Connect with us

Ler é TDB!

Entrevista com Sarah Blakley, autora de A Garota da Capa Vermelha

Published

on

Sarah Blakley

Contamos aqui que a Sarah Blakley, autora de A Garota da Capa Vermelha, estaria na Bienal do Livro de São Paulo para uma sessão de autógrafos e uma mesa redonda com o tema “Vampiros e Lobisomens”.

É claro que nós não perdemos a oportunidade e fomos conversar com a autora!  Confira o nosso bate-papo:

Sarah Blakley

tt: Existe algum autor que te inspirou a escrever livros de fantasia?

Sarah: “Sim, tem uma autora chamada Ursula K. Le Guin, que tem uma história incrível chamada ‘Os que se afastam de Omelas’, que conta a história de uma criança mantida em cativeiro por uma cidade inteira e que tem uma vida terrível. Esse conto me interessou pela ideia da mentalidade de massa, de uma cidade inteira se unindo contra uma pessoa. A ideia de que, ao caçar uma pessoa, você pode se tornar pior do que ela, que tem a ver com o personagem que Gary Oldman interpreta no filme (Padre Solomon).”

tt: Então você escreveu mais uma história sobre o ser humano, e não tanto de fantasia?

Sarah: “Exatamente! E eu acho que há um jeito de se escrever fantasia… eu também dou aulas de Escrita Criativa e de Escrita de Ficção na Universidade de Oregon. Eu experimento muitas coisas de sci-fi e fantasia, mas o principal é que o texto não pode ser muito diferente da realidade. Os personagens têm que ser fortes, as pessoas têm que acreditar neles, tudo o que você descreve tem que fazer sentido. Por exemplo, se você descreve um pistache, você não pode simplesmente falar ‘pistache’, mas o leitor também tem que sentir como é a casca do pistache, a textura dele por dentro… A realidade tem que estar lá para que você acredite no que é mágico.”

tt: Você tem pretensão de fazer versões de outros contos de fada também?

Sarah: “Eu tenho muitos planos, mas as pessoas sempre voltam para os mesmos temas. Por exemplo, a onda dos vampiros. Você pensa: ‘não é possível que haja mais uma história ou série de TV ou filme de vampiros’ e surge mais uma. Então existe essa fascinação que, de alguma forma, nos atinge de uma forma intensa…”

tt: Então para agora, você não está trabalhando em nenhuma adaptação?

Sarah: “Para agora eu não estou trabalhando em uma adaptação de conto de fadas, mas eu retorno bastante a eles, quando eu escrevo, já que são histórias universais.”

A Garota da Capa Vermelhatt: Por que você escolheu recontar a história da Chapeuzinho Vermelho?

Sarah: “Foi porque minha amiga Catherine Hardwicke, que é a diretora do filme, me procurou e disse que seu amigo Leonardo DiCaprio, produtor do filme, queria fazer Chapeuzinho Vermelho. Então Catherine e o roteirista David Johnson criaram esse mundo e Catherine me disse: ‘Você já ganhou esse prêmio na universidade, por que você não tenta criar um romance a partir disso?’. E foi assim que surgiu a ideia.”

tt: Então foi um desafio para você?

Sarah: “Foi mais como uma tarefa. É bom para quem pratica a escrita criativa, porque quando você tem um mundo de possibilidades, isso também é meio limitador de certa forma. Quando você tem um papel em branco em sua frente e você pensa que pode fazer tudo, é meio aterrorizante.”

tt: Qual é o seu personagem de conto de fadas favorito?

Sarah: “A Chapeuzinho Vermelho! Eu me sinto muito próxima dela agora.”

tt: Mas quando você era pequena, você tinha alguma admiração especial por algum personagem de conto de fadas?

Sarah: “Você sempre gosta mais de quem parece com você! Provavelmente eu me convenci de que eu parecia a Bela Adormecida, que tinha um cabelo superlongo, ela tem aquele vestido rosa e um azul…”

tt: Então você gostava mais dela pelo apelo visual do que pela mensagem da história?

Sarah: “Sim, a mensagem, essa é uma boa pergunta! Ela tem uma mensagem de mudança, porque ela deixa o trono de lado. É algo que tem tudo a ver com a adolescência… você não é uma coisa nem outra… acho que ela é bom símbolo dessa transformação que acontece na adolescência.”

tt: Você sempre gostou de vampiros, lobisomens e outras criaturas fictícias?

Sarah: “Digamos que sempre gostei de animais. Sou vegetariana e na minha biografia que está no livro eu coloquei que gosto mais de lobos do que gosto de pessoas. Porque eles são tidos como perigosos e eu pensei: ‘isso não é muito legal com os lobos’. O livro retrata os lobos como criaturas más. Algo me atrai, a afeição natural dos animais, eu acho.”

tt: Quando você escreveu “A Garota da Capa Vermelha”, já tinha a intenção de atingir o público teen?

Sarah: “O livro foi escrito para a Editora Little Brown [a mesma que publicou livros de J. K. Rowling e Stephenie Meyer], então eu sabia que era para leitoras jovens, mas de qualquer forma eu não gostaria de deixá-lo mais sexual ou violento do que está no livro.”

Sarah Blakleytt: E como tem sido a resposta dos leitores quando você vem a lugares como o Brasil?

Sarah: “Tem sido incrível! As pessoas dizem que se emocionam com os personagens, eu adoro quando as pessoas dizem ‘estou apaixonada pelo Peter!’, ‘estou apaixonada pelo Henry’! É uma coisa maravilhosa você conseguir criar um personagem pelo qual as pessoas ficam apaixonadas, ou com as quais elas se identificam de alguma forma…”

tt: Você tira inspiração desse contato que tem tido com diferentes culturas de todo o mundo?

Sarah: “Primeiramente, eu acho que só de receber informações de culturas diferentes faz sua mente trabalhar de outra forma. Alguns autores dizem que ir a festivais e ter essa interação não interfere no processo de escrita, que é basicamente sentar em sua mesa e escrever, mas para mim é uma inspiração ver quantos leitores existem. As pessoas dizem que ninguém lê mais, que os e-books são a morte da indústria editorial, e isso não é verdade! As pessoas estão lendo mais do que nunca. Dizem que crianças não leem, elas só querem jogar videogames e brincarem em seus iPads, mas não, elas estão usando seus iPads para lerem também. Tem sido incrível, acho que é um renascimento para a leitura.”

tt: Que livro você indicaria para nossas leitoras adolescentes?

Sarah: “Existe uma autora de Los Angeles, Francesca Lia Block, que escreve uma série de livros chamada ‘The Dangerous Angels’. O primeiro livro chama-se ‘Weetzie Bat’, que é o nome do personagem principal. Dá pra ler em duas horas, deite em uma banheira e leia! (risos) No livro você consegue experimentar a atmosfera de Los Angeles.”

tt: Qual a sua principal dica para quem sonha em ser escritora?

Sarah: “Sente em sua mesa. Se você perguntar sobre viajar, eu diria que é válido, todas essas informações colorem o jeito como você as coisas, são diferentes válvulas que mudam o jeito que você enxerga o mundo. Mas qualquer pessoa que tenha passado da infância tem o suficiente para escrever, ela poderia passar sua carreira escrevendo sobre isso. Mas simplesmente sente em sua mesa. Sabe, peça para seus pais te trancarem em seu quarto por duas horas (risos). A melhor coisa pra mim é ter uma agenda rígida. É um conselho chato, mas é a verdade. Você tem que viver as experiências, mas depois, sente em sua mesa.”

Confira o recado exclusivo que a autora mandou para seus fãs brasileiros:

 

Ela não é uma fofa? 🙂

Nós adoramos a entrevista e já estamos loucas para ler os livros e autores que a Sarah citou! E vocês, girls? Curtiram?

Texto: Melissa Ladeia Marques
Entrevista: Julia Dantas
Foto e vídeo: Janaína Ferraz / Todateen

Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comportamento

Cantinho Literário Todateen: 5 indicações de livros para o mês de março

Published

on

Cantinho Literário Todateen: 5 indicações de livros para o mês de março
Rawpixel/Divulgação

Mesmo com todas as coisas que vêm acontecendo com o mundo desde o ano passado, parece que sempre conseguimos encontrar um refúgio junto aos livros. Já estamos entrando no terceiro mês de 2021 e é bem provável que você já tenha iniciado suas leituras deste ano. Mas, caso ainda não tenha conseguido começar ou esteja em dúvida sobre o que ler primeiro, o Cantinho Literário tá aqui pra te ajudar!

+ Cantinho Literário Todateen: 4 livros para ler em fevereiro
+ Livros com protagonistas negras que você precisa conhecer

Com cinco indicações super especiais, a todateen separou algumas sugestões, de gêneros variados, e alguns lançamentos de editoras que merecem uma chance!

Vem ver!

Clube do Livro dos Homens, Lyssa Kay Adams

Divulgação

Mais um lançamento imperdível da Editora Arqueiro para ter na estante! Clube do Livro dos Homens foi escrito por Lyssa Kay Adams e está revolucionando o gênero de romance. Com a dose certa de comédia, a autora consegue construir uma rom-com inovadora e super criativa.

Confira a sinopse:

“A primeira regra do clube do livro é: não fale sobre o clube do livro

Gavin Scott é um astro do beisebol, devotado ao esporte. No auge de sua carreira, ele descobre um segredo humilhante: a esposa, Thea, sempre fingiu ter prazer na cama. Magoado, Gavin para de falar com ela e acaba piorando o relacionamento, que já vinha se deteriorando. Quando Thea pede o divórcio, ele percebe que o orgulho e o medo podem fazê-lo perder tudo.

Desesperado, Gavin encontra ajuda onde menos espera: um clube secreto de romances, composto por alguns dos seus colegas de time. Para salvar seu casamento, eles recorrem à leitura de uma sensual trama de época, Cortejando a condessa. Só que vai ser preciso muito mais do que palavras floreadas e gestos grandiosos para que Gavin recupere a confiança da esposa.”

Compre sua cópia de Clube do Livro dos Homens neste link aqui.

Sadie, Courtney Summers

Divulgação

Vencedor do Edgar Awards 2019, a mais importante premiação americana para obras de mistério, na categoria Young Adult, o livro Sadie de Courtney Summers, trazido ao Brasil pela Plataforma 21, é uma obra extremamente eletrizante. Com uma diagramação impecável, tratando sobre temas como abuso e poder, amadurecimento e coragem, a história se mostra super envolvente.

Confira a sinopse:

“Uma garota foi brutalmente assassinada. Seu corpo foi encontrado entre um pomar de macieiras e uma escola incendiada nos arredores de Cold Creek, Colorado. Seu nome era Mattie Southern, e ela só tinha treze anos.

A pequena Mattie era a única conexão de sua irmã mais velha, Sadie Hunter, com o mundo. Quando elas foram abandonadas pela mãe, que era viciada em álcool e outras drogas, Sadie cuidou da irmãzinha como se nada mais importasse. Agora, tudo o que a garota de dezenove anos quer é fazer justiça com as próprias mãos. E nem mesmo a gagueira que dificulta sua comunicação vai impedi-la de encontrar o paradeiro do assassino. Desde que partiu atrás do abusador que tirou a vida de Mattie, Sadie nunca mais foi vista.

O que aconteceu com ela? A única pessoa disposta a encontrar respostas é o jornalista West McCray. Quando a polícia não conseguiu resolver o caso, a avó de consideração das garotas pediu a ajuda dele. O repórter está seguindo o rastro de Sadie e, ao longo de sua investigação, ele produz um podcast. Cada pista descoberta revela uma verdade desoladora.”

Compre sua cópia de Sadie neste link aqui.

Na Corda Bamba, Kiley Reid

Divulgação

Mais uma obra extremamente importante publicada pela Editora Arqueiro, Na Corda Bamba, da autora Kiley Reid, fala sobre racismo, relações de poder e diferença de classe. Junto de uma arte de capa maravilhosa, na era do Vidas Negras Importam, a obra discute sobre branquitude e privilégio, além de demonstrar como perpetuamos preconceitos diariamente.

Confira a sinopse:

“Certa noite, num supermercado de um bairro rico, Emira Tucker, uma jovem negra que trabalha como babá, é abordada por um segurança que a acusa de ter sequestrado Briar, a garotinha branca que está com ela. Uma pequena multidão se reúne, alguém faz um vídeo da situação e a comoção só termina quando o pai da criança aparece.

Alix, a mãe de Briar, fica chocada com o ocorrido. Bem-sucedida e dona de uma marca envolvida na luta pelo empoderamento feminino, ela decide que Emira merece justiça e resolve fazer de tudo para que isso aconteça.

A própria Emira, porém, só quer deixar a história para trás. Aos 25 anos, trabalhando sem carteira assinada e prestes a perder o seguro-saúde, ela está às voltas com os desafios da vida adulta e a última coisa que quer é ser exposta pela divulgação dessas imagens.

Mas, quando uma parte do passado de Alix vem à tona, ela e Emira são confrontadas com verdades que podem mudar para sempre o que elas pensam uma sobre a outra e sobre si mesmas.”

Compre sua cópia de Na Corda Bamba neste link aqui.

+ Exclusivo: Tracey Garvis Graves dá voz a protagonista que vive sob o espectro autista em seu novo livro “Sem Lógica Para o Amor”

O Enigma do Quarto 622, Joël Dicker

Divulgação

Conhecido por outros best-sellers, a Intrínseca traz para o Brasil mais uma obra renomada do autor suíço Joël Dicker. Misturando de maneira inteligente e perspicaz mistério, com comédia e costumes, O Enigma do Quarto 622, em uma edição lindíssima, é mais um livro eletrizante do gênero romance policial.

+ Exclusiva: Mick Kitson conta tudo sobre seu livro de estreia, “O Refúgio”

Confira a sinopse:

“Em uma noite de dezembro, o sofisticado hotel Palace de Verbier, nos Alpes Suíços, é palco de um assassinato sem solução, já que a investigação do crime nunca é concluída pela polícia. Anos depois, o escritor Joël decide tirar alguns dias de férias e se hospeda nesse mesmo local. Lá, uma surpresa o aguarda: seu quarto é o 621 bis, a nova nomenclatura do agora estigmatizado 622, e a curiosidade o leva a mergulhar em uma investigação sobre o caso emblemático.

Ao longo da corrida para descobrir as motivações para o assassinato, somos apresentados a uma gama de personagens tão interessantes quanto pitorescos em um cenário aparentemente tranquilo e acolhedor: uma aristocrata russa decadente que sonha em casar as filhas com homens ricos, um grupo de banqueiros e um jovem ambicioso e talentoso que causa inveja e intriga entre os herdeiros que disputam a presidência de uma instituição financeira familiar.”

Compre sua cópia de O Enigma do Quarto 622 neste link aqui.

1984, George Orwell

Divulgação

Em uma lindíssima edição de colecionador, publicada pela BUZZ Editora, a obra consagrada 1984, de George Orwell, ganha uma nova versão. O livro é um clássico e se mantém totalmente relevante para os dias atuais, tratando sobre como o totalitarismo mecaniza as pessoas e transforma a capacidade crítica em algo perigoso.

Confira a sinopse:

“Um homem perde sua identidade vivendo sob um regime repressivo. Winston Smith é um funcionário público cuja função é reescrever a história de forma a colocar os líderes de um país fictício sob uma luz positiva. As escapadelas românticas com Julia proporcionam sua única fonte de distração, mas os políticos desaprovam o relacionamento. Numa sociedade monitorada de perto, não há como escapar do Grande Irmão.”

Compre sua cópia de 1984 neste link aqui.

Continue Reading

Entretenimento

8 livros de suspense e mistério que você vai amar conhecer

Published

on

Reprodução/Amazon

Se você a-m-a ler e não dispensa um bom mistério, que tal conhecer novos títulos que vão te conquistar logo na primeira página? Com muito suspense, ação, personagens cativantes e até mesmo uma pitada de romance, esses livros imperdíveis estão disponíveis no site da Amazon. Dá uma olhada:

1. Um de nós está mentindo (Karen McManus): 

Em uma tarde de segunda-feira no colégio Bayview, cinco alunos entram na sala de detenção, mas apenas quatro saem com vida. Simon, criador de um famoso aplicativo de fofocas da escola, está morto – e, de acordo com os investigadores, isso não foi um acidente. Diante da situação, os outros quatro alunos são considerados suspeitos: Bronwyn, super inteligente e comprometida com os estudos; Addy, uma das garotas mais lindas da escola; Nate, que está em liberdade condicional; e Cooper, astro do time de beisebol. Apesar de mundos completamente diferentes, todos eles têm algo em comum: segredos escondidos e que Simon estava prestes a revelar para todo o colégio.

Reprodução/Amazon

2. O Aprendiz – Volume 1 (Joseph Delaney): 

Thomas Ward, de 12 anos, vive em uma pequena vila do Condado. Por ser o sétimo filho de um sétimo filho, o garoto torna-se aprendiz do Caça-Feitiço – homem responsável por lutar contra fantasmas, feiticeiras e muitos outros seres sobrenaturais. No entanto, quando inicia seu treinamento, acaba caindo em uma armadilha e liberta Mãe Malkin, feiticeira que, há muito tempo, aterrorizou todo o condado e causou inúmeras mortes. A partir de então, Tom precisará agir para livrar seu povo do perigo, dando início a grandes aventuras.

Reprodução/Amazon

3. Enola Holmes: o caso do marquês desaparecido (Nancy Springer): 

Irmã caçula do famoso detetive Sherlock Holmes, Enola Holmes descobre que sua mãe desapareceu justamente no dia do seu aniversário de 14 anos. No entanto, a garota sabe que esse sumiço não foi por acaso. Enquanto escapa de seus irmãos mais velhos que querem mandá-la para um internato, embarca em uma viagem à Londres em busca da mãe, seguindo pistas e mensagens cifradas deixadas por ela. No entanto, nem imaginava que no caminho também se veria envolvida no sumiço de um jovem marquês, lhe rendendo várias novas confusões.

Reprodução/Amazon

4. Maldosas (Sara Shepard): 

Todo mundo tem um segredo que, se revelado, pode mudar sua vida por completo. As adolescentes Spencer, Aria, Emily e Hanna sempre souberam disso, mesmo antes da melhor amiga delas, Alison, desaparecer misteriosamente. Três anos depois do sumiço, as jovens passam a receber mensagens de alguém que assina apenas por “-A” e sabe de muitos detalhes de suas vidas – sendo que alguns deles foram contados apenas para Alison. Com muita emoção e suspense envolvidos, Maldosas é o primeiro livro que originou a série Pretty Little Liars.

Reprodução/Amazon

5. Garotas como nós (Dana Mele): 

Jogadora de futebol, Kay Donovan e suas amigas são as mais populares do colégio. No entanto, o que ninguém sabe, é que por trás de todas as aparências, ela guarda segredos sombrios. Quando o corpo de uma garota é encontrado no lago da escola, a vida de Kay vira de cabeça para baixo. Confira a narrativa repleta de escândalos, tragédias e acontecimentos surpreendentes.

Reprodução/Amazon

6. À beira da eternidade (Melissa E. Hurst):

No ano de 2146, Bridger é uma das poucas pessoas com a habilidade de viajar no tempo – dom que herdou do seu pai, cuja morte ainda é cheia de mistérios. Durante uma de suas viagens de volta ao passado, o garoto encontra seu pai, que lhe passa uma mensagem: “Salve Alora”. Apesar de não ter ideia de quem é Alora, nem em que tempo ela vive, está disposto a encontrá-la. Enquanto isso, em 2013, Alora Walker tem apagões inexplicáveis, e todos os dias acorda em um lugar diferente. A única coisa que sabe, é que está sendo seguida. Mas por quem?

Reprodução/Amazon

7. O milésimo andar (Katharine McGee): 

Em plena Nova York no ano de 2118, uma torre de mil andares abriga moradores de acordo com sua posição social. Ou seja, quanto mais rico, mais alto o andar. Diante deste cenário luxuoso, acompanhe as histórias de Leda Cole, garota de beleza inigualável e que guarda vícios secretos; Eris Dodd-Radson, que vê seu mundo desabar após uma traição que separa sua família; Rylin Myers, que trabalha em um dos andares mais altos do prédio; Watt Bakradi, gênio da tecnologia que é contratado para espionar uma garota; e Avery Fuller, garota programada geneticamente para ser perfeita – e que vive no último andar.

Reprodução/Amazon

8. A Rainha Vermelha (Victoria Aveyard): 

Mare Barrow vive em Norta, local onde as pessoas são divididas pelo sangue. Os vermelhos, como Mare e sua família, são plebeus destinados a servirem uma elite prateada com poderes sobrenaturais. Sem esperanças de sair do vilarejo um dia, a garota realiza roubos para ajudar sua família. Até que consegue um emprego no palácio real, onde, convivendo com a nobreza, descobre que possui um poder misterioso… que não seria possível existir em pessoas de sangue vermelho. Acompanhe o primeiro livro de uma saga cheia de intrigas, surpresas e reviravoltas.

Reprodução/Amazon

 

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com o site da Amazon. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a TodaTeen pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/3a1r1fa

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/3d11kxr

Continue Reading

Ler é TDB!

Livros: 7 enredos que viraram filmes incríveis

Published

on

Reprodução/Amazon

Se você adora descobrir as origens das narrativas do cinema, não perca essa lista! Selecionamos alguns livros super envolventes que serviram de inspiração para a produção de filmes incríveis, e a melhor parte é que todos eles estão com ótimos preços na Amazon. Aproveite:

1. Como Eu Era Antes de Você:

Louisa Clark é uma mulher que não tem muitas ambições, mas quando começa a trabalhar como cuidadora de Will Traynor, um homem mal-humorado de 35 anos, ela acaba embarcando em uma jornada para tentar convencer Will a lutar pela própria vida.

Reprodução/Amazon

2. A Culpa É das Estrelas:

Quando Hazel, uma paciente terminal, começa a frequentar um grupo de apoio, ela conhece Augustus Waters, por quem acaba se apaixonando perdidamente.

Reprodução/Amazon

3. Extraordinário:

Esse livro conta a história de Auggie Pullman, um menino que nasceu com uma deformidade facial e agora, aos 10 anos, precisa enfrentar o desafio de ir para a escola pela primeira vez e mostrar para seus colegas que ele pode levar a vida como todas as outras crianças.

Reprodução/Amazon

4. Caixa de Pássaros: Não abra os olhos:

Agora, se você curte um bom suspense, esse aqui é para você! Escrito por Josh Malerman, esse livro traz à tona um universo apocalíptico, no qual Malorie luta para salvar seus dois filhos pequenos e encontrar um local seguro.

Reprodução/Amazon

5. After:

Quando Tessa sai de casa para começar a faculdade, ela vê sua vida – que era resumida em estudos e ir ao cinema com o namorado – mudar drasticamente. Logo no primeiro dia, ela conhece Hardin, um jovem rebelde, e os dois acabam se envolvendo.

Reprodução/Amazon

6. Se eu ficar:

Ao acordar de um acidente de carro, Mia se depara com seu corpo em meio aos destroços e embarca em uma jornada contra o tempo para decidir se lutará pela própria vida.

Reprodução/Amazon

7. O sol também é uma estrela:

Natasha é uma garota que acredita na ciência e não se deixar levar tão fácil pelo amor; já Daniel é um garoto que sempre seguiu as expectativas dos pais; mas ao conhecer Natasha, ele acaba percebendo que o destino os reservou algo especial.

Reprodução/Amazon

 

 

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com o site da Amazon. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a TodaTeen pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/3a1r1fa

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/3d11kxr

Continue Reading
Advertisement
Combinação de Nomes

Todos os nomes possuem significados e juntos formam uma combinação única!

Digite nos campos abaixo e descubra nos mínimos detalhes.

 
Combinação de Signos

Confira a combinação de signos para todos do zodíaco

Descubra quais signos combinam no amor, sexo, trabalho e amizade. Faça quantas combinações desejar e compartilhe!

Mais Lidos

Copyright © 2020 - Website produzido por Perfil.com Ltda. Uma parceria de conteúdo Perfil Brasil e Editora Alto Astral. Este site é parceiro do UOL Entretenimento.