Fale conosco

O que vc está procurando?

TodaTeen

Entretenimento

Entrevista: Ana Beatriz Brandão tem só 15 anos e dois livros publicados!

A autora de Sombra de um Anjo e Caçadores de Almas, que compareceu na Bienal do Rio de Janeiro este mês, conta como fazer para ser uma escritora de sucesso mesmo novinha!

Ana Beatriz Brandão

Conversamos com uma das mais jovens autoras da Bienal do Livro: Ana Beatriz Brandão. A garota, de apenas 15 anos, já está em seu segundo lançamento, e tem muitos outros guardados na gaveta! Confira como foi o bate-papo com a autora:

Ana Beatriz Brandão tt: Muitas pessoas que gostam de escrever começam a se interessar por isso através da leitura. E com você, como surgiu esse interesse?

Ana: Desde que eu era pequena, sempre li muito e isso me ajudou a ter bastante criatividade, então acabava sempre indo bem em provas e trabalhos de redação. Escrita, pra mim, se resumia a contos, mas depois de um sonho que tive durante uma viagem, tudo mudou. Voltei pra casa já querendo escrever sobre ele, o que acabou se tornando um livro… Dois… Uma série de quatro livros… E aí não parei mais.

tt: Você é supernovinha e já tem dois livros publicados! Como foi isso? Você foi atrás da editora ou ela te procurou?

Ana: Quando minha mãe leu meu quinto livro escrito, o Sombra de um anjo, achou que a história seria bem interessante e que deveria ser publicada. Depois que conversamos, decidimos que era isso mesmo que queríamos e passamos a entrar em contato com editoras, enviando emails, os próprios originais pelo correio e preenchendo formulários que as editoras mesmo disponibilizam em seus sites. Depois de certo tempo, a minha editora entrou em contato, falando que gostaria de publicar o meu livro.

tt: Aliás, conte mais um pouquinho como é o processo desde a ideia de uma história até chegar a publicá-la!

Ana: É bem difícil responder isso, já que cada um tem seu processo de criação, mas as ideias das minhas histórias vêm quando estou escutando música. Sempre acabo imaginando uma cena e tento encaixá-la em algum dos meus livros. Se vejo que não se encaixa, então decido tentar criar uma história própria pra ela. Assim, começo a escrever. Quando termino a história, ela fica guardada até chegar a hora dela de ser publicada. O processo de publicação é meio demorado, os meus demoraram por volta de seis meses. Um dos meus livros chegou a ter sete revisões porque eu ficava mudando a história toda hora! (risos).

tt: Ter os livros publicados mudou alguma coisa em sua rotina? Continua indo pra escola, saindo com amigos…?

Ana: Mudou bastante! Sempre tenho que acabar faltando em algum compromisso com os amigos para ir a algum evento e às vezes até mesmo às aulas pra viajar e divulgar o livro. Por sorte meus amigos e família me apoiam muito e entendem que os livros também são meus “bebês” e preciso cuidar deles.

tt: Li que você, além de Caçadores de Almas e Sombra de Um Anjo, já tem várias histórias prontas. Quais os planos pra elas?

Ana: Publica-las é o meu grande sonho. Ter cada uma delas, lado a lado, na minha estante é uma imagem que sempre fica na minha cabeça.

[saiba_mais]

tt: E qual sua dica pra quem quer começar a escrever profissionalmente, mas não sabe como?

Ana: É preciso correr atrás do seu sonho se é isso que realmente quer, e o livro não vai se escrever sozinho (risos). Nem tudo vai vir de uma hora para a outra, e é preciso sempre ter bastante divulgação. Sempre que estiver sem ideias ou inspiração, não tente se obrigar a escrever. Precisa respirar fundo e esperar até que esteja “com cabeça” pra voltar e continuar o processo de criação do seu livro. Por isso, as duas principais coisas são: paciência e dedicação.

Entrevista: Carolina Vieira

1 Comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Combinação de Signos

Confira a combinação de signos para todos do zodíaco

Descubra quais signos combinam no amor, sexo, trabalho e amizade. Faça quantas combinações desejar e compartilhe!

Combinação de Nomes

Todos os nomes possuem significados e juntos formam uma combinação única!

Digite nos campos abaixo e descubra nos mínimos detalhes.