Fale conosco

O que vc está procurando?

TodaTeen

Entretenimento

16 filmes que falam sobre racismo para entender melhor questões raciais

Vem entender um pouquinho melhor sobre questões raciais!

Filmes sobre racismo: Preciosa e Histórias Cruzadas
Fotos: Reprodução/ IMDb

No Brasil, a questão racial é frequentemente comentada. Existe inclusive um Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro. Mas, você sabe por que esse dia é comemorado? Ou, como muitos dizem: por que não existe um “Dia da Consciência Branca” também, ou “Dia da Consciência Humana”? Pensando nessas dúvidas frequentes, a tt resolveu explicar direitinho a importância desta data existir e sugerir alguns filmes sobre racismo para você entender melhor sobre o assunto.

Resultado de imagem para gif black lives matters

A população negra é historicamente alvo de preconceitos e segregação no Brasil. Tudo começou com a escravidão e, mesmo depois que ela foi abolida, nunca existiu um método eficaz para inserir essa parcela da população na sociedade de maneira igualitária. Depois que os escravos foram libertos, essas pessoas foram marginalizadas e o trabalho de imigrantes brancos foi privilegiado ao trabalho dos negros. Isso porque existia uma política de branqueamento que queria que o país fosse dominado por pessoas brancas.

Como resultado dessas medidas políticas e do preconceito, até hoje a população mais pobre do Brasil é composta por uma maioria de negros. É por isso, inclusive, que foi criado um sistemas como o de cotas em universidades. Elas visam criar um corte no ciclo de pobreza que existe em muitas famílias negras a partir da inserção desta população na universidade. A ascensão social de negros é importante também para que esse grupo tenha uma maior representatividade e poder na política.

Não foi apenas no Brasil que negros sofreram com o preconceito e a segregação. Os Estados Unidos, por exemplo, tem uma história afro-americana bastante marcante e que continua até hoje. Um exemplo é a recente campanha Black Lives Matters, que protesta contra a alta taxa de assassinatos sofridos por negros no país.

Vale lembrar que a herança africana rendeu uma troca cultural muito rica, onde as tradições dos antepassados se misturaram com a vivência dos negros depois em seus países de colonização. Além disso, muitos grupos usaram a arte para denunciar os abusos raciais sofridos, como através de músicas e filmes sobre racismo.

14 filmes sobre racismo e questões raciais:

Quais outros filmes sobre racismo você já assistiu? Conta pra gente!

Combinação de Signos

Confira a combinação de signos para todos do zodíaco

Descubra quais signos combinam no amor, sexo, trabalho e amizade. Faça quantas combinações desejar e compartilhe!

Combinação de Nomes

Todos os nomes possuem significados e juntos formam uma combinação única!

Digite nos campos abaixo e descubra nos mínimos detalhes.