Connect with us

Entretenimento

Entrevista: Felipe Brandão, criador do Projeto “Esqueça um Livro”

Confira a entrevista exclusiva que a tt fez com o criador do projeto!

Published

on

Esqueça um livro

De Pedro Bandeira a Monteiro Lobato, as lembranças da infância de Felipe Brandão – jornalista – são sempre relacionadas à livros. O garoto cresceu, foi trabalhar em uma livraria, descobriu novos autores e, como ele mesmo afirma: “Abracei a ideia do livro e a vida me devolveu experiências incríveis“.

Agora Felipe Brandão é coordenador da área digital de uma editora de livros e acabou criando o projeto “Esqueça um Livro“. No começo, despretensioso, mas que está ajudando diversas pessoas a terem mais contato – talvez o primeiro –  com a leitura.

Felipe Brandão

Felipe Brandão, criador do “Esqueça um Livro” Foto: Fabia Fuzeli

Confira a entrevista que a tt fez com o Felipe e entenda melhor o projeto:

tt: Como surgiu o seu interesse pelo tema? Como foi o seu primeiro contato?

Felipe: Não lembro exatamente o momento em que me interessei pela leitura. Mas quando penso em minha infância, alguns momentos com livros me vem a memória. Lembro de ter ganhado de uma professora o “Meu pé de laranja lima“. De estar deitado no chão da sala lendo “A ilha perdida“, da coleção Vagalume. Da minha fascinação por Pedro Bandeira, em especial “A marca de uma lágrima“. E das histórias que minha mãe adorava contar do Monteiro Lobato. Ela morreu quando eu tinha sete anos, mas sempre que penso nela, ela está com um livro nas mãos.

tt: E a ideia do projeto, como nasceu? É a primeira vez que você faz algo do tipo?

Felipe: Sempre fui apaixonado pelo BookCrossing – que é este conceito de esquecer um livro para alguém. A ideia surgiu nos EUA e logo se espalhou pelo mundo. Essa vontade de fazer algo parecido sempre esteve presente. Fiz alguns “esquecimentos” há alguns anos, mas o projeto mesmo aconteceu quando resolvi criar a página no Facebook, no ano passado, e contar minha experiência. Quando criei a página no Facebook minha ideia original era contar minha experiência com BookCrossing e conseguir adeptos. De repente o projeto foi crescendo, ganhando forma e se espalhando. Estou extremamente feliz com os resultados, ouvindo histórias de pessoas que se sentem impactadas com o “Esqueça um livro“.

tt: Para você, qual é a importância da leitura na vida das pessoas?

Felipe: A leitura é extremamente importante! Ela amplia horizontes, nos faz ir além de nossas próprias pernas, nos faz acreditar que é possível sonhar e ser quem queremos ser. É impossível ler determinados livros e não nos sentirmos impactados. Como escreveu Mário Quintana: “Livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas”.

Esqueça um livro

Felipe durante o “Esqueça um Livro” Foto: Camila de Oliveira

tt: Se pudesse criar um projeto aprovado pelo governo para incentivar a leitura, como ele seria?

Felipe: Acho que cada criança/adolescente teria o direito de escolher um livro, pelo menos, para ler por mês. Um livro que realmente queira ler e custeado pelo governo. O importante é incentivar o jovem à leitura e deixá-lo tomar suas próprias escolhas, sem preconceitos literários e trilhar o seu próprio caminho.

tt: Você já pensou em escrever algum livro?

Felipe: Tenho um livro infantil escrito e que está em fase de negociação com uma editora. Várias histórias borbulham na minha cabeça todos os dias, quem sabe mais pra frente escreva mais. Acredito que escrever purifica a alma, acalma o coração e enche a vida de esperança. Então, mesmo que seja só pra você, vale a pena desenvolver o hábito da escrita.

tt: Você pensa em uma próxima edição do “Esqueça um livro”?

Felipe: Sim, quero criar mais intervenções urbanas, pois acho que esta é uma maneira de voltar os olhares para a leitura. Dizem que o brasileiro não gosta de ler, mas no último evento, mil livros esquecidos desapareceram em menos de 15 minutos. Será que não é também uma questão de oportunidade?

tt: Qual momento mais inusitado você já passou envolvendo o projeto?

Felipe: Acho que o momento mais marcante foi ver centenas de pessoas que eu não conhecia durante o evento. Ver que uma ideia simples pode trazer um efeito positivo. Pessoas de todas as idades estavam lá para esquecer e encontrar livros. Um senhor veio de Osasco com o carro repleto de livros. Uma senhora de oitenta anos levou 5 livros para esquecer. Um grupo de jovens estava lá, animados para esquecer. Famílias inteiras foram ao evento como uma data especial. Isso tudo é emocionante e gratificante. Inusitado e especial.

“No final, todos nós saímos ganhando. Quem não pode comprar hoje, encontra um livro, quando puder comprar, esquece pra quem não pode. Uma corrente do bem que nunca deve acabar”, finaliza.

Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Celebs

Projota aposta em imagem positiva após escapar de paredão com Arthur: “A gente não está tão errado como parecia”

Published

on

Divulgação / TV Globo

Nesta terça-feira (2) rolou mais um paredão no BBB21. Os três indicados eram Arthur, pela casa, Projota, pelo líder e Lumena, pelo Big Fone. E, com 61,31% dos votos, quem saiu nesta semana foi Lumena. Enquanto isso, o rapper teve 37,07% dos votos e o crossfiteiro teve 1,62%. Logo após a eliminação, o rapper refletiu sobre a postura que tem tido no reality com o colega Arthur, ou Projota Júnior, como o brother disse que gostaria de ser chamado em tom de brincadeira.

O cantor acredita que o fato de ele e seu melhor amigo no programa continuarem na casa é um indicativo de que sua postura não está errada, como muitos no BBB21 estavam apostando.

“A gente voltar, os dois, prova muita coisa, entendeu? Não quer dizer que a gente está estralando lá fora, que a gente está bombado. Só quer dizer que a gente não está tão errado como parecia. Se a gente estivesse do jeito que eles acham… Eles tinham certeza que a gente iria sair”, refletiu Projota.

Será que o restante da casa pensa de maneira parecida ou Projota continuará sendo o alvo das votações?

Continue Reading

Celebs

Lumena descobre que virou meme em papo com Ana Clara: “Me perdi um pouco do meu propósito”

Published

on

Divulgação / TV Globo

Nesta terça-feira (2) rolou mais um paredão no BBB21. Os três indicados eram Arthur, pela casa, Projota, pelo líder e Lumena, pelo Big Fone. E, com 61,31% dos votos, quem saiu nesta semana foi Lumena. Enquanto isso, o rapper teve 37,07% dos votos e o crossfiteiro teve 1,62%. Logo após a eliminação, a ex-sister participou de um bate-papo com Ana Clara, em que recebeu algumas informações externas que lhe causaram choque.

Logo no início, o tópico da entrevista foi a porcentagem da DJ, que também ficou chocada ao saber do valor que eliminou a colega mais próxima na casa, Karol Conká. Em seguida, a apresentadora perguntou sobre o que a psicóloga acredita que lhe eliminou: “Eu acho que, pela minha jornada, fez sentido nesse momento porque eu me perdi um pouco do meu propósito inicial. Não só para o programa, mas da minha vida, que é de fato levar as minhas experiências com leveza, que é levar com alegria, levar com entrega, com gastação de onda”, respondeu.

Ana Clara acabou mostrando alguns memes que a sister protagonizou fora do reality show, dizendo que talvez a questão fosse a maneira que Lumena havia lidado com as situações, fala acompanhada de um gesto de apontar o dedo que a sister popularizou no programa. “Eu tenho essa relação com a minha mão e com a minha performance. Esse dedo às vezes pode simbolizar muitas coisas, sabe, Ana Clara? Aqui é um programa de julgamento então é como se fosse um apontar pra trazer informação, mas também trazer um break, tipo: ‘Me deixa aqui de boa? Só me deixa viver? Me deixa tranquilona? Me deixa passar tranquilona aqui na vida?’. E o que é difícil, eu não consigo passar despercebida em quase nenhum contexto. […] É um mecanismo que eu ainda não consegui conter com tanta propriedade assim”, explicou a ex-BBB.

Ao ver os memes sobre sua participação que viralizaram nas redes sociais, a eliminada disse que ficou “chocada”. “Ressignifique, Lumena. É superengraçado, superdivertido esse meme. Não fica nessa, não”, disse Ana Clara, tentando tranquilizar.

Continue Reading

Entretenimento

BBB21: Lumena é eliminada com 61,31% dos votos: “Caí em ciladas profundas”

Published

on

BBB21: Lumena revela nova estratégia de jogo: "Liguei meu modo fofa"
Reprodução / Globo

Nesta terça-feira (2) rolou mais um paredão no BBB21. Os três indicados eram Arthur, pela casa, Projota, pelo líder e Lumena, pelo Big Fone. E, com 61,31% dos votos, quem saiu nesta semana foi Lumena. Enquanto isso, o rapper teve 37,07% dos votos e o crossfiteiro teve 1,62%.

Na tradicional conversa com Tiago, o apresentador comentou: “Você prometeu um negócio pra gente na seletiva e fez outro“.

Eu caí em ciladas profundas e emocionais que me desorganizaram. Eu sou uma mulher que gosta de competir com dignidade, com entrega“, justificou-se ela. “Realmente, acho que essa saída falam sobre muitas coisas que vão me ajudar lá na frente, como ser humano, como mulher”.

As pessoas ficavam com medo de você“, falou Tiago.

Mesmo assim, o apresentador a agradeceu pela participação e ainda brincou: “Leva na esportiva e vida que segue“.

Continue Reading
Advertisement
Combinação de Nomes

Todos os nomes possuem significados e juntos formam uma combinação única!

Digite nos campos abaixo e descubra nos mínimos detalhes.

 
Combinação de Signos

Confira a combinação de signos para todos do zodíaco

Descubra quais signos combinam no amor, sexo, trabalho e amizade. Faça quantas combinações desejar e compartilhe!

Mais Lidos

Copyright © 2020 - Website produzido por Perfil.com Ltda. Uma parceria de conteúdo Perfil Brasil e Editora Alto Astral. Este site é parceiro do UOL Entretenimento.