Connect with us

Entretenimento

Entrevista 2 em 1: Bruno Miranda, do Minha Estante, e Eduardo Cilto, do Perdido nos Livros

Os dois blogueiros acabam de assinar com a Editora Planeta de Livros Brasil e lançarão suas histórias em 2016!

Published

on

Entrevista: Bruno Miranda e Eduardo Cilto

Quando o assunto é livro, esses dois garotos arrasam: os blogs e vlogs criados por eles são destaque entre jovens e adultos que buscam informações sobre resenhas, lançamentos e muito mais.

Bruno Miranda, do Minha Estante, e Eduardo Cilto, do Perdido nos Livros, foram convidados pela Editora Planeta de Livros Brasil para escreverem ficções com foco no público jovem.

Entrevista: Bruno Miranda e Eduardo Cilto

Foto: Divulgação / Planeta de Livros Brasil

Conversamos um pouco com eles sobre o processo criativo e sobre o que podemos esperar das duas obras. Confira:

tt: Para quem não conhece, contem um pouco sobre a história de cada um de vocês com blog/youtube literários:

Edu: Criei meu canal em Novembro de 2012. Lembro que peguei uma câmera qualquer que meus pais tinham em casa e gravei um vídeo falando sobre um livro que havia lido na época, editei ( mesmo sem entender nada de edição) e postei! Uma coisa bem natural, sabe?! Eu era apenas um garoto que gostava de ler, mas não tinha com quem conversar sobre meus livros favoritos! Foi assim, meio que sem entender muito bem, que entrei para a comunidade booktuber, onde pessoas falam sobre livros no youtube! Com o passar do tempo, fui desenvolvendo sozinho meu próprio estilo pra criar vídeos, fazia esquetes relacionadas ao que eu lia, dava opiniões mais elaboradas sobre os livros, gravava dicas de leitura, desenvolvia um relacionamento com meu público e o canal acabou conseguindo destaque nesse meio, até se tornar o que é atualmente!

Bruno: Eu sempre tive vários blogs de diferentes assuntos que nunca foram pra frente, um pouco porque eu falava, por exemplo, de tecnologia num dos blogs. Como uma criança de 11 anos que tinha ganhado o computador há alguns meses, eu não tinha muita propriedade pra criar um conteúdo relevante. Em 2010 eu comecei a gostar de ler MUITO, zerei a fichinha da biblioteca e a bibliotecária achou que era porque eu queria ganhar o brinde que a escola dava no fim ano para quem pegava mais livros. Mas eu realmente tinha descoberto algo que curtia e como estava sem nenhum blog na época, comecei a falar sobre livro em outubro desse ano. Em dezembro de 2011 fiz meu primeiro vídeo sobre livros e durante o ano de 2012 fui vendo o canal crescer muito mais que o blog. No ano seguinte exclui o blog e me dediquei apenas aos vídeos do Minha Estante. Esse ano comecei a atualizar semanalmente o Bubarim, que foi um canal de esquetes de humor que criei em 2013 e seguia como um projeto paralelo ao Minha Estante que hoje é meu canal secundário.

[saiba_mais] tt: Muitos blogueiros e youtubers estão sendo convidados por diversas editoras para ‘transformar’ seus blogs em livros. Por ex: Pó de Lua e Eu Me Chamo Antônio. Essa não é bem a proposta do livros de cada um, né?

Edu: Apesar de achar muito legal a ideia de transformar e adaptar o conteúdo que fazemos na web em formato de livro, no momento, acho que prefiro criar algo diferente do que faço no meu canal do Youtube! Sempre falei nos meus vlogs que tinha vontade de contar minhas próprias histórias e ao longo do tempo fui percebendo, pelos comentários, que meu público tinha interesse em ler um livro de ficção que fosse escrito por mim, então acho que eles irão se sentir mais animados com algo totalmente novo mas  ainda com meu estilo, para que possam ler, gostar e se identificar!

Bruno: Esses dois livros já tinham formatos legais na internet e que encaixam para livros também, mas no meu caso as indicações de livro do Minha Estante ou os roteiros do Bubarim não funcionariam muito em livro. Estou escrevendo um romance contemporâneo de ficção. Quando recebi a proposta da editora fiquei muito feliz em ver que eles buscavam mais um autor do que só uma pessoa que já era conhecida para garantir a venda dos livros.

tt: O que vocês podem adiantar sobre as ideias e o processo criativo do livro de cada um?

Edu: Ainda não posso revelar muita coisa, mas está sendo algo muito legal, diferente e desafiador!  Quando você está lendo a obra, não imagina o quanto o autor teve de pensar e planejar para chegar em um resultado final e formar aquilo que você está lendo, depois que comecei a criar minha história, passei a dar muito mais valor para isso quando falo dos livros que leio no meu canal. Mas no geral está sendo incrível, as ideias aparecem nos momentos em que menos  espero, estou adorando escrever sobre os meus personagens e já sei o que eles vão enfrentar durante toda a história! Mal posso esperar para contar mais coisas sobre o livro!!!

Bruno: Eu pensei nesse história há um ano, antes de receber a proposta de publicar um livro. Queria escrever uma websérie de ficção para o meu canal mas fazendo as contas vi que para fazer uma coisa legal iria sair muuito caro. Alguns meses depois fui para a Bienal de SP em agosto e saí inspirado a escrever um livro e lembrei dessa história, que também funcionaria super bem como um romance! Comecei a planejar todo e enredo e acabou que recebi a proposta da editora bem na época! Já sei tudo que vai acontecer do começo ao fim, fiquei três meses planejando o enredo com uns cartões onde cada um é um capítulo diferente. Foi muito mais fácil planejar assim. O livro se torna muito mais visual. Todos os cartões ficavam em cima da mesa e eu conseguia ver o livro em inteiro na minha frente. Essa parte foi divertida porque eu podia viajar o quanto quisesse pra criar as cenas, mas por outro lado tinha que tomar decisões pra decidir como um problema iria se resolver e quebrava a cabeça!

tt: Qual público vocês pretende alcançar com as publicações?

Edu: As mensagens que o livro passa servem para vários tipos de público, mas desconfio que os jovens, sejam eles fãs de romance, aventura ou drama irão se identificar um pouco mais com a história e os personagens!

Bruno: É voltado para o público adolescente / jovem adulto, os personagens têm 16 anos. 🙂

Entrevista: Bruno Miranda e Eduardo Cilto

Foto: Divulgação / Planeta de Livros Brasil

tt:  Vocês estarão na Bienal, certo? O que podemos esperar?

Edu: Com certeza tenho planos para ir a Bienal desse ano, é um evento gigante e que todo amante de livros deveria ir ao menos uma vez!   Ainda não tenho nada programado caso confirme a ida pro evento, mas de todo jeito,  espero conseguir conhecer uma grande parte dos meus inscritos e também adoraria conversar um pouco mais sobre o meu livro!

Bruno: Simm! Adorei a experiência da bienal do ano passado, foi minha primeira vez lá. Conheci muita gente que acompanha o canal! Tô muito ansioso para conhecer o pessoal do Rio e quem sabe revelar mais algumas coisinhas sobre o livro! 😉

tt: Quais autores inspiram vocês?

Edu: Essa é uma pergunta muito difícil de se fazer para um leitor, é quase como perguntar para um de seus pais qual dos filhos eles gostam mais! Hahaha Mas acho que tento tirar inspiração de tudo o que leio, penso que todo livro acrescenta algo  (mesmo que pequeno) em nós! Porém, arrisco dizer que sempre sinto algo muito forte quando devoro algo escrito por autores como Lemony Snicket, John Green e Carlos Ruiz Zafón.

Bruno: É engraçado que agora que eu to escrevendo, estou relendo pedaços de livros de vários autores diferente que eu gosto para absorver como eles criam as cenas, personagens e diálogos. A Katheryn Stockett, autora de A Resposta, me inspira na criação dos personagens. Todos os personagens do livro dela são únicos e MUITO reais, terminei o livro com a certeza de que eles estão vivos em algum lugar por ai. O John Green me inspira nos diálogos, nas metáforas. Acho ele muito inteligente e adoro os livros! A Marian Keyes me inspira na descrição das cenas. Ela escreve uns livros gigantes mas que são tão divertidos e gostosos de ler! Mesmo sempre tratando de temas sérios, ela ainda consegue ser engraçada.

tt: Vocês já pensaram ou gostariam de lançar um livro nos moldes do “Eu Fico Loko”, do vlogger Christian Figueiredo? Ou é muito cedo para pensar em uma obra com pegada biográfica?

Edu: Acho que ainda sou muito novo, tenho muito para viver e aprender sobre a vida antes de escrever algo desse tipo! No momento, vou me concentrar em criar histórias e personagens incríveis para que as pessoas conheçam não apenas o Eduardo Cilto vlogueiro, mas também meu lado escritor! Quem sabe no futuro não possa rolar algo do tipo?

Bruno: Com certeza é muito cedo para lançar um livro no estilo “Vida e obra de Bruno Miranda” ou de qualquer outro Youtuber, porque a maioria mal chegou aos 20. Mas não acho que seja cedo para lançar um livro contando histórias como o do Christian. Eu não me vejo publicando nada assim porque gosto de escrever ficção, mas mais uma vez é ver o combina com cada um.

tt: Quais dicas ‘concretas’ vocês podem dar para quem está em busca do sucesso através de blogs e vlogs?

Edu: Se você deseja realmente chegar onde quer com o seu conteúdo, tem que dar o máximo de si para que aquilo aconteça! Acompanhe tudo o que está acontecendo na sua área, aprenda técnicas que os criadores de conteúdo usam e sempre busque um jeito de inovar! Crie um conteúdo que faça as pessoas voltarem para o seu vlog/blog quando quiserem ter acesso a ele! Crie seu estilo, fale sobre o que gosta, capriche e o mais importante:  Seja você mesmo!

Bruno: É uma resposta tãão clichê, mas provavelmente todo mundo dá porque é a dica principal: fazer o que ama. Só fazendo o que ama você vai se dedicar um ano inteiro ou mais sem ganhar nada, estudar muito sobre tudo a respeito de vídeo e gravação, passar noites em claro editando e pensando no próximo vídeo. Eu comecei com meus blogs aleatórios até me apaixonar por livros e criar o Minha Estante. Com o canal me apaixonei ainda mais por fazer vídeos e criei o Bubarim, que está uma resposta ainda melhor que o Minha Estante. O segredo é começar, dar o seu máximo e ir se encontrando que tudo dá certo!

Advertisement
1 Comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entretenimento

Tília e Melody se juntam no clipe empoderado de “Nocaute” com o objetivo de inspirar outras meninas

Published

on

Tília e Melody se juntam no clipe empoderado de "Nocaute" com o objetivo de inspirar outras meninas
Divulgação

De um lado, Tília, promessa do pop que leva o funk no sangue. Do outro, Melody, um nome da nova geração que, aos 14, já tem 5 anos de carreira. As duas lançam, juntas, o single “Nocaute”, que acaba de chegar nas plataformas de música e promete ser o próximo hit do funk.

No clipe, Tília e Melody são de gangues rivais e começam uma competição de dança. Porém, logo se juntam, mostrando que a rivalidade feminina não tem espaço na nova geração. “Nós somos duas garotas muito fortes e queremos fazer a diferença na música! Assim como diz a letra, nós queremos fugir do padrão, mostrar que somos artistas talentosas e queremos inspirar várias outras meninas”, afirma Melody.

Assista:

Filha do DJ e produtor Dennis e da empresária Kamilla Fialho, Tília começou a carreira artística no ano passado, já certa do que quer: com “Olha Só” e “No Meu Talento”, ela soma mais de 1 milhão de visualizações no YouTube. Em “Nocaute”, a jovem de 17 anos é novamente a diretora criativa do seu próprio clipe e volta a cantar sobre a liberdade feminina e o empoderamento.

Continue Reading

Entretenimento

Selena Gomez é confirmada na série documental “Dear”, focada em aproximar fãs de artistas; entenda

Published

on

Getty Images

A Apple TV+ acaba de renovar a série documental “Dear”, produção baseada nos curtas “Dear Apple” que tem o objetivo de mostrar perfis de celebridades e pessoas influentes por meio de cartas escritas por pessoas cujas vidas foram mudadas por seu trabalho!

A série trará uma segunda temporada em 2021 e nomes poderosos estão confirmados! Selena Gomez, Viola Davis, Billy Porter e Ava DuVernay estarão na nova fase da produção e receberão cartas de fãs especiais que foram marcados pela trajetória das celebridades. 

O programa terá a exibição de 10 episódios, que deve ir ao ar ainda este ano. R.J. Cutler, que está saindo do documentário “Billie Eilish: The World a Little Blurry“, será o produtor executivo da nova temporada de “Dear”. 

A primeira temporada do programa apresentou o perfil de Spike Lee, Oprah Winfrey, Lin-Manuel Miranda e Gloria Steinem, entre outros. E aí, quem já está ansiosa?

Continue Reading

Entretenimento

Bebe Rexha é uma vampira poderosa no clipe intenso de “Sacrifice”

Published

on

Bebe Rexha é uma vampira poderosa no clipe intenso de "Sacrifice"
Reprodução/ Youtube

E Bebe Rexha está vindo com tudo! Nesta sexta-feira (5), a artista liberou a música “Sacrifice” — que já veio acompanhada de um clipe bastante poderoso! Nele a artista se transforma em uma vampira e entrega tudo em registros intensos e bem sangrentos.

“Sacrifice” provavelmente fará parte do novo álbum da artista. Em um recente especial do Youtube, Bebe Rexha manteve em segredo o título e a data de lançamento do projeto, mas revelou que ele abordará temas como honestidade, vulnerabilidade e inseguranças.

Enquanto aguardamos mais informações, assista ao clipe:

Continue Reading
Advertisement
Combinação de Nomes

Todos os nomes possuem significados e juntos formam uma combinação única!

Digite nos campos abaixo e descubra nos mínimos detalhes.

 
Combinação de Signos

Confira a combinação de signos para todos do zodíaco

Descubra quais signos combinam no amor, sexo, trabalho e amizade. Faça quantas combinações desejar e compartilhe!

Mais Lidos

Copyright © 2020 - Website produzido por Perfil.com Ltda. Uma parceria de conteúdo Perfil Brasil e Editora Alto Astral. Este site é parceiro do UOL Entretenimento.