Fale conosco

O que vc está procurando?

TodaTeen

Entretenimento

Entrevista: Lycia Barros, autora da série “Despertar”

A autora comentou sobre a comparação com Nicholas Sparks, religião e muito mais! Confira!

Lycia Barros
Foto: Divulgação / Editora Arqueiro

A tt bateu um papo com a autora Lycia Barros. Se você ainda não conhece, vai se apaixonar pelos livros escritos por essa carioca que já conquistou o público feminino com seu talento e histórias pra lá de românticas.

Lycia já publicou diversos livros e agora assina com a Editora Arqueiro para levar suas páginas ao público.

Confira:

Lycia Barros

Foto: Divulgação / Editora Arqueiro

tt: Seus livros têm uma carga emocional superforte. Você, inclusive, já foi comparada ao autor Nicholas Sparks. O que você acha disso? Esses rótulos ajudam ou atrapalham?

Lycia: Olha, neste caso específico, acho que ajuda no sentido de facilitar a identificação das leitoras que ainda não me conhecem com os temas dos meus romances, que realmente são parecidos com os que o Nicholas aborda. No entanto, em termos de escrita e narrativa somos bem diferentes. Cada um tem a sua voz como escritor. E temos outra diferença fundamental: meus livros são narrados através de personagens brasileiros e em cenários nacionais, o que facilita ainda mais a identificação das leitoras com a trama. Elas amam isso.

tt: Você foi a ganhadora do prêmio CODEX DE OURO em 2013 com o “melhor romance brasileiro”. O que esse prêmio acrescentou ao seu trabalho?

Lycia: Confiança. Escrevo por puro prazer, me divertindo em primeiro lugar, mas ter meu trabalho reconhecido pela banca de um prêmio literário me deixou bastante motivada a continuar a perseverar neste caminho da escrita, o qual eu simplesmente adoro e tento me aperfeiçoar a cada dia.

[saiba_mais]

tt: Seu livro “A Bandeja” já foi considerado um “romance gospel”. Para quem ainda não conhece o gênero, o que isso significa? O que esperar de um romance assim?

Lycia: Este é outro motivo pelo qual sou muito comprada com o autor Nicholas Sparks, pois sempre falamos de Deus em nossos livros. Na verdade, embora os dramas e romance sempre sejam os temas principais das minhas obras, sempre falo um pouco da importância de se ter uma vida espiritual. Acho que o jovem contemporâneo não pensa muito nisso, mas quando leem sobre o assunto, recebem as mensagens superbem. Recebo milhões de e-mails deles falando sobre como algum de meus livros os transformou de alguma maneira, isso é muito gratificante.

Bandeja - Lycia Barros

Foto: Divulgação / Editora Arqueiro

 tt: Outros livros abordam ou abordarão essa temática? Como é feita a pesquisa para tratar sobre temas religiosos?

Lycia: Como falei, procuro não entrar muito em religião, mas em vida espiritual e contato com Deus. Assim o leitor se sente livre para interpretar o que está sendo dito. E sim, sempre procuro deixar mensagens ao longo da trama, muitas delas sobre fé e perdão. Leio muito sobre o assunto e sei que são fatores importantes e inesgotáveis para serem discutidos. Quanto antes os jovens os aplicarem em suas vidas, mais bem resolvidos emocionalmente serão. Escrevo pensando no que gostaria que meus filhos lessem, mas sempre pensando em como tornar o romance atrativo e divertido, inclusive para mim, que sou mega romântica.

tt: Qual é a “resposta” das leitoras que seguem os princípios religiosos da personagem principal do livro? Elas se identificam?

Lycia: Totalmente. Mas o mais engraçado é que pessoas que nunca tiveram uma aptidão religiosa se reconhecem também. Isso é muito lindo. Na verdade, como trato muito sobre dores da alma, é difícil um leitor ficar indiferente. E os romances também são bem turbulentos e passionais, como em nossa vida real. É nisso que elas mais se identificam. Elas querem se redimir através dos personagens. Choram por eles, torcem, se apegam… É muito legal.

tt: Quais são os seus próximos projetos?

Lycia: Irei publicar pela editora Arqueiro o segundo volume da série Despertar, em seguida trabalharei nos próximos livros da série. Serão 4 no total.

tt: O que você está lendo agora?

Lycia: Nossa, mal tenho tido tempo de ler por lazer, pois dou aula de escrita e estou atualmente avaliando livros de alunos. Mas quando sobra um tempinho estou lendo UM CASO PERDIDO.

tt: Indique um livro para as leitoras de Todateen 😉

Lycia: O livro que toda menina/mulher deveria ler, em minha opinião, chama-se AMOR DE REDENÇÃO, da autora Francine Rivers. O livro me marcou profundamente e é o meu preferido. Não tem como fechar a última página sem que algo tenha se transformado dentro de você.

tt: Um recado/uma dica para quem sonha em se tornar escritora…

Lycia: Leia muito e não desista! A profissão é realmente difícil no Brasil, mas se você se aplicar para escrever bem, ser persistente e batalhadora, com certeza encontrará seu lugar ao sol.

E então, pessoal? Curtiram a entrevista? 🙂 Conta pra gente: qual autor ou autora você gostaria de ver aqui no Ler é TDB?

1 Comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Combinação de Signos

Confira a combinação de signos para todos do zodíaco

Descubra quais signos combinam no amor, sexo, trabalho e amizade. Faça quantas combinações desejar e compartilhe!

Combinação de Nomes

Todos os nomes possuem significados e juntos formam uma combinação única!

Digite nos campos abaixo e descubra nos mínimos detalhes.