Connect with us

Ler é TDB!

Entrevista: Pedro Bandeira

Published

on

Pedro Bandeira

Pedro Bandeira é um dos autores de literatura juvenil mais consagrados do Brasil. Ele conta com cerca de mais de vinte milhões de exemplares vendidos.

“A Droga da Obediência”, voltado para o público adolescente, é uma de suas obras mais conhecidas. Já recebeu diversos prêmios como o Prêmio APCA e o Prêmio Jabuti.

Conversamos com o autor durante a Bienal do Livro de São Paulo. Confira:

tt: Você se inspirou em personagens reais para criar a coleção dos Karas?
Pedro: Os Karas são um grupo de um sonho meu. Eu acho que os cinco integrantes dos Karas são uma pessoa só. Eu imagino que o meu menino ideal, meu brasileiro ideal, tem a liderança e a seriedade do Miguel, a inteligência do Crânio, a beleza e a coragem da Magrí, o charme do Kalu e o humor e brincadeira do Chumbinho. Todos são um só. Mas na verdade, eu acho que dentro havia uma inspiração que eu só notei depois, que são os Três Mosqueteiros e o também os Meninos da Rua Paulo. Eu gosto muito deste último livro e peguei para ler de novo. O personagem principal é igual ao Miguel. Tem um outro menino  que é igual ao Chumbinho. Essas coisas ficam dentro de você e elas afloram e brotam sem que você perceba.  Então eu acho que tem alguma coisa que vem deles. A união dos Três Mosqueteiros é igual a união dos Karas, com a diferença que lá não tinha mulher e eu coloquei uma! (risos)

tt: E qual o seu personagem preferido?
Pedro: São os cinco porque todos formam um só. São cinco aspectos importantes de um personagem.

tt: Os seus livros são de sucesso absoluto entre os adolescentes. O que você acha que mais os cativa?
Pedro: Livros que foram escritos antes do advento do celular, do computador, fazem sucesso. As crianças de hoje leem coisas , aventuras de pessoas que usam telefone público com fichinhas de metal que não existem mais! E eles adoram! Quando os personagens querem achar um arquivo, eles puxam aquelas gavetas de aço que tem aquelas pastas. Ninguém liga um computador para ver e isso não é problema para eles. E eu acho que isso acontece porque  os meus livros tratam das emoções humanas. A tecnologia não é importante. Por que Shakespeare é importante? Ele fala sobre os reis ingleses? Não.  Ele fala sobre a ambição, a cobiça, a vingança, o ciúme, o amor. Romeu e Julieta fala de emoções humanas.  A peça dele tem mais de 400 anos e todo mundo assiste e se emociona.  A literatura tem que tratar de emoções humanas, não de tecnologias. A tecnologia vence, mas as emoções humanas são sempre as mesmas.

tt: E dos livros mais recentes, até de outros autores, qual você indica?
Pedro: Eu queria indicar  O Poeta do Abismo, escrito por  Marisa Lajolo, uma das maiores professoras de literatura do Brasil. Ela é uma ficcionista de mão cheia! O livro é uma surpresa por conta da qualidade literária do livro. Ela faz um suspense em torno da história, só com a maneira que ela apresenta os fatos da história já vem o suspense. É uma habilidade de redação incrível.

Pedro Bandeira

tt: E qual o seu próximo lançamento?
Pedro: Aqui na Bienal eu estou lançando Amor Impossível, Possível Amor que é um livro muito importante para mim porque há anos eu tive um amigo muito importante, grande escritor e grande poeta Carlos Queiroz Telles. E ele faleceu. Mas a esposa dele achou um livro já iniciado no computador com os cinco primeiros capítulos.  Ela me procurou e pediu para eu continuar. Então isso foi um desafio enorme! Primeiro: emocionalmente era uma pessoa que eu gostava. Segundo: artisticamente eu não podia ferir o estilo dele. Mas eu também não sabia onde o livro daria. Então foi um exercício intelectual muito importante  e emocionalmente duro para mim. Amor Impossível, Possível Amor é um livro onde moram dois amores: o meu e o do Carlos Queiroz Telles.

tt: Hoje em dia, você acha que os jovens estão lendo menos?
Pedro: Então, todo mundo fala isso e eu acho interessante porque eu fico pensando: ‘por que as pessoas falam isso’? Quando acabou a ditadura militar, não havia internet, celular e nem computador. Naquela época, a média de leitura do brasileiro era 1.8 livros por ano. Hoje, a média é 4.7 livros. E quem disse que as pessoas estão lendo mais? A população naquela época era 90 milhões de habitantes. Hoje são quase 200! E cada um deles está lendo 4.7 livros por ano. Então eu não entendo de onde tiram essa história de que estão lendo menos. Estão lendo cada vez mais! Nos países adiantados como Alemanha, Inglaterra, Estados Unidos, estão lendo ainda mais. Nunca se vendeu tanto livro como agora! As pessoas estão dizendo que por causa da Internet ninguém mais lê e eu não entendo de onde vem isso.

tt: Mas lê muito pela internet também, né?
Pedro: Estão todos lendo pela Internet, mas não importa. Ainda tem que ter alguém escrevendo para alguém ler. Se estiver na tela do computador, no Ipad, ou em um guardanapo, ainda vão estar lendo. Talvez diminua muito o número de livros impressos. Se bem que livro de ficção ainda vai ter muito em papel. Mas livro didático é melhor você ter no Ipad do que ficar carregando aquele monte de livros na escola, com a mochila quase caindo.  Agora você leva o Ipad e está tudo ali. Isso deve mudar. Mas eu não sei se as pessoas vão ler livros de ficção no Ipad. Mas se for, e daí? Nos Estados Unidos, pela primeira vez, o livro eletrônico ultrapassou  a venda de livros de capa dura. Mas o brasileiro ainda não lê muito no Ipad porque é muito caro. Mas o livro eletrônico vai se popularizar e vai ser bom porque ele vai ser mais barato. O livro de papel é caro. Para um país como o Brasil, é caro um livro de 30, 40 reais. Para a pessoa que tem dois, três filhos e tem que comprar livros, e a pessoa ganha pouco e é muito caro. Sem contar que com o Ipad, as pessoas não vão ficar emprestando o livro um para o outro e eu vou vender mais livros. (risos)

tt: Nas suas histórias, os jovens sempre se unem em prol de um bem maior e são capazes de mudar o mundo. Quais são as principais ferramentas de mudança que os jovens de hoje em dia têm a sua disposição?
Pedro: Eu não sei, mas eles têm que achar. O mundo mudou pouco para melhor. A única coisa é que não temos guerra há 70 anos. Essa é a única coisa que melhorou. Eu espero que eles encontrem essas ferramentas para um mundo de paz, um mundo justo. Mas em meus livros, os personagens são sempre éticos, justos, como o meu leitor quer ser.

Gostou da entrevista com o Pedro Bandeira? Clique aqui e veja outras entrevistas TDB!

Texto: Melissa Ladeia Marques
Entrevista: Amanda Araújo e Letícia Greco
Foto: Divulgação

Advertisement
7 Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entretenimento

8 livros de suspense e mistério que você vai amar conhecer

Published

on

Reprodução/Amazon

Se você a-m-a ler e não dispensa um bom mistério, que tal conhecer novos títulos que vão te conquistar logo na primeira página? Com muito suspense, ação, personagens cativantes e até mesmo uma pitada de romance, esses livros imperdíveis estão disponíveis no site da Amazon. Dá uma olhada:

1. Um de nós está mentindo (Karen McManus): 

Em uma tarde de segunda-feira no colégio Bayview, cinco alunos entram na sala de detenção, mas apenas quatro saem com vida. Simon, criador de um famoso aplicativo de fofocas da escola, está morto – e, de acordo com os investigadores, isso não foi um acidente. Diante da situação, os outros quatro alunos são considerados suspeitos: Bronwyn, super inteligente e comprometida com os estudos; Addy, uma das garotas mais lindas da escola; Nate, que está em liberdade condicional; e Cooper, astro do time de beisebol. Apesar de mundos completamente diferentes, todos eles têm algo em comum: segredos escondidos e que Simon estava prestes a revelar para todo o colégio.

Reprodução/Amazon

2. O Aprendiz – Volume 1 (Joseph Delaney): 

Thomas Ward, de 12 anos, vive em uma pequena vila do Condado. Por ser o sétimo filho de um sétimo filho, o garoto torna-se aprendiz do Caça-Feitiço – homem responsável por lutar contra fantasmas, feiticeiras e muitos outros seres sobrenaturais. No entanto, quando inicia seu treinamento, acaba caindo em uma armadilha e liberta Mãe Malkin, feiticeira que, há muito tempo, aterrorizou todo o condado e causou inúmeras mortes. A partir de então, Tom precisará agir para livrar seu povo do perigo, dando início a grandes aventuras.

Reprodução/Amazon

3. Enola Holmes: o caso do marquês desaparecido (Nancy Springer): 

Irmã caçula do famoso detetive Sherlock Holmes, Enola Holmes descobre que sua mãe desapareceu justamente no dia do seu aniversário de 14 anos. No entanto, a garota sabe que esse sumiço não foi por acaso. Enquanto escapa de seus irmãos mais velhos que querem mandá-la para um internato, embarca em uma viagem à Londres em busca da mãe, seguindo pistas e mensagens cifradas deixadas por ela. No entanto, nem imaginava que no caminho também se veria envolvida no sumiço de um jovem marquês, lhe rendendo várias novas confusões.

Reprodução/Amazon

4. Maldosas (Sara Shepard): 

Todo mundo tem um segredo que, se revelado, pode mudar sua vida por completo. As adolescentes Spencer, Aria, Emily e Hanna sempre souberam disso, mesmo antes da melhor amiga delas, Alison, desaparecer misteriosamente. Três anos depois do sumiço, as jovens passam a receber mensagens de alguém que assina apenas por “-A” e sabe de muitos detalhes de suas vidas – sendo que alguns deles foram contados apenas para Alison. Com muita emoção e suspense envolvidos, Maldosas é o primeiro livro que originou a série Pretty Little Liars.

Reprodução/Amazon

5. Garotas como nós (Dana Mele): 

Jogadora de futebol, Kay Donovan e suas amigas são as mais populares do colégio. No entanto, o que ninguém sabe, é que por trás de todas as aparências, ela guarda segredos sombrios. Quando o corpo de uma garota é encontrado no lago da escola, a vida de Kay vira de cabeça para baixo. Confira a narrativa repleta de escândalos, tragédias e acontecimentos surpreendentes.

Reprodução/Amazon

6. À beira da eternidade (Melissa E. Hurst):

No ano de 2146, Bridger é uma das poucas pessoas com a habilidade de viajar no tempo – dom que herdou do seu pai, cuja morte ainda é cheia de mistérios. Durante uma de suas viagens de volta ao passado, o garoto encontra seu pai, que lhe passa uma mensagem: “Salve Alora”. Apesar de não ter ideia de quem é Alora, nem em que tempo ela vive, está disposto a encontrá-la. Enquanto isso, em 2013, Alora Walker tem apagões inexplicáveis, e todos os dias acorda em um lugar diferente. A única coisa que sabe, é que está sendo seguida. Mas por quem?

Reprodução/Amazon

7. O milésimo andar (Katharine McGee): 

Em plena Nova York no ano de 2118, uma torre de mil andares abriga moradores de acordo com sua posição social. Ou seja, quanto mais rico, mais alto o andar. Diante deste cenário luxuoso, acompanhe as histórias de Leda Cole, garota de beleza inigualável e que guarda vícios secretos; Eris Dodd-Radson, que vê seu mundo desabar após uma traição que separa sua família; Rylin Myers, que trabalha em um dos andares mais altos do prédio; Watt Bakradi, gênio da tecnologia que é contratado para espionar uma garota; e Avery Fuller, garota programada geneticamente para ser perfeita – e que vive no último andar.

Reprodução/Amazon

8. A Rainha Vermelha (Victoria Aveyard): 

Mare Barrow vive em Norta, local onde as pessoas são divididas pelo sangue. Os vermelhos, como Mare e sua família, são plebeus destinados a servirem uma elite prateada com poderes sobrenaturais. Sem esperanças de sair do vilarejo um dia, a garota realiza roubos para ajudar sua família. Até que consegue um emprego no palácio real, onde, convivendo com a nobreza, descobre que possui um poder misterioso… que não seria possível existir em pessoas de sangue vermelho. Acompanhe o primeiro livro de uma saga cheia de intrigas, surpresas e reviravoltas.

Reprodução/Amazon

 

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com o site da Amazon. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a TodaTeen pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/3a1r1fa

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/3d11kxr

Continue Reading

Ler é TDB!

Livros: 7 enredos que viraram filmes incríveis

Published

on

Reprodução/Amazon

Se você adora descobrir as origens das narrativas do cinema, não perca essa lista! Selecionamos alguns livros super envolventes que serviram de inspiração para a produção de filmes incríveis, e a melhor parte é que todos eles estão com ótimos preços na Amazon. Aproveite:

1. Como Eu Era Antes de Você:

Louisa Clark é uma mulher que não tem muitas ambições, mas quando começa a trabalhar como cuidadora de Will Traynor, um homem mal-humorado de 35 anos, ela acaba embarcando em uma jornada para tentar convencer Will a lutar pela própria vida.

Reprodução/Amazon

2. A Culpa É das Estrelas:

Quando Hazel, uma paciente terminal, começa a frequentar um grupo de apoio, ela conhece Augustus Waters, por quem acaba se apaixonando perdidamente.

Reprodução/Amazon

3. Extraordinário:

Esse livro conta a história de Auggie Pullman, um menino que nasceu com uma deformidade facial e agora, aos 10 anos, precisa enfrentar o desafio de ir para a escola pela primeira vez e mostrar para seus colegas que ele pode levar a vida como todas as outras crianças.

Reprodução/Amazon

4. Caixa de Pássaros: Não abra os olhos:

Agora, se você curte um bom suspense, esse aqui é para você! Escrito por Josh Malerman, esse livro traz à tona um universo apocalíptico, no qual Malorie luta para salvar seus dois filhos pequenos e encontrar um local seguro.

Reprodução/Amazon

5. After:

Quando Tessa sai de casa para começar a faculdade, ela vê sua vida – que era resumida em estudos e ir ao cinema com o namorado – mudar drasticamente. Logo no primeiro dia, ela conhece Hardin, um jovem rebelde, e os dois acabam se envolvendo.

Reprodução/Amazon

6. Se eu ficar:

Ao acordar de um acidente de carro, Mia se depara com seu corpo em meio aos destroços e embarca em uma jornada contra o tempo para decidir se lutará pela própria vida.

Reprodução/Amazon

7. O sol também é uma estrela:

Natasha é uma garota que acredita na ciência e não se deixar levar tão fácil pelo amor; já Daniel é um garoto que sempre seguiu as expectativas dos pais; mas ao conhecer Natasha, ele acaba percebendo que o destino os reservou algo especial.

Reprodução/Amazon

 

 

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com o site da Amazon. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a TodaTeen pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/3a1r1fa

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/3d11kxr

Continue Reading

Comportamento

Qual a importância dos contos de fadas para a sociedade no século 21?

Published

on

Qual a importância dos contos de fadas para a sociedade no século 21?
Sofia Alejandra/Pexels

Era uma vez…

Não é novidade para ninguém que o ser humano tem uma criatividade inesgotável. O ato de contar histórias, por sua vez, existe desde os primórdios das civilizações, usadas para transmitir conhecimentos, valores, fantasias e, sobretudo, memórias.

Pelo fato das crianças serem especialmente sensíveis à magia trazida pelas histórias, principalmente pelo fato de viverem em um mundo em que os símbolos e as imagens são extremamente influentes em seu desenvolvimento, é comum que a gente associe a ideia de contos de fadas a algo infantil. Porém não só para eles que as obras fazem uma grande diferença.

+ Cantinho Literário Todateen: 4 livros para ler em fevereiro

Marina Avila é produtora editorial, fundadora da Editora Wish, designer de capas de livros e apaixonada por arte desde criança. Atualmente, a Wish é um dos projetos que mais detalha e reúne aspectos relacionados à contos de fadas. “A Wish surgiu com um projeto de TCC! Foi algo bastante despretensioso.”, revelou Marina em entrevista à todateen.

“O intuito era resgatar os contos de fadas antigos, que são mais sombrios que as versões cinematográficas. Quando notamos que os colegas se interessaram, imprimimos uma pequena quantidade, que foi sendo vendida ao longo de um ano. Para o segundo volume, após esgotarmos outras possibilidades, partimos corajosamente para o financiamento coletivo.”, contou ela.

+ Exclusiva: Jenna Evans Welch, autora de “Amor & Gelato”, fala sobre seu novo lançamento e dá conselho amoroso!

“Não tínhamos muitas esperanças, mas acreditávamos que seria a única forma. No fim, essa campanha alcançou mais que o valor necessário, o que causou melhorias nos papéis de impressão, serviços gráficos especiais e uma nova impressão do primeiro volume. Hoje temos mais de 15 títulos financiados por essa plataforma, com a ajuda de 18 mil pessoas.”, relembrou.

Marina também contou que é apaixonada pelos contos de fadas desde sua infância. ” Eu tinha uma coleção de VHS de todos os desenhos e assisti-los era meu refúgio. Não tive uma infância muito fácil, mas os contos de fadas sempre estavam lá por mim. Quando descobri que as versões originais e antigas eram totalmente diferentes, tive curiosidade, mas também uma ânsia em contar para as pessoas.”, comentou ela.

+ Exclusiva: Juliana Valentim fala sobre escravidão e racismo em seu novo livro “O Abrigo de Kulê”

Aos poucos, com a pesquisa e junto de sua equipe, Marina descobriu contos originais nórdicos, celtas, africanos, asiáticos e até brasileiros! “A coleção praticamente pediu para ser publicada. Eram contos lindos demais para nunca serem traduzidos para o português.”, contou.

+ “Bibliotroca”: conheça o projeto que vai te inspirar

Para ela, a importância de facilitar o acesso desses textos para o público é entender o quanto a indústria cinematográfica pode enfeitar uma história – ainda que causem bem-estar ao assistir. “Casar-se com um príncipe que acabamos de conhecer é uma boa ideia? Para muitos contos, as histórias são mais complexas do que isso, e envolvem sacrifícios, desencantos e uma grande dose de moral.”, argumentou.

A fundadora também explicou como funciona o processo de encontrar – com responsabilidade – os contos de fadas. “Hoje temos a possibilidade de encontrar exemplares de livros antigos digitalizados, o que permitiu que explorássemos muito antes de decidir cada história.”, explicou ela.

+ Criadora do “Vulva Negra”, 1° projeto feminista raiz e negro do Brasil, Yasmin Morais conta tudo sobre publicação de novo conto

“Após pesquisar todos os livros com uma temática, (digamos, contos nórdicos, que envolvem Dinamarca, Suécia, Noruega e outros países) repassamos a uma equipe de profissionais que fará uma avaliação completa, desde o enredo até quais criaturas originárias destes países podemos explorar em cada livro. Esses livros estão em inglês, dinamarquês, russo e diversos outros idiomas, e para isso contamos com tradutores profissionais para ajudar na leitura e avaliação. Encontrar os contos não é tão difícil, mas escolher é sempre uma grande responsabilidade!”, detalhou Marina.

Como de costume, a Literatura, dentre suas funções, sempre será importante para distrair-nos da realidade.

“Desde que os livros começaram a ser impressos em massa, em 1450, passamos por guerras, fomes, pestes e outras tragédias – mas também por tempos de paz e abundância. Os livros permaneceram mesmo após tanto tempo. Com eles, vivemos uma outra vida – nem sempre para fugir da realidade, mas às vezes para aprender a conviver com ela e com tantas outras próximas experiências que podem acontecer. Principalmente as boas! Nós, pessoalmente, adoramos finais felizes!”, Marina Avila, fundadora da Editora Wish.

Mesmo tendo passado por revoluções tecnológicas, globalização e atingido uma certa concepção de progresso, os contos de fadas ainda são essenciais no século 21.

“Acredito que eles sejam eternos, embora hoje não precisemos ter medo de lobos. Ao mesmo tempo, ainda é muito importante ensinar a uma criança que não se deve cair na lábia de estranhos. Outros contos não envelheceram tão bem quanto Chapeuzinho Vermelho e suas morais são ultrapassadas. Hoje temos a heroína Mulan, Elsa, Merida e outras mulheres fortes que ajudam a guiar – ainda mais – o caminho das meninas. Os contos fazem parte do nosso passado e são uma forma de revisitar uma época mais sombria – e em alguns casos, mais delicada que a de hoje – mas nem sempre trazem um ensinamento que deva ser seguido.”, finaliza Marina.


Para conferir os títulos exclusivos da Editora Wish clique aqui.

Continue Reading
Advertisement
Combinação de Nomes

Todos os nomes possuem significados e juntos formam uma combinação única!

Digite nos campos abaixo e descubra nos mínimos detalhes.

 
Combinação de Signos

Confira a combinação de signos para todos do zodíaco

Descubra quais signos combinam no amor, sexo, trabalho e amizade. Faça quantas combinações desejar e compartilhe!

Mais Lidos

Copyright © 2020 - Website produzido por Perfil.com Ltda. Uma parceria de conteúdo Perfil Brasil e Editora Alto Astral. Este site é parceiro do UOL Entretenimento.