Recentemente a AVON lançou o evento #BelezaQueFazSentido, que visa mostrar ao mundo um conceito de beleza mais plural. Várias mulheres – de diversas áreas – foram selecionadas através de suas histórias e tornaram-se embaixadoras da campanha nas redes sociais e nas ruas 🙂
Juliana de Faria, do projeto Chega de Fiu Fiu, Denise Damasi, que mostra a força da mulher empreendedora, Ju Romano, blogueira plus-size do Entre Topetes e Vinis, Jéssica, revendedora AVON e modelo da campanha #BelezaquefazSentido, Gabriela Manssur, promotora de justiça que aborda o empoderamento de mulheres que foram vítimas de violência doméstica, além de Alessandra Ginante, Vice-Presidente de Recursos Humanos da AVON Brasil, que compartilha sua história de sucesso com outras mulheres.
Lembrando que as histórias dessas mulheres incríveis são apenas um recorte do dia a a dia e da luta que nós, mulheres, lidamos.
FOTO: ene-naturismo.org
Para entender mais a importância da campanha, a AVON criou um hotsite cheio de informações legais sobre o assunto, além de explicar alguns termos que, muitas vezes, são relacionados a vários tipos de bullying. Confira:
FEMINISMO – Movimento iniciado na Europa com o intuito de conquistar a equiparação dos direitos políticos e sociais de ambos os sexos.
EMPODERAMENTO – É a capacidade do indivíduo realizar, por si mesmo, as mudanças necessárias para evoluir e se fortalecer. Para levar a vida da forma que escolher.
SEXO – Categoria que define o que é ser fêmea e o que é ser macho a partir do aspecto biológico, ou seja, dos órgãos sexuais.
GÊNERO – Identidade construída socialmente para definir os papéis esperados dos indivíduos. Determinado a partir de construções sociais, que podem mudar.
CISGÊNERO – Pessoa cuja identidade de gênero se identifica com o sexo biológico atribuído a ela no nascimento.
TRANSGÊNERO – Pessoa que não se identifica com o gênero que foi atribuído a ela quando nasceu ou que não se encaixa em uma definição binária de identidade de gênero.
PATRIARCADO – Sistema social que organiza a sociedade em torno de figuras de autoridade do sexo masculino.
[saiba_mais] SEXISMO – Atitude de discriminação baseada em gênero.
MISOGINIA – Ódio, desprezo ou repulsa ao gênero feminino e às características a ele associadas.
TRANSFOBIA – Atitude de discriminação em relação às pessoas transgêneras.
MACHISMO – Atitude ou comportamento de quem não admite a igualdade de direitos para o homem e a mulher, sendo, pois, contra o feminismo.
GORDOFOBIA – É o preconceito sofrido, devido ao peso elevado e/ou fora do padrão de beleza.
MANTERRUPTING – Man + Interrrupting. Comportamento comum em reuniões e palestras, quando uma mulher não consegue concluir sua frase porque é constantemente interrompida pelos homens.
GASLIGHTING – Violência emocional por meio de manipulação psicológica que leva a mulher a achar que enlouqueceu ou duvidar de seu senso de realidade, suas próprias memórias, percepção, raciocínio, etc.
BROPRIATING – Brother + appropriating. Quando um homem se apropria da ideia de uma mulher e leva o crédito por ela em reuniões.
MANSPLAINING – Man + explaining. Homem dedica seu tempo para explicar algo óbvio e fala didaticamente como se ela não fosse capaz de compreender, afinal é mulher.
Aproveitando, confira outras campanhas superlegais que ajudam a abrir a mente, respeitar e empoderar mulheres:
A atriz Mel Fronckowiak está participando de uma ação superlegal, produzida pela CAREFREE, que também tem essa pegada de empoderamento feminino. É a “Desabafa Entre Amigas”que trata de temas como autoaceitação, assédio, entre outros. Confira alguns vídeos que foram produzidos para a campanha:
Qual o limite entre elogio e desrespeito?
Seguir padrões? Eu escolho a mulher que quero ser.
E alguns dados que nos ajudam a ver a importância de campanhas como essas: Dá para se sentir representada dessa forma?
Das 40 cadeiras da Academia Brasileira de Letras, apenas 5 são ocupadas por mulheres.
Apenas 4% das 500 maiores bilheterias de Hollywood em 2012 foram dirigidas por mulheres.
Dos 27 eleitos a o senado em 2014, apenas 5 são mulheres.
Em 2014, para cada 9 homens deputados federais, apenas 1 mulher deputada foi eleita.
50,7% das vítimas de estupro no Brasil são crianças de até 13 anos.
Dos jovens de 15 a 29 anos que não estudam nem trabalham, 70% são mulheres.
“Vi um vídeo da Juliette cantando Prints. Ficou lindo demais! Quem sabe vem um feat Gabi e Ju? Assim que ela sair vou convidá-la. Ia ser uma honra pra mim“, disse Gabi.
“Nenhuma artista é melhor em ser um talento multifacetado do que Manu Gavassi“, definiu a revista Schon, para quem a dona de “Deve Ser Horrível Dormir Sem Mim”, deu entrevista nesta segunda-feira (1). Ela falou sobre sua paixão por Taylor Swift e Selena Gomez, de quem é fã e se inspira em sua carreira.
“Eu cresci com artistas pop. Acho que são quase meus amigos…. Exceto pelo fato de que eles nem me conhecem“, brincou Manu. “Eu admiro a Taylor por sempre ser fiel a si mesma e ao seu trabalho… Eu sempre as admirei porque comecei muito jovem e é um ambiente difícil. Eu ainda estou crescendo. Estou menos com medo de tentar agora“.
Manu também falou sobre a nova etapa de sua carreira e o que tem escutado para se inspirar ultimamente:
“Estou no momento de descobrir quem sou agora ”, diz . “Já faz um tempo que eu lancei um álbum, então talvez seja a hora dessa etapa […] Eu tenho ouvido muita música brasileira também, especialmente dos anos 70. É precioso abraçar nossas raízes e aprender com o passado. Isso tem me inspirado muito.”
Uma parceria dessas! Em comemorações aos 25 anos de Pokémon, Katy Perry,Post Malone e J Balvin se juntaram para fazer um álbum cheio de músicas e clipes inspirados na produção. Uma divulgação de peso, né? De acordo com o IGN, o trio contará com mais um convidado especial, ainda não divulgado.
“Pokémon 25: The Album” é o nome do projeto que será lançado no outono do hemisfério-norte, ou seja, entre setembro e dezembro de 2021!
De acordo com informações da revista People, o projeto de homenagem à franquia do desenho animada ainda contará com um novo programa de música com a Universal Music Group.
Mais detalhes sobre a novidade não foram divulgados, mas já se sabe que o programa contará com ativações globais surpresa ao longo do ano. Katy se mostrou super animada com a colaboração e ainda mencionou sua filha, Daisy Dove Bloom, ao falar da importância do projeto.
“Eu adoro fazer parte de qualquer coisa que seja lúdica e que conte uma boa história e tenha mensagens realmente boas para compartilhar com o mundo. Agora que tenho uma filha, entendo que é muito importante brincar. Esta é uma extensão contínua de quem eu sou.”, disse a artista em exclusividade à People.
Perry também relembrou sua visita ao The Pokémon Café, durante uma viagem ao Japão em 2019: “Eu estava grávida quando estava lá, na verdade, mal sabia! Foi incrível. Trouxe à tona todas essas memórias de infância maravilhosas. Eu vou ao Japão desde os 17 anos todos os anos e sempre realmente amei tudo o que foi criado lá.”