Connect with us

Celebs

Exclusiva: MC Soffia comenta processo criativo de “Empoderada” e a importância de se posicionar

Published

on

Entrevista: MC Soffia comenta processo criativo do single "Empoderada" e fala sobre a importância de se posicionar
Rawpixel/Reprodução

MC Soffia tem apenas 16 anos e já está revolucionando o rap brasileiro. Conhecida pelas letras de suas canções, a jovem explicita diversas desigualdades sociais, falando sobre preconceito, racismo e machismo, além de incentivar outras garotas a se amarem e se respeitarem. Em um bate papo com a todateen, a cantora falou um pouco mais sobre sua relação com a música, comentou como foi o processo criativo de seu mais recente single, Empoderada, e ainda revelou seus próximos passos.

+ Fletcher revela três curiosidades que ninguém sabe sobre ela!

Desde os seis anos Soffia é envolvida com a música, que entrou em contato com este universo após participar do projeto O Futuro do Hip Hop, onde reunia crianças interessadas pelos elementos do hip hop. “Quando eu vi que as pessoas estavam me reconhecendo e vindo falar comigo dizendo ‘eu comecei a me aceitar por conta da suas músicas’ ou quando professoras falam que tinham mostrado as minhas músicas para os seus alunos. E foi aí que eu comecei.”, contou.

No entanto, neste cenário artístico, além de ser jovem, a cantora também encontrou alguns desafios por ser mulher e negra. “A gente tá sempre lutando para que possamos estar sempre combatendo essas dificuldades. Como nós nascemos em uma sociedade que é machista, racista, homofóbica e preconceituosa, a gente tem que estar sempre lutando para que tenhamos força pra viver.”, falou.

“O racismo mata. O machismo mata. A homofobia mata. Então temos que ter forças para viver. E cada um com seu método a gente vai lutando”.

Na sociedade em que vivemos, diversas cantoras, não apenas no hip hop, mas em todos os ritmos, são invisibilizadas. “O modo que eu encontrei de lutar contra o racismo é na minhas músicas.”, contou, enfatizando que desanimar não é do seu feitio. “A gente nunca pode desanimar porque é isso que eles querem. Eles querem a nossa fragilidade, eles querem a nossa tristeza, querem acabar com a gente e com o nosso psicológico.”, falou.

“A gente tem que encontrar um modo de lutar contra essa tristeza. Então a gente tá sofrendo racismo, não vamos só falar das nossas dores, mas vamos falar também das nossas vitórias.”

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por MC Soffia (@mcsoffia) em

No início de outubro MC Soffia lançou a faixa Empoderada, junto de um videoclipe elaborado com uma pegada futurística. “Eu tinha escrito uma música que o nome era ‘Feminista’. Aí eu pensei em fazer uma música de empoderamento, antes até do movimento Black Lives Matter. E aí surgiu a Empoderada, que veio junto com a ideia de falar com as coisas que estavam acontecendo no mundo.”, falou ela.

+ “Alice Júnior”: filme nacional com protagonista trans é uma metáfora perfeita de “Alice no país das maravilhas”

A rapper ainda relembrou o caso de Ludmilla, quando a cantora sofreu racismo durante o Prêmio Multishow de 2019, logo após vencer na categoria de Melhor Cantora. “Isso me comoveu. Eu pensei: ‘a gente tá conseguindo levantar uma preta pra ganhar um prêmio de melhor do ano – que é muito difícil – e as pessoas não querem ver a gente no poder e acabam xingando a gente’.”, relembrou ela. “E eu coloquei todas essas questões na minha letra e é uma música de militância total. Dá pra dançar, mas dá pro povo refletir também.”, brincou.

No clipe, vemos diversas referências afrofuturistas, com símbolos que colocam o corpo preto em destaque, junto com detalhes de avanço tecnológicos, ressaltando aspectos ancestrais. Na entrevista, Soffia contou que participou ativamente na produção do vídeo. “Eu gosto que tenha minha personalidade”, contou ela. Como foi gravado na quarentena, a artista também ressaltou que seguiu todos os protocolos de saúde indicados pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

“Eu quero passar uma mensagem que eu gostaria de ter ouvido”, falou Soffia sobre suas produções. “A falta de referências é muito triste. A gente não se vê representada, a gente não vê papéis em que as meninas negras são as principais, as bonitas e as que todo mundo gosta. Eu quis ser essa referência. Eu também tive apoio da minha família.”, disse.

“Se a gente não se posicionar, ninguém vai se posicionar por nós. Se a gente não lutar e não debater, se ninguém ver que estamos incomodados e se a gente não se impor, as pessoas que não estão sendo afetadas elas não vão ligar.”

 

Dentre os novos projetos, MC Soffia comentou como está sendo participar do programa Escuta Só!, revista digital idealizada por Valentina Schulz“Tá sendo maravilhoso. A outras meninas são maravilhosas, falam super bem.”, comentou ela. Lembrando que o projeto conta também com a participação de Fernanda Concon e Mary Chagas, além de convidados especiais. “Quanto mais meninas, pretas e não pretas, tiverem essa iniciativa de criarem coletivos de meninas pra inspirar, isso vai ser muito bem aceito.”, contou.

+ “A Todo Vapor”: Pamela Otero fala sobre sua personagem marcante na série e o estilo steam punk

E, para o futuro, ela já confirmou que tem música nova vindo por aí! “Esse ano eu vou fechar com mais duas músicas. Um feat e outra com o nome é ‘Papo Reto’.”, disse. Ainda comentou que 2021 promete: “Ano que vem também tem muita música nova, estilos de ritmos diferentes e pode vir feat internacional, então fiquem ligados!”, falou.

E já estamos ansiosas! Mas, enquanto esperamos as novidades, MC Soffia apresentará no próximo dia 31 de outubro, seu show de lançamento do single Empoderada. A transmissão acontecerá com exclusividade pela ShowlivrePlay, a partir das 20h. Os ingressos já estão à venda e podem ser adquiridos neste link.

Se você ainda não conferiu, dá só uma olhada no clipe de Empoderada:

Celebs

Série “Ginny & Georgia” cita Taylor Swift e cantora responde: “2010 ligou e quer sua piada sexista de volta”

Published

on

Série "Ginny & Georgia" cita Taylor Swift e cantora responde: "2010 ligou e quer sua piada sexista de volta"
Divulgação / Netflix

A série “Ginny & Georgia” está em alta no streaming desde que foi lançada, já que possui uma narrativa semelhante à ideia central do roteiro da clássica “Gilmore Girls“: acompanhar o cotidiano e relação entre mãe e filha. Com uma pegada mais complexa para se adaptar à atualidade, o seriado possui várias referências à cultura Pop, incluindo uma piada não tão adequada sobre Taylor Swift, que falou sobre a polêmica nas redes sociais.

Desde que começou a ocupar os holofotes Taylor Swift é alvo de comentários sexistas. A cantora namorou diversos artistas famosos e escreveu músicas sobre os relacionamentos, mas mesmo estando atualmente em um namoro de quatro anos com Joe Alwyn, as pessoas continuam brincando sobre “a troca” de boys da cantora – como se a liberdade feminina fosse motivo para se fazer piada.

Em certo momento da narrativa, o seriado da Netflix faz a seguinte piada:  “Por que você se importa? Você troca de homem mais rápido que a Taylor Swift”. Diante disso, os fãs citaram o erro ao fazer a brincadeira sexista por meio de hashtags em apoio à artista, bem como posts com trechos de entrevistas em que Swift comenta a problemática das brincadeiras direcionadas à ela.

Entretanto, não foram apenas os fãs que pediram respeito. Por meio de um tweet, Taylor falou sobre o ocorrido de maneira direta e marcou a Netflix, questionando a presença da piada em uma série do mesmo streaming que produziu seu documentário, “Miss Americana”, em que ela falou sobre ataques como esse que recebe diariamente.

“Hey, Ginny & Georgia, 2010 ligou e quer sua piada preguiçosa e profundamente sexista de volta. Que tal pararmos de degradar as mulheres trabalhadoras definindo essa m**** como eNgRaÇaDa. Além disso, @netflix depois da Miss Americana, essa roupa não fica bonita em você. Feliz Mês da História da Mulher, eu acho”.

Continue Reading

Celebs

BBB21: Sarah diz que gosta das postagens de Bolsonaro, mas deu unfollow para evitar cancelamento

Published

on

BBB21: Sarah diz que gosta das postagens de Bolsonaro, mas deu unfollow para evitar cancelamento
Divulgação / TV Globo

De vez em quando os participantes do Big Brother Brasil esquecem que estão sendo filmados, não é mesmo? Sarah, por exemplo, revelou em conversa no reality show que seguia o atual presidente do país, Jair Bolsonaro, nas redes sociais, mas deu unfollow antes de entrar no BBB21 para evitar “cancelamento” por parte daqueles que discordam do político.

O presidente é popular pelos posicionamentos e publicações polêmicas, além de frequente presença de fake news em seus posts, detectados até mesmo pelas redes sociais, que já colocaram um “aviso de informação falsa” em alguns de seus conteúdos nas redes.

Sarah, entretanto, contou que gostava de ver as publicações de Bolsonaro, mas havia deixado de seguir o presidente antes de entrar no confinamento do BBB21. A conversa se deu durante um papo de Thais sobre o cancelamento dos brothers que seguem o político.

“Eu vou dizer que tanto que aconteceu isso que eu seguia e parei de seguir. Não vou mentir… Eu gostava de ver o que era postado”, disse Sarah.

Continue Reading

Celebs

Vai continuar? Ellen Pompeo revela planos sobre o futuro de Grey’s Anatomy

Published

on

Vai continuar? Ellen Pompeo revela planos para o futuro de Grey's Anatomy
Divulgação

No ar desde 2005, sabemos que Grey’s Anatomy é uma série amada por milhares de fãs. Mas, por estar na televisão há bastante tempo, as pessoas estão começando a se preocupar se o seriado estaria chegando ao fim. No programa dessa semana da CBS, Sunday Morning, Ellen Pompeo – que interpreta a protagonista Meredith Grey – revelou que o futuro é muito incerto.

“Eu não posso dizer. Eu não sei”, disse ela. “Honestamente a gente ainda não decidiu. Todos nós estamos tentando entender como estão as coisas agora.”, falou. E ainda confirmou que ela e a produção estão no “meio de decidir se vão terminar ou não”.

“É tipo… que história contaremos? Se vamos terminar com essa série icônica, como faremos?”, adicionou ela, que está envolvida com o projeto há mais de quinze anos. “Eu só quero me certificar de que a gente faça jus à esses personagens, a essa história e aos fãs – quero que a gente faça isso certo”, revelou ela.

Lembrando que em entrevista à Variety no ano passado, Ellen afirmou que a 17ª temporada poderia muito bem ser a última. “Não sabemos direito quando vai terminar.”, disse ela na ocasião. “Estou constantemente lutando para que a série como um todo seja o melhor possível. Como produtora, sinto que tenho permissão para fazer isso”, acrescentou ela mais tarde. “Quer dizer, este é o último ano do meu contrato agora. Não sei se este é o último ano… Mas poderia muito bem ser.”, afirmou.

Continue Reading
Advertisement
Combinação de Nomes

Todos os nomes possuem significados e juntos formam uma combinação única!

Digite nos campos abaixo e descubra nos mínimos detalhes.

 
Combinação de Signos

Confira a combinação de signos para todos do zodíaco

Descubra quais signos combinam no amor, sexo, trabalho e amizade. Faça quantas combinações desejar e compartilhe!

Mais Lidos

Copyright © 2020 - Website produzido por Perfil.com Ltda. Uma parceria de conteúdo Perfil Brasil e Editora Alto Astral. Este site é parceiro do UOL Entretenimento.