Connect with us

Ler é TDB!

Entrevista com Fernanda França – autora de Malas, Memórias e Marshmallows

Ler é TDB: Confira a entrevista que fizemos com a autora-fofa, Fernanda França!

Published

on

Malas, Memórias e Marshmallows - Fernanda França

Já contei para vocês como eu havia ficado encantada pela história contada em Malas, Memórias e Marshmallows, não é mesmo?

 Para quem não se lembra, o livro conta a história de Melissa Moya, uma jornalista que é despedida no dia de seu aniversário. Tem como ser pior?

Mas esse episódio ruim acaba afetando a vida de Melissa de uma forma incrivelmente boa, que você só poderá descobrir qual é se ler o livro, ha!

A entrevista de hoje é com a Fernanda França, autora do livro e pessoa fofa que conquistou nossos corações <3

tt: Como surgiu a ideia de escrever Malas, Memórias e Marshmallows?

A ideia de escrever Malas, Memórias e Marshmallows surgiu primeiro com a personagem Melissa, uma mochileira divertida e com pouca memória que é demitida no dia do seu aniversário e recebe uma proposta muito interessante de trabalho fora do Brasil. Pensei, então, em colocar como cenários alguns lugares que eu conheci. Quando percebi, a Mel já estava viajando por muitos lugares e com uma história própria que me conquistou.

tt: Como foi a pesquisa feita para criar as personagens de MMM?

As personagens de MMM (e de tudo o que eu escrevo) são uma mistura de todas as pessoas que eu conheço na minha vida. Observar é muito importante justamente por isso: às vezes uma pequena ação que eu vi na rua pode ser a base para a construção de uma personagem. Em alguns casos, pego emprestadas características de pessoas que conheço e, a partir daí, a personagem logo se apresenta para mim. Criar personagens é um processo delicioso em um livro, porque gosto que todos sejam verossímeis, como pessoas que poderiam ser nossas amigas de verdade. Meus mocinhos sempre têm defeitos. São fofos, mas não são perfeitos. Assim como todos que estão no livro, como acontece na vida real. Ninguém é só bom ou só mau. Gosto de imaginar que a história do livro poderia ser verdadeira. Para mim, é como se fosse.

 tt: A Melissa se aventurou por diversos lugares legais. Você já esteve em todos eles?

Sim, já estive em todos os lugares. Em poucos estive de passagem, mas a maioria eu conheci bem na época em que morei nos Estados Unidos.

Fernanda França

Foto: Divulgação

tt: Qual foi a melhor viagem que você já fez? Por quê?

Eu AMO viajar. E cada viagem traz uma lembrança e é especial por um motivo diferente. Às vezes uma simples viagem para uma cidade próxima pode ser inesquecível. Gosto muito de Ilha Grande, no Rio de Janeiro. É um pedacinho do paraíso para mim. Outro lugar especial é Paraty, também no Rio. Amei diversas cidades no Rio Grande do Norte. E outras viagens inesquecíveis foram Veneza e Riva del Garda (Itália), Zermatt (Suíça) e Český Krumlov (República Tcheca). Muitos desses lugares estarão presentes em Malas, Memórias e Marshmallows 2.

tt: Melissa adora animais e até adotou alguns. Você também tem algum bicho de estimação?

Sou apaixonada por animais! Todos. Mas como gatos ainda sofrem muito preconceito, sempre procuro escrever sobre eles e mostrar como são companheiros. Já tirei muitos bichinhos das ruas e encontrei casas para eles e tenho atualmente três gatos: a Polly (8 anos) e o Teddy (7 anos) eu tirei da rua e a Nikky (2 anos) de uma agropecuária.

tt: Assim como Melissa, muitas meninas sofrem por estarem “divididas” entre dois amores. Qual é o seu conselho para elas?

Acho que, assim como a Melissa, sabemos quando um namoro nos faz mal – e às vezes insistimos porque estamos apaixonadas (ou achamos que estamos). Eu sempre digo que o amor é aquele que te faz feliz e não te deixa pra baixo. Se a pergunta é qual é o garoto que merece seu coração, não tenha dúvidas: é aquele que faz você se sentir mais feliz sendo você mesma, sem disfarces para agradar e sem joguinhos para prender.

tt: O que você está lendo atualmente?

Eu brinco que sempre estou lendo uns cinco livros ao mesmo tempo, e é verdade. Mas atualmente estou envolvida com meu próximo lançamento, a segunda edição da comédia romântica 9 Minutos com Blanda, com edição pela Rai Editora. E também estou relendo tudo o que já escrevi sobre Malas, Memórias e Marshmallows porque estou escrevendo a continuação.

tt: Qual é o seu livro de cabeceira?

Muitos de cada vez! (risos). Mas um livro que sempre cito porque acho surpreendente é Ensaio sobre a Cegueira do José Saramago.

tt: Quais são os seus autores preferidos (nacionais e internacionais)?

Tenho muitos! O meu primeiro autor preferido foi Maurício de Sousa, porque aprendi a ler com os gibis da Turma da Mônica. Também adoro Ziraldo e Pedro Bandeira. Hoje em dia gosto de ler Adriana Falcão, Mario Prata, José Saramago, Italo Calvino, Clarice Lispector, Machado de Assis, Stephen King. Também leio muitos autores contemporâneos nacionais, que são meus amigos e escrevem muito bem! Gosto de livros de todos os estilos.

tt: Quais são os seus planos? Outros livros em mente?

O relançamento de 9 Minutos com Blanda acontece agora em março. Também estou escrevendo a continuação de MMM, que trará as aventuras de Mel na Europa. Espero que todos gostem! E tenho outros livros em mente, mais comédias românticas e alguns infantis que quero escrever.

Se você gostou da entrevista e quer acompanhar a Fernanda, fique de olho no site, blog, Twitter e Facebook da autora 🙂

Para conferir outras entrevistas, acesse a categoria Entrevistas aqui do Ler é TDB!

Continue Reading
Advertisement
2 Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comportamento

Para Todos os Garotos P.S. Ainda Amo Você: 7 diferenças entre o livro e o filme

Published

on

Para Todos os Garotos P.S. Ainda Amo Você: 7 diferenças entre o livro e o filme
Divulgação

Para Todos os Garotos: P.S. Ainda Amo Você finalmente estreou e nós já estamos morrendo de amores por Peter Kavinsky e Lara Jean (de novo). Como todo filme baseado em um livro (alô, Harry Potter), é impossível contar uma história com mais de 300 páginas em menos de duas horas.

Por isso, fizemos uma listinha com as principais diferenças entre o longa da Netflix a obra de Jenny Han . Então, se você já assistiu (só se já assistiu, porque vão ter muitos spoilers aqui), confira!

P.S. Ainda Amo Você traz lições sobre amor e amadurecimento
Teste: qual das irmãs Covey você é?
A trilha sonora de Para Todos Os Garotos 2 está apaixonante <3

1. Margot (a irmã mais velha) é muito mais presente na história. Desde a primeira página do livro ela está lá. No ano novo coreano, logo no comecinho da trama, por exemplo, ela também comparece.

2. O primeiro encontro de Peter e Lara Jean não é logo em um restaurante! Primeiramente eles vão ao cinema e só depois param pra comer.

3. Existe um outro contrato entre Lara e Peter. Lembra, no primeiro filme, a listinha que eles escrevem sobre os combinados do relacionamento? Isso rola também, no restaurante, logo no primeiro date. Mas uma semelhança é que, no livro, eles também prometem não quebrar o coração um do outro. Ownnn!

4. O vídeo do ofurô só é espalhado pela escola no segundo livro, e isso guia bastante a história. Então, Lara Jean surta bem mais, e até o pai dele vai conversar sobre isso (ele, inclusive, liga para a escola para resolver a situação).

5. Josh é completamente ignorado no filme! No livro, o personagem aparece bastante até arrumar uma namorada.

6. John Ambrose conhece Lara Jean no asilo porque ele é neto da Stormy! (Honestamente, como eles tiraram isso do filme?).

7. E por falar no John, ele e Lara Jean trocam muitas cartas antes de finalmente se reunirem na casa da árvore (diferente do filme, que ela nem chega a responder).

E aí, deu vontade de ler a história agora?

Continue Reading

Ler é TDB!

Conheça os livros de Jenny Han, escritora de “Para Todos Os Garotos Que Já Amei”

Published

on

Sim, Para Todos Os Garotos Que Já Amei, nosso filme favorito da Netflix, tem sua trama adaptada de um livro, ou melhor, uma trilogia. A responsável? A escritora norte-americana Jenny Han. Se você se apaixonou pela história de Lara Jean exibida nas telinhas, com certeza vai se surpreender com os outros trabalhos de Jenny. A autora publicou outros romances teen bem amorzinhos, e a gente te conta todos eles.

Vem ver!

Trilogia Verão

Bem ensolarado, essa coleção de livros acompanha a vida de Belly, uma jovem apaixonada pelas férias de verão – para ela, as outras estações fazem parte de uma contagem regressiva para o período mais quente do ano, já que as coisas boas só acontecem entre junho e agosto, quando vai à casa de praia com o irmão, a amiga de sua mãe e seus filhos, Jeremiah e Conrad. A véspera do aniversário de 16 anos de Belly marca também o fim daquele que parece ser o último verão em que estarão todos reunidos. A partir do ano seguinte todos estarão ocupados demais e talvez algum deles já nem esteja mais entre nós… O que será que vai acontecer?

Olho por olho

A trilogia mais dark de Jenny Han foi escrita em parceria com sua amiga Siobhan Vivian. Dessa parceria, nasceram livros sobre a trajetória de vingança das adolescentes Kat, Lillia e Mary, meninas que se juntaram no ensino médio para se vingar das pessoas que lhe fizeram mal. Você não vai conseguir parar de ler!

Encontre-me na estrela do Norte

Este conto fofíssimo faz parte de uma coleção de histórias de 12 escritores teen, Presente do Meu Grande Amor: Doze Histórias de Natal. Cada um dos contos traz uma história fofíssima de amor, sempre em um feriado. A trama de Jenny tem como cenário o mundo mágico do Polo Norte, no qual uma garota adotada pelo Papai Noel vive entre os duendes. Diferente dos outros contos do livro, em que o romance é o ponto principal, Encontre-me na estrela do Norte transporta a leitora ao clima natalino. Acreditar, amiga, é tudo o que importa!

Anota aí!

E por falar nisso… Já tão sabendo do TUDUM Festival? O festival gratuito da Netflix trará a São Paulo, entre 25 e 28 de janeiro, um pouquinho das nossas séries favoritas. Entre os váááários convidados, estão as estrelas de Para Todos os Garotos que Já Amei, Lana Condor e Noah Centineo. Quer ver Lara Jean e Peter Kavinsky de pertinho? Então corre porque os ingressos são limitados! Além do casal fofíssimo, os fãs da trilogia poderão tirar fotos na lanchonete icônica dos filmes.

Continue Reading

Ler é TDB!

9 livros de romances emocionantes escritos por Nicholas Sparks

Perfeitos para os fãs de histórias de amor!

Published

on

9 livros de romances emocionantes escritos por Nicholas Sparks

“Nosso amor é como o vento: não posso ver, mas posso sentir”. Essa frase te soa familiar? Provavelmente é porque você já leu o livro Um Amor para Recordar ou, já assistiu ao filme, não é mesmo?  Frases românticas e impactantes são características marcantes nos textos de Nicholas Sparks! Aproveite o nosso especial e conheça mais sobre outros romances emocionantes do autor!

Tudo sobre Nicholas Sparks

O envolvimento de Nicholas Sparks com a escrita surgiu de uma forma superdiferente. Ele era aluno da Universidade de Notre Dame, e seu sonho era ser atleta profissional. Em uma competição, Nicholas se machucou feio e teve que passar as férias todas se recuperando. Durante este tempo, ele se dedicou a escrever seu primeiro romance!

Depois disso, Nicholas se formou, casou, trabalhou em diversos empregos e escreveu seu segundo romance (nenhum dos dois foi publicado!). A fama surgiu após Theresa Park (agente literária) decidir representá-lo. Ela vendeu os direitos de Diário de Uma Paixão (The Notebook) à Warner Books.

O sucesso foi imediato e a obra permaneceu durante 56 semanas consecutivas nos tops americanos! Atualmente, Nicholas Sparks é considerado o “Autor Best-Seller nº 1” e já soma cerca de 100 milhões de livros vendidos no mundo todo! #Uau!

Romances emocionantes escritos pelo autor:

Filmes baseados em seus livros

E o sucesso de Nicholas Sparks não se limita somente aos livros! A maioria de suas obras foram adaptadas para o cinema. Confira os trailers de Diário de Uma Paixão, Querido John, Um Homem de Sorte, A Última Música, Um Amor para Recordar e Noites de Tormenta.

Nicholas é o exemplo perfeito da mistura de talento e sorte.  Não é mesmo? Quem diria que um acidente durante uma competição iria trazer tanta coisa boa para a vida do autor!Agora é a sua vez, conta pra gente:  qual desses romances emocionantes você já leu? E qual mais te marcou?

Continue Reading
Advertisement
Combinação de Nomes

Todos os nomes possuem significados e juntos formam uma combinação única!

Digite nos campos abaixo e descubra nos mínimos detalhes.

 
Combinação de Signos

Confira a combinação de signos para todos do zodíaco

Descubra quais signos combinam no amor, sexo, trabalho e amizade. Faça quantas combinações desejar e compartilhe!

Mais Lidos

Copyright © 2020 - Website produzido por Perfil.com Ltda. Uma parceria de conteúdo Perfil Brasil e Editora Alto Astral. Este site é parceiro do UOL Entretenimento.