Fale conosco

O que vc está procurando?

TodaTeen

Entretenimento

Entenda porque o ciclo menstrual pode ficar desregulado durante a quarentena

Entenda porque o ciclo menstrual pode ficar desregulado durante a quarentena
Entenda porque o ciclo menstrual pode ficar desregulado durante a quarentena

Você ou alguma amiga já perceberam que, durante este período de quarentena, o ciclo menstrual de muita gente está desregulado? Algumas meninas estão relatando atrasos enquanto outras dizem estar menstruando até 2 vezes no mês. Por isso, conversamos com algumas mulheres que estão passando por essa situação e com a ginecologista Karina Tafner para entender melhor as causas disso.

Maria Beatriz, de 20 anos, por exemplo, contou à todateen que, durante esta quarentena, seu corpo não tem reagido bem ao ciclo menstrual.

Eu tenho tido uma menstruação extremamente rala, o que não é o habitual, e tem sido bem cansativo e doloroso menstruar“, relatou ela. “É quase uma TPM constante e aumentada, mesmo enquanto eu menstruo. Meus ciclos continuam acontecendo, até porque eles são medicamentados pra acontecer, mas ainda assim, eles estão bem anormais“.

Mariana, de 21 anos, também vivenciou isso. Ela conta que toma anticoncepcional injetável e seu ciclo costuma ser muito regulado, com alterações de, no máximo, um dia. Mas durante esse período, isso mudou. “Esse mês, a menstruação veio adiantada 10 dias e teve duração de 12 dias. Só parou quando eu tomei a injeção”. Mari acredita que o motivo para isso seja o estresse e a ansiedade do momento.

E isso ocorre porque…

Segundo a Dra. Karina: “Quando sofremos de ansiedade e estresse constante ou excessivo, o corpo secreta os hormônios do estresse: cortisol e adrenalina. A adrenalina fornece energia, por exemplo, para correr diante de um perigo eminente. O cortisol aumenta a função cerebral e interrompe ou diminui as funções que o corpo considera não essenciais. O cortisol sinaliza o corpo para diminuir funções não vitais como a reprodução, enquanto a adrenalina prepara-o para sobreviver ao estresse. Dito isso, o estresse repentino ou prolongado pode ter grandes efeitos sobre os hormônios reprodutivos, sendo uma maneira de “proteção e preservação“do corpo em momentos de estresse intenso. Ao fazer isso, torna improvável que uma mulher engravide durante períodos de intenso estresse; seja guerra, fome ou até o estresse dos dias modernos“.

Ou seja, o nosso corpo é capaz de perceber que, naquele momento de nervoso, não é o ideal ter um bebê e, assim, tenta barrar os hormônios necessários! Acontece que essa situação pode não ser boa para nossa saúde. De acordo com a médica, hemorragias e sangramentos excessivos, menstruações que “chegam de surpresa”, infertilidade e anemias (tonturas, fraqueza) podem ocorrer se o ciclo ficar desregulado por muito tempo.

Por isso, a Dra. Karina orienta quem está passando por isso a procurar um ginecologista. “As causas dessa alteração podem ser diversas e, assim, os tratamentos também. Apenas o médico pode orientar qual é o melhor tratamento para a irregularidade menstrual“.

Mas e se for gravidez?

Calma, a gente sabe que menstruação atrasada dá esse medo mesmo. Por isso, separamos uma lista de sintomas que a própria doutora nos passou, para você observar melhor seu corpo e tirar essa dúvida.

1 – Sintomas de presunção: são sintomas que a paciente apresenta e que podem estar presente em várias outras situações.

  • Nauseas e vômitos
  • Tonturas
  • Alterações do apetite
  • Salivação excessiva
  • Aversão a certos odores
  • Sonolência

2 – Sinais de presunção da gestação: 

  • Aumento do volume abdominal
  • Melasma facial (manchinhas na pele)

3– Sintomas e sinais de probabilidade: são mais evidentes de gravidez, no entanto, não a caracterizam com certeza.

  • Atraso menstrual
  • Aumento do volume uterino
  • Aumento da vascularização da vagina e vulva com mudança de coloração (arroxeada)

Mas lembre que, se houver a chance de o atraso menstrual ser gravidez, é bom fazer o teste!

Combinação de Signos

Confira a combinação de signos para todos do zodíaco

Descubra quais signos combinam no amor, sexo, trabalho e amizade. Faça quantas combinações desejar e compartilhe!

Combinação de Nomes

Todos os nomes possuem significados e juntos formam uma combinação única!

Digite nos campos abaixo e descubra nos mínimos detalhes.