Fale conosco

O que vc está procurando?

TodaTeen

Entretenimento

Entenda porque a vacina contra HPV é tão importante

Para você ficar por dentro do que é o vírus e saber direitinho como se prevenir

Menina pensando sobre vacina contra HPV
Foto: Shutterstock Images

O número de casos relacionados à infecção pelo chamado papilomavírus humano, conhecido como HPV, vem aumentando entre garotas e garotos. Por isso, é essencial ficar por dentro do que é o vírus, dos riscos e de como se prevenir. Afinal, as doenças sexualmente transmissíveis são uma realidade e é importantíssimo se cuidar. Então, confira tudo sobre a vacina contra HPV!

Mas qual o perigo do HPV?

Sua transmissão ocorre por meio da prática sexual sem proteção, inclusive, durante o sexo oral, e, entre as consequências desse cenário, está o aumento do número de casos de câncer. “O que acontece é que o risco de desenvolver o tumor maligno entre os jovens é muito grande pela liberdade sexual adquirida nos últimos anos. O HPV, em conjunto com o consumo de bebidas e cigarros, pode desenvolver o surgimento precoce de tumores malignos”, explica oncologista Dr. Andrey Soares.

Menina confusa sobre a vacina contra HPV

OMG, e agora? – Giphy

Mas o risco não é só para essa combinação, não. O HPV causa o famoso câncer no colo do útero nas mulheres: “Essa é a quarta maior causa de morte entre elas. Ao todo, são estimados 16 mil casos da doença por ano. Quando tomamos conhecimento do agente causador da doença, os dados são ainda mais alarmantes, pois 90% das mulheres acometidas com câncer de colo do útero têm o vírus”, revela o oncologista Daniel Gimenes.

Como prevenir?

Para adolescentes, a vacina contra HPV é a prevenção primária, pois traz imunização e diminui o risco de incidência de câncer. Em complemento, os oncologistas destacam a importância dos exames periódicos para detecção de problemas, já que boa parte dos tumores relacionados ao HPV, como o câncer de boca, de garganta e do colo de útero, podem ter sintomas silenciosos.

vacina contra HPV pedindo desculpas

Giphy

E é por isso que o incentivo do Ministério de Saúde à vacinação contra o HPV está cada vez mais forte, já que é a principal forma de prevenção. No mês de março, a nova campanha teve início, por isso, é importantíssimo se informar e deixar a carteira de vacinação em dia!

Também é válido se lembrar de que, para ficar protegida, são necessárias duas doses da vacina contra HPV. A segunda deve ser tomada seis meses após a primeira dose. E claro, miga… Mesmo assim, o uso de preservativo é fundamental SEMPRE!

Casal deitado na cama

Giphy

Entendeu tudo sobre a vacina contra HPV? Então, aproveite para conferir algumas dicas importantes de ginecologistas sobre o seu corpo:

Texto: Centro Paulista de Oncologia Edição: Gabriela Carvalho/colaboradora

Combinação de Signos

Confira a combinação de signos para todos do zodíaco

Descubra quais signos combinam no amor, sexo, trabalho e amizade. Faça quantas combinações desejar e compartilhe!

Combinação de Nomes

Todos os nomes possuem significados e juntos formam uma combinação única!

Digite nos campos abaixo e descubra nos mínimos detalhes.