Connect with us

Entretenimento

Entenda a importância do SUS e porque devemos defendê-lo

Published

on

Entenda a importância do SUS e porque devemos defendê-lo

No dia 27 de outubro, o presidente Jair Bolsonaro e o ministro da economia, Paulo Guedes, assinaram um decreto que autorizava  a equipe econômica do governo a pensar em um modelo de privatização para unidades básicas do Sistema Único de Saúde (SUS). A medida foi altamente criticada e o presidente desistiu da ideia em pouco tempo.

Com essa situação, o tema de defesa do SUS surgiu novamente nas redes sociais e, por isso, trouxemos aqui uma breve explicação para mostrar porque esse sistema é tão importante e no que ele impacta no país. Para isso, a todateen conversou com José Luiz Souza de Moraes, Procurador do estado de São Paulo.

Segundo ele, a nossa Constituição reconhece o direito à saúde como um direito de todos e um dever do Estado. “Esse direito é protegido como uma cláusula pétrea, isto é, algo que não pode ser alterado nem mesmo por uma emenda constitucional. O SUS é a garantia de que esse direito será cumprido, pois tem como princípios a Universalidade e a Gratuidade, isto significa que ele pode ser utilizado por todos os brasileiros e estrangeiros que aqui se encontrem sem que seja necessário pagar nada por isso“, explica ele.

José ainda explica que o SUS é o maior serviço público de saúde do mundo, atendendo a quase 210 milhões de pessoas. “Mesmo aqueles que têm planos de saúde precisam do SUS pois, a vacinação, a atenção básica de saúde e todos os transplantes do Brasil somente são realizadas pelo SUS. Com a COVID-19, o Sistema mostrou ainda mais a sua importância, atendendo gratuitamente milhões de pessoas pelo país inteiro. Em países como os EUA isso não existe e muitas pessoas foram condenadas a pagar contas de milhões de dólares por tratamento ou simplesmente morreram sem atendimento“, relata. “Privatizar o SUS é permitir que o particular cobre pela utilização de algo que deve ser gratuito e, portanto, é contrário ao que manda a nossa Constituição, é o que chamamos de uma medida inconstitucional“.

Além dele, conversamos também com as irmãs Helena e Ana Petta, criadoras da série nacional chamada Unidade Básica, do canal Universal TV, produzida pela Gullane, para entender melhor o lado dos médicos nisso tudo. Inspirada em fatos reais, a ficção acompanha a rotina de trabalho de profissionais de saúde que atuam em uma Unidade Básica de Saúde (UBS), justamente a parte que Bolsonaro gostaria de privatizar.

Helena, que trabalhou em uma UBS de Campinas, contou que a ideia de fazer a série surgiu quando sua irmã, que é atriz, teve vontade de retratar a rotina dos profissionais. “Há 10 anos, não havia série médica no Brasil. E quando decidimos fazer, em vez de mostrar o hospital e falar sobre isso, pensamos em criar outra narrativa, para mostrar o dia-a-dia de uma Unidade Básica. A ideia era mostrar a realidade para pessoas que não usam e que não conhecem o serviço“, explica.

Para ser feita, a série teve todo um trabalho de pesquisa. Os roteiros são baseados em histórias reais e Helena conta que roteiristas foram levados para as UBS para ouvir os pacientes.

Segundo Ana, a primeira temporada tem um conflito entre duas visões de medicina. “O doutor Paulo (Caco Ciocler) que já está na comunidade, já tem uma relação com os pacientes. Ele faz um trabalho super humanizado, enquanto a doutora Laura (Helena), chega sem saber muito o que é aquilo. Ela tem uma formação que não da conta daquela complexidade. Os casos falam das questões emocionais, e ela não dá conta. Eles entram em conflito o tempo todo. Durante a temporada ela vai entendendo, vai se transformando. Na segunda temporada, ela traz um empoderamento muito maior“.

Ana ainda acrescenta que, por mostrar uma realidade pouca vista, a série incentiva alguns estudantes de medicina a trabalharem no SUS e que elas já receberam até depoimentos dessas pessoas, contando como foram tocadas pela história.

Tudo isso aproxima o espectador de uma visão mais realista das UBS’s e do SUS, e mostra o quão importante ele é na vida das pessoas. Helena também destaca que ele não é apenas o hospital, como muita gente pensa, mas traz um serviço enorme por trás.

Ele tem todo um sistema de vigilância em saúde. Há um conjunto de profissionais que acompanha o numero de doenças, então, por exemplo, quando uma doença começa a crescer muito, é necessário que se faça uma ação para as pessoas não serem contaminadas. Esse sistema foi modelo pro mundo inteiro“, ela explica. “Além disso, o SUS cuida e fiscaliza a higiene dos restaurantes. Ele também está por trás da politica de imunização, mexendo com as vacinas“.

E assim, com todos esses relatos, fica clara a importância desse Sistema para toda a sociedade, em todos os aspectos, certo?

Por aqui, a gente deixa o trailer da série e a ideia de que defender o SUS é essencial:

Advertisement

Celebs

BBB21: No “Domingão do Faustão” Karol Conká diz que se arrepende de ter participado do Big Brother Brasil

Published

on

BBB21: No "Domingão do Faustão" Karol Conká garante que não foi "brifada" em eliminação e dá detalhes sobre sua convivência na casa
Divulgação/Globo

Hoje será um dia agitado para a imagem de Karol Conká, isso porque, neste domingo (28), além de dar uma entrevista para o Fantástico, a rapper também marcará presença no Domingão do Faustão. Ela pretende falar sobre seu comportamento na casa e contará quais são seus planos para o futuro.

No trecho em áudio da entrevista com o Faustão, divulgado no último sábado (27), pelo colunista Leo Dias, Karol afirma que não acha que foi cancelada, mas deixou bem claro que se arrependeu de ter entrado e que, se pudesse voltar ao passado, teria feito pelo menos um tratamento psiquiátrico.

+ BBB21: após o massacre de Karol Conká, o discurso de perdão na internet faz sentido?

A rapper ainda disse que foi alertada pelos colegas de seu comportamento. “Fui meio que alertada pelo Gil. Aí eu comecei a conversar com a Sarah, com a Juliette. Eles começaram a me explicar, o Projota, a Pocah. Só que eu já tinha perdido o controle. […] Os recortes, as coisas que vão pra internet ficam replicando sem parar… Elas maximizam muito. Então dá a impressão que eu passava o tempo inteiro naquele ‘mood’ ali”, disse.

Karol também comentou sobre os boatos de que ela teria sido brifada, recebendo informações da Globo antes de entrar no ao vivo com Tiago Leifer, pós-eliminação. “Fiquei muito feliz quando eu saí da casa, dava para perceber que eu sorria muito, e as pessoas falaram que eu fui brifada. Isso eu achei muito engraçado. Não rolou. Eu tenho a cara de pau o suficiente para falar e falaria, mas eu não fui brifada, gente”, garantiu a rapper.

Escute o áudio completo:

Continue Reading

Celebs

Affair do Duque? Tudo sobre a namorada de Regé-Jean Page, de “Bridgerton”!

Published

on

Affair do Duque? Tudo sobre a namorada de Regé- Jean Page, de "Bridgerton"!
Divulgação/Daily Mail UK

É, pessoal… o Duque de Hastings já encontrou sua Duquesa. E, apesar dos fãs, não. Não é com Phoebe Dynevor (Daphne Bridgerton). Como muitos já sabem Regé- Jean Page, o Simon Basset (Duque de Hastings) de Bridgerton, aparentemente está comprometido na vida real e foi flagrado recentemente com a namorada, em Londres.



Segundo o Daily Mail UK, o nome da sortuda é Emily Brown, de 30 anos, e trabalha como redatora freelancer, já tendo trabalhado para empresas como Nike, Converse e Uber. Além disso, o portal também revelou que Emily também joga futebol, no Football Beyond Borders Warriors do sudoeste de Londres, uma instituição de caridade que usa o futebol para ajudar jovens desfavorecidos a terem sucesso na escola e na transição para a vida adulta. Que tudo, né?

O site também afirma que, aparentemente, o relacionamento é sério. Isso porque o casal teria comprado uma casa juntos, no £ 800.000 (aproximadamente R$ 6.237.504,32), no norte de Londres em fevereiro de 2020, o que significa que o relacionamento deve ir longe.

Emily parece não estar ativa nas redes sociais e, por enquanto, Regé-Jean – discreto sobre sua vida amorosa – também nunca postou foto com ela.

Que esse casalzão seja muito feliz, né?

Continue Reading

Celebs

BB21: Nego Di se incomoda com declarações de Lucas Penteado e detona Rede Globo: “Cansado de passar pano”

Published

on

BB21: Nego Di se incomoda com declarações de Lucas Penteado e detona Rede Globo: "Cansado de passar pano"
Divulgação/Globo

Fogo no parquinho! Na madrugada deste domingo (28), Nego Di – que já foi eliminado do BBB21 – se irritou com as declarações de Lucas Penteado no Altas Horas e resolveu soltar a língua sobre a Rede Globo e sua participação no reality.

Em uma série de Stories em seu Instagram, ele questionou o comportamento da emissora e quis entender porque o comportamento da Globo é diferente com cada um dos eliminados.

“O cara vai no programa e fala que eu falei pra ele que ele defende vagabundo, que vários filhos são arrancados de suas mães e que isso atinge diretamente a periferia, como se ele não soubesse sobre o que realmente foi a nossa discussão. E muita gente realmente me pergunta por que eu falei aquilo. Eu tive conversas com o Lucas lá dentro que eu não gostaria de ter tido. Ele me botou em situações em que eu não gostaria de ter entrado. E quem me acompanha sabe que eu sou um cara que tento controlar meu temperamento, mas às vezes fica difícil”, disse ele.

O humorista continuou: “Tive conversas em que ele falou pra mim que não conhecia um policial que fosse honesto, um policial que fosse correto. E ele estava invertendo, inclusive, os valores. Ele dizia que o correto era o cara que era bandido, porque não tinha opção, etc e tal. Eu conheço também. Eu também vim do nada. Na real, eu tive menos oportunidades que o Lucas, inclusive, por onde eu vim, pela minha situação de vida… Menos estrutura, tudo menos. E eu nunca coloquei a justificativa na minha situação para fazer nada de errado. E essa era minha discussão com ele e ele sabia disso. Ele estava querendo inverter os valores e fazer com que eu concordasse.”.

“ocultando fatos”

Nego Di então fez uma afirmação polêmica e afirmou que a TV Globo está ocultando fatos do reality. “Eu vi o Lucas lá dentro fingindo que estava incorporado para assustar as meninas. Agora no Altas Horas ele está dizendo que tiraram sarro de religiões de matrizes africanas. Ele foi o primeiro. Para assustar as meninas”, comentou ele, que disse que viu pelo menos cinco sisters diferentes chorando e tremendo após conversas com o Lucas.

No Altas Horas, Lucas também comentou sobre a homofobia que sofreu. O humorista logo levantou que a primeira pessoa a questionar a bissexualidade do colega teria sido Sarah. “Ela inclusive usou o termo ‘topa tudo por dinheiro’. Ela falou assim: ‘Gente, sério. Defendi até agora, mas lavei as minhas mãos, até porque eu sou amiga dele, mas sou muito mais amiga do Gil. Se ele usou o Gil, cara, pra mim já era’”, relembrou ele.

expulsão?

Nego Di disse que a saída de Lucas não foi voluntária, e sim compulsória. “[No confessionário], ouvi assim: ‘Mano, esqueça esse assunto, não fala mais disso. Aja assim, assim, assado… Tá tudo certo, agora o convívio de vocês vai melhorar, o cara era um mostro quando bebia’. Quando uma pessoa te fala isso, te leva a crer que, mano, estou agindo certo, estou do lado certo”, comentou ele.

“A real é que eu estou cansado de evitar falar da Globo, de passar pano. Tá demais. F*d&-se que tem contrato. Azar. As pessoas trocavam de microfone quatro vezes no dia. Eram chamadas no confessionário, voltavam e parecia que tinham sido benzidas, parecia que tinham tomado um passe, voltava uma pessoa mais equilibrada, de luz.”, disse.

edição no pay per view?

O humorista disse que várias coisas foram tiradas de contexto ou ocultadas, afirmando que a edição também aconteceria no pay per view. “Ninguém é 100% ruim nem 100% bom. Só que, em determinado momento, parece que não vale a pena para eles mostrar o lado bom, porque senão estraga o personagem que eles criaram do vilão”, falou.

Nego Di também falou sobre Karol Conká. “A Karol, que, ao que tudo indica, foi a pessoa que mais fez cagada, foi acolhida também? Eu não entendi”, disse ele, questionando o fato de que, antes da entrada da rapper no palco após a eliminação, a emissora colocou um intervalo. “Quando saí, fui empurrado para um ao vivo. Mão nas costas, microfone na mão: ‘Conta até 10 e entra’”, disse.

98 porcento

Lá para o final de seu relato, Nego Di revelou que está com muita coisa engasgada e que, por isso, está preparando um show chamado 98 Porcento (referência à porcentagem de votos em sua eliminação) para revelar o que o público não vê.

“O que estão fazendo é sacanagem. O tratamento todo mundo viu, tá sendo totalmente diferente. Eu tenho família também, eu tenho meu trampo também. Também tenho minha dignidade, não fui tratado igual. E quem cala consente. Não vou calar, não, porque está errado”, afirmou.



Continue Reading
Advertisement
Combinação de Nomes

Todos os nomes possuem significados e juntos formam uma combinação única!

Digite nos campos abaixo e descubra nos mínimos detalhes.

 
Combinação de Signos

Confira a combinação de signos para todos do zodíaco

Descubra quais signos combinam no amor, sexo, trabalho e amizade. Faça quantas combinações desejar e compartilhe!

Mais Lidos

Copyright © 2020 - Website produzido por Perfil.com Ltda. Uma parceria de conteúdo Perfil Brasil e Editora Alto Astral. Este site é parceiro do UOL Entretenimento.