Fale conosco

O que vc está procurando?

TodaTeen

Celebs

Entrevista: Valentina Schulz fala sobre seu novo projeto, a revista digital empoderada “Escuta Só!”

Entrevista: Valentina Schulz fala sobre seu novo projeto, a revista digital empoderada "Escuta Só!"
Entrevista: Valentina Schulz fala sobre seu novo projeto, a revista digital empoderada "Escuta Só!"

Valentina Schulz é um fenômeno da internet. Criadora de conteúdo digital, escritora e apresentadora, Valentina – que ficou nacionalmente conhecida após sua participação no MasterChef Júnior, em 2015 – é dona de um canal no YouTube com mais de 1 milhão de inscritos, em que fala sobre temas extremamente relevantes como depressão, autoestima e feminismo, assuntos que são, em geral, pouco abordados por garotas da sua idade.

Em entrevista à todateen, Valentina contou um pouco mais sobre o seu mais novo projeto, o Escuta Só!. Em um formato que mistura talk show com revista de variedades, o programa reúne também influencers de peso como Fernanda Concon, atriz de 18 anos, Mary Chagas, tiktoker de 16 anos, e MC Soffia, rapper de 16 anos, como parte do elenco fixo.

“A troca de experiências que a gente tem durante as gravações é incrível! A gente fica horas e horas conversando sobre assuntos, vendo novos pontos de vista, pensamentos distintos, isso muda realmente a pessoa que eu sou e meu jeito de pensar, eu sou muito grata por isso.”, comentou ela sobre trabalhar com as outras meninas.

“Eu acho que poucas pessoas sabem, mas mesmo amando as gravações é muita pressão debater com pessoas tão maravilhosas e tão inteligentes quanto todas as pessoas que já participaram do programa até aqui. É uma honra muito grande, mas confesso que dá um friozinho na barriga, eu sou muito amiga delas, e as as admiro demais.”, disse.

Valentina contou que sempre teve vontade de fazer algo diferente em seu canal, já que curte se reinventar. “Eu tenho um canal há quase cinco anos e o YouTube é uma janela que eu tenho pra falar o que eu penso, e acho que mesmo inconscientemente, sempre quis passar uma mensagem positiva, mesmo que mínima, para quem me assiste.”, revelou ela, que há dois anos atrás já havia começado um quadro parecido em seu cana, chamado Nosso Diário.

“Lá eu falava sobre temas um pouco sérios, digamos assim, que eu não via sendo falados por muitas pessoas, e quando via, eram pessoas sempre muito mais velhas do que eu. Eu não conseguia me enxergar nelas, então resolvi falar sobre depressão, autoestima, sobre feminismo, mudanças, intolerância, privacidade, bullying, transtornos alimentares… sobre um pouco de tudo.”, comentou.

Por ser uma pessoa inquieta, toda vez que se cansava de fazer alguma coisa no canal, tinha a sensação de que seu trabalho não tinha propósito. “Há uns dois anos eu comecei a sentir falta de fazer algo novo. Eu conversei muito com a minha mãe, e juntas nós criamos um programa de debates, mas de uma forma mais leve, com um vocabulário e pauta que fossem interessantes para mim, o que sempre foi a minha maior vontade: fazer algo que eu gostasse de assistir.”, explicou.

Como o programa fala de temas extremamente relevantes – abordando até mesmo política – Valentina refletiu sobre a importância de disseminar esses conteúdos. “É muito importante debater sobre isso porque às vezes as pessoas que me assistem não tem espaços para ouvir e debater sobre temas que deveriam ser abordados com facilidade nas escolas, em casa, entre amigos.”, falou.

“Mas às vezes, por serem tabus para algumas pessoas, isso acaba não acontecendo. Então [o Escuta Só!] é um espaço seguro no qual a gente fornece informação e debate, o que é muito importante para formação de qualquer pessoa.”, disse.

O formato, que é extremamente criativo, foi inicialmente pensado para a televisão. “Porém, o problema de você vender o seu programa pra outra pessoa, é que faz com que ela possa alterar o que ela quiser no conteúdo. A gente queria continuar no nosso formato de adolescente para adolescente, e a internet é o melhor lugar para isso.”, argumentou, explicando que, em sua opinião, a internet é o meio mais dominado pelos jovens.  “Poucos adolescentes atualmente tem TV a cabo e assistem programas em televisão, porque afinal, lá só tem adulto falando para adulto e aqui não, é de nós para nós mesmos.”, falou.

Criado em meio à pandemia do novo coronavírus, Valentina conta que seu objetivo é, sim, trazer informação, mas também levar energia positiva para quem as assiste. “Tem uma frase que o Kaique Brito disse no programa que mudou completamente a minha visão sobre a quarentena. Ele disse que pra ele esse ano foi perdas e ganhos, porque ele ainda tem todas as pessoas de sua família e amigos vivos, que não foram levados por essa doença mortal, o que me deixou muito pensativa. A gente ainda é muito privilegiado e não enxerga isso, sabe?”, falou.

Para o futuro, suas expectativas são as melhores possíveis. “Eu espero que cada vez mais a gente possa atingir mais pessoas e debater mais, descobrir novos talentos, compartilhar informação de qualidade, compartilhar visões de mundo. É um espaço muito rico que eu tenho orgulho de fazer parte.”, falou.

O próximo episódio do Escuta Só! estreia no próximo domingo, dia 11, às 11h00, no canal da Valentina. Enquanto esperamos ansiosamente para ele sair, confira o piloto do programa:

Instagram do Escuta Só!

TikTok do Escuta Só!

Combinação de Signos

Confira a combinação de signos para todos do zodíaco

Descubra quais signos combinam no amor, sexo, trabalho e amizade. Faça quantas combinações desejar e compartilhe!

Combinação de Nomes

Todos os nomes possuem significados e juntos formam uma combinação única!

Digite nos campos abaixo e descubra nos mínimos detalhes.