Fale conosco

O que vc está procurando?

TodaTeen

Entretenimento

Escolha da profissão: meus pais querem que eu siga a deles, e agora?

O que fazer quando os pais depositam seus sonhos em você? Como deixar claro para eles as suas vontades? Confira!

Meus pais querem mandar na escolha da minha profissão

Meus pais querem mandar na escolha da minha profissão

FOTO: ThinkStock

[saiba_mais] Seja por estabilidade – profissional, financeira e, até mesmo emocional – ou por uma tentativa de proteção e garantia de sucesso, muitos pais acabam “obrigando” seus filhos a seguir a mesma profissão que eles, ou uma profissão pré-definida.

Se esse é o seu caso, é necessário chamar seus pais para uma conversa franca: é isso o que você realmente quer? Se não, mostre a eles qual seria a sua opção e porque você acha que deveria seguí-la.

Eles podem até não concordar de primeira mas, com certeza, irão te ouvir. Com o tempo você pode abordar o assunto novamente, com calma e educação, e mostrar para eles o quanto você é madura e sabe o que quer.

Prepare-se para o papo e demonstre interesse real em suas ideias. Aqui vão algumas dicas:

  • Antes, pesquise sobre a grade curricular do curso que deseja fazer.
  • Aproveite também para ficar por dentro das áreas de atuação no mercado.
  • Participe de feiras de profissão/carreira e, se possível, vá a um psicólogo especializado em orientação vocacional.
  • Faça testes para descobrir suas áreas de afinidade.
  • Atualmente, muitas universidades permitem a entrada de alunos do ensino médio para “aulas especiais”. Confira uma aula da grade curricular do curso que você deseja ingressar e veja se você realmente tem afinidade com o tema.
Meus pais querem mandar na escolha da minha profissão

FOTO: ThinkStock

Antes da escolha da profissão, tenha em mente que:

1) Essa escolha não precisa ser para o resto da sua vida: essa é a época perfeita para testar, experimentar e… Mudar de ideia! Você pode, por exemplo, fazer uma faculdade em Física e uma especialização em Pedagogia… São tantas opções!

2) O mercado de trabalho exige muito mais! O que você aprende na sala de aula é apenas uma parte de todas as tarefas que você irá desempenhar no mercado de trabalho. Talvez você não goste muito de uma matéria ou de outra, mas se esforce para entendê-la e ir bem, assim você terá contato com outras que tenham mais a sua cara!

3) Dinheiro é consequência. Ok, ninguém quer passar por necessidades na vida e não ter dinheiro. Mas torná-lo o principal motivador da escolha de uma profissão não é inteligente, e nem certo! Escolha uma profissão que você se identifique, algo que você goste de verdade. Trabalhando bem e com qualidade o resultado sempre aparece!

Lembre-se: é normal que os pais depositem sobre os filhos suas vontades, sonhos e frustrações. Não deixe que nada disso te impeça de correr atrás daquilo que você realmente deseja. Um diálogo franco é seu melhor aliado na hora de tentar convencer seus pais de suas próprias vontades.

Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Combinação de Signos

Confira a combinação de signos para todos do zodíaco

Descubra quais signos combinam no amor, sexo, trabalho e amizade. Faça quantas combinações desejar e compartilhe!

Combinação de Nomes

Todos os nomes possuem significados e juntos formam uma combinação única!

Digite nos campos abaixo e descubra nos mínimos detalhes.