O equilíbrio químico é outro assunto bastante recorrente, principalmente, envolvendo o deslocamento de equilíbrio, com fatores externos que podem deslocar uma reação, envolvendo o cotidiano. Por exemplo, um refrigerante. Ou até mesmo reações do corpo humano. E as alterações externas que podem deslocar o equilíbrio para a formação do produto ou do reagente. Geralmente, a prova faz essa reação envolvendo o PH”, conta o professor.

Funções inorgânicas (assunto relacionado ao meio ambiente): o aluno precisa entender o conceito das funções, além de dominar a nomenclatura. Por exemplo, entender o que é um ácido, saber a classificação dos óxidos. O tema tem sido abordado envolvendo meio ambiente em relação à formação de chuva ácida, poluição, tratamento do solo. Isso tudo abrange óxidos, sais, bases, ácidos, suas características, funcionalidades e aplicações.

LEIA TAMBÉM

Combinação de Signos

Confira a combinação de signos para todos do zodíaco

Descubra quais signos combinam no amor, sexo, trabalho e amizade. Faça quantas combinações desejar e compartilhe!

Combinação de Nomes

Todos os nomes possuem significados e juntos formam uma combinação única!

Digite nos campos abaixo e descubra nos mínimos detalhes.